fbpx

Dicas para estudar em casa (Parte 2)

Estudar em casa muitas vezes parece algo complicado, por isso, preparamos para você algumas dicas para estudar em casa!

A sua parte desse tutorial criado pelo Centro de Profissionalização e Educação Técnica (CPET) foca uma coisa muito importante: distração e procrastinação. Antes de tudo, é importante ressaltar que a distração e o entretenimento são muito importantes em uma rotina de estudos, como veremos nas três últimas partes desse artigo.

Porém, isso em uma medida saudável. Quando essa medida é ultrapassada,  então os estudos são prejudicados. Falar sobre isso é muito importante, porque, diferente do ensino presencial, no ensino a distância, temos todo o conforto que nossa casa proporciona.

Se por um lado isso é bom, por outro lado, isso pode ser um grande vilão. Assistir muita televisão, ver séries, mexer em redes sociais, etc., podem ser uma forma se autossabotar e, consequentemente, prejudicar muito seus estudos em casa.

Acompanhe as dicas para estudar em casa…

Não deixe para depois!

Um conselho que é válido para tudo na vida é: não deixa para depois o que você pode fazer agora.

Se você não tem nenhum impedimento real para deixar de fazer alguma atividade depois, então porque não o fazer imediatamente?

A resposta para isso pode estar no cansaço, na preguiça, na falta de costume em realizar algo, na dificuldade, no conformismo, entre muitas outras coisas.

Mas tudo isso também é um hábito; e, como qualquer hábito, com bastante esforço, dedicação e repetição, pode ser mudado. Então, vamos ver dois pontos que estão no nosso cotidiano e acabam fazendo com que deixemos as coisas para depois, incluindo os estudos.

Procrastinação

Procrastinar é deixar algo para depois, seja porque você se distraiu com algo, seja porque você se cansou ou achou sua tarefa muito difícil.

Isso não é simplesmente parte de nossa personalidade; é algo construído nela. Durante nossa vida, aprendemos a ser preguiçosos, acomodados e deixar para depois o que poderíamos fazer no momento.

Por isso, uma boa forma de se sobressair em seus estudos e em nossa sociedade é tentar, o máximo possível, evitar esses momentos de procrastinação.

continue acompanhando as dicas para estudar em casa do CPET!

Autossabotagem

Seja o caso de procrastinar por distração, seja o caso de procrastinar por dificuldade ou quaisquer outras coisas, em tais situações, você se sabota. Isto é, você se engana com aquele perigoso pensamento “depois eu começo” ou “depois eu faço”.

Sabotar é utilizar meios ardilosos para impedir que algo aconteça da forma planejada ou para que aconteça de modo precário e imperfeito. A autossabotagem é uma sabotagem que é praticada por você mesmo e contra você mesmo.

Esse processo pode ser consciente ou não. De qualquer modo, ele também é muito comum em nossa sociedade e está aliado intimamente com a procrastinação. Não deixe para depois!

Para evitar tudo isso, vejamos mais algumas Dicas para estudar em casa na Parte 3 desse artigo criado pelo CPET.

Saiba mais em nosso blog

📱 Envie um WhatsApp ► clicando aqui ou (11) 9 6056-8891
🔗 https://www.cpet.com.br

5 de setembro de 2020
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa