O Futuro da Educação: como a IA pode ajudar na aprendizagem

Marketing CPET • 7 de julho de 2025
O Futuro da Educação: como a IA pode ajudar na aprendizagem

É interessante perceber que o futuro da educação está profundamente relacionado ao avanço da inteligência artificial (IA).


A tecnologia transforma a aprendizagem de maneira significativa e deve ser utilizada como aliada para tornar o processo de aprendizado mais eficaz e inclusivo. 


E é justamente por isso que a CPET investiu em IA para auxiliar na tutoria dos alunos e nós trouxemos mais detalhes sobre como essa transformação vai impactar positivamente nossos alunos e o mercado como um todo. Confira tudo a seguir.


IA é uma aliada e não um inimigo do processo de aprendizado


Diferentemente daquilo que muitos acreditam, a IA é uma aliada do processo educacional quando bem utilizada.


Infelizmente muitas instituições de ensino ainda não se atualizaram para integrar a tecnologia no cotidiano de aprendizado. Ao invés de aproveitar os benefícios da IA o aluno fica limitado por normativas da instituição de ensino.


E esse processo sim é extremamente prejudicial, por limitar a possibilidade de desenvolvimento de habilidades digitais que são relevantes para os alunos de diferentes cursos.


Portanto, é interessante que as instituições de ensino avaliem a utilização da tecnologia, visando treinar professores para que possam incorporar a IA na jornada de aprendizado de seus alunos.


O que seria uma muleta para que os alunos desenvolvam trabalhos e colem em provas, passa a ser um aliado da jornada de aprendizado, contribuindo para o desenvolvimento de uma jornada educacional mais completa.


O aprimoramento da jornada de ensino pode ser aplicado em todos os graus de ensino, seja no ensino fundamental, médio, técnico ou ensino superior. 


Com profissionais bem treinados que utilizam a tecnologia em sala de aula ou na modalidade EAD, os alunos podem vivenciar uma jornada de aprendizado enriquecedora.


Como a IA impacta o futuro da educação?


A IA é uma tecnologia repleta de benefícios para o futuro da educação, como é o caso de:


Personalização da jornada de ensino

A IA proporciona a criação de uma jornada de aprendizado personalizada, ajustando o conteúdo ao ritmo de ensino do aluno, metodologia de preferência e as necessidades de cada estudante.


Ao longo da jornada de estudo, a IA promove uma análise contínua de dados e desempenho. Além disso, a tecnologia observa o comportamento e preferências do aluno, áreas de dificuldade e consequentemente disponibiliza materiais que são específicos para auxiliar a transpor as barreiras educacionais.


Dessa forma, o aluno consegue acompanhar a jornada de aprendizado, avançando de acordo com seu próprio ritmo. O que faz com que a jornada de aprendizado se torne mais prazerosa e eficaz. Afinal, o aluno que respeita seu ritmo e tem suporte alcança o maior grau de aprendizado.


Feedback imediato para os alunos

Utilizando sistemas de IA, as instituições de ensino conseguem fornecer feedback instantâneo para os alunos. Dessa forma, exercícios, avaliações e até provas podem ser corrigidas de forma rápida, mantendo o aprendizado contínuo e o engajamento dos alunos em alta.


Isso também é importante por facilitar a jornada de trabalho do professor, que terá mais tempo para dedicar-se às atividades pedagógicas que são estratégicas.


Aspecto que faz com que o professor possa dar uma aula mais rica, agradável e eficaz. O que torna o ensino muito mais agradável.


Quando o professor consegue dar suporte ao aluno, esclarecer suas dúvidas e promover aulas engajadoras, é natural que os alunos se tornem mais engajados com o próprio processo de aprendizado.


Suporte completo e tutoria ágil


Quando se tem um curso EAD, por exemplo, a IA é extremamente relevante por proporcionar assistentes e tutores virtuais disponíveis 24/7.


O suporte consegue esclarecer dúvidas que nascem durante a jornada de aprendizado, orientam exercícios e personalizam o suporte.


Possibilidade de democratizar a educação

A IA tem potencial expressivo de reduzir as desigualdades sociais, por eliminar barreiras culturais e linguísticas.


É possível fazer a tradução simultânea de conteúdos, disponibilizar explicações personalizadas e adequar o conteúdo para alunos com necessidades especiais.


Com ferramentas que ampliam o acesso à educação para pessoas que estão distantes das grandes cidades, é possível promover educação de qualidade em regiões mais distantes.


Considerando o Brasil que é um país de dimensões continentais, é importante perceber que não são todos os Estados que possuem boas instituições de ensino. Ao popularizar o EAD, é possível diminuir diferenças e proporcionar uma formação de qualidade mesmo nos rincões do país. 


Experiência de aprendizado imersiva

O aprendizado utilizando IA é muito mais imersivo e gamificado. Prova disso é o sucesso do aplicativo Duolingo, que ao longo dos últimos anos popularizou o ensino de idiomas no país.


Com conteúdo adaptado, é possível tornar a experiência de aprendizado muito mais divertida e minimizar a complexidade de algumas disciplinas. O que faz com que os alunos tenham a possibilidade de absorverem o conteúdo com maior facilidade.


Redução da evasão de alunos

Além de prestar suporte direto ao aprendizado, a IA também contribui para que a gestão educacional se torne mais eficiente.


Afinal, se o aluno precisa de um documento na secretaria da instituição, a entrega pode ser feita de forma automática pelo sistema.


Outro ponto extremamente relevante é que a evasão se torna um problema menos frequente, graças à qualidade do conteúdo e forma de apresentação.


Preparação do aluno para o futuro

A integração da IA na educação está alinhada com o conceito de Educação 4.0, que enfatiza um ambiente de aprendizagem conectado, centrado no aluno e impulsionado pela tecnologia. 


Essa abordagem prepara os estudantes para os desafios do século XXI, desenvolvendo habilidades essenciais como pensamento crítico, resolução de problemas e adaptabilidade.


Além disso, o próprio uso da ferramenta ao longo da jornada de aprendizado desenvolve a habilidade de lidar com as novas tecnologias.


Aspecto que é fundamental no contexto de mercado que estamos vivenciando. Afinal, empresas dos mais variados portes e segmentos utilizam IA em seu cotidiano com a finalidade de aumentar a produtividade. O que requer mão de obra capacitada para lidar com a tecnologia.


Como a IA pode personalizar o aprendizado para cada estudante de forma eficaz?


Muitas pessoas já compreenderam que a inteligência artificial (IA) personaliza o aprendizado de forma eficaz. Contudo, não compreendem como é o mecanismo que possibilita essa personalização.


E é justamente sobre isso que trouxemos mais detalhes, para que entenda a relevância de ter um sistema que coleta e analisa de forma contínua os dados sobre desempenho de cada estudante. 


Afinal, a IA é capaz de ajustar dinamicamente o conteúdo, o ritmo e a apresentação do curso para atender as necessidades individuais dos alunos, promovendo uma experiência educacional rica e eficiente. Compreenda como se dá esse mecanismo:


Análise de dados em tempo real

A IA monitora o progresso do aluno nas atividades e avaliações. O que permite a identificação de pontos fortes, lacunas de conhecimento e áreas que demandam o reforço de conceitos, para que o aluno possa realmente absorver o conhecimento necessário.


Com a análise constante a tecnologia adapta imediatamente o conteúdo ao nível de dificuldade das tarefas, oferecendo materiais complementares para consolidar conceitos que ainda não são dominados pelo aluno.


Aspecto que contribui para que seja possível garantir que o aluno realmente absorva o conteúdo que está sendo transmitido.


Adaptação do conteúdo e do ritmo

Com base no perfil de cada estudante, o sistema de IA seleciona conteúdos relevantes para cada aluno. Ajustando o ritmo para que o aluno avance de acordo com a sua capacidade, a tecnologia ajuda a garantir que o material dê suporte ao aluno para que estude sem pressão.


E isso é importante por respeitar os diferentes estilos de aprendizagens existentes, o que pode privilegiar os recursos visuais, textuais ou interativos de acordo com as demandas de cada aluno.


Feedback imediato

Com a tecnologia é possível estruturar um sistema de tutoria baseado em IA fornecendo esclarecimento de dúvidas e correções instantâneas para que o aluno possa aprofundar seu conhecimento sobre as diferentes áreas estudadas.


Portanto, amplia o suporte ao aluno, proporcionando a sensação de que o estudante tem apoio integral em qualquer momento em que o aluno está vivenciando ao longo da trajetória de ensino.


Recomendações personalizadas

Ao longo da jornada de aprendizado, a utilização de IA sugere atividades, exercícios e recursos educacionais alinhados às preferências do aluno.


Dessa forma, as recomendações personalizadas são úteis para conduzir o aprendizado de acordo com os interesses do estudante.


Aspecto que faz toda a diferença para que o aluno tenha elevado grau de engajamento ao longo do curso.


Apoio à organização e rotina de estudos

Com o uso da IA é possível ajudar o aluno a organizar a rotina, o que contribui para que possa otimizar seu tempo e contribui para que se tenha eficiência no aprendizado.


Portanto, a tecnologia também contribui para a jornada de organização da rotina de estudos. Aspecto que faz toda a diferença para facilitar a dinâmica de estudo.


Relatórios detalhados para os educadores

A IA fornece aos professores relatórios detalhados sobre o desempenho individual de cada aluno e coletivo da turma, facilitando intervenções pedagógicas direcionadas para prestar o melhor suporte para os alunos.


Portanto, o fato de ter personalizado o aprendizado com o uso de IA não elimina a importância da intervenção do professor.


Inclusão e acessibilidade

É interessante observar que a personalização da IA também atende alunos com necessidades especiais.


Tendo em vista que, é possível adaptar materiais e estratégias para garantir um ambiente inclusivo e diverso. O que faz com que seja possível capacitar alunos com as mais variadas necessidades especiais.


Em linhas gerais, a IA personaliza o aprendizado para adaptar continuamente o ensino às características únicas de cada estudante.


Portanto, vale a pena utilizar a tecnologia no cotidiano, com o intuito de garantir que possa adaptar o ensino às características únicas de cada aluno.


Como a IA ajuda professores a identificar rapidamente dificuldades dos alunos?


É interessante observar que a IA ajuda não só os alunos, como também os professores durante toda a jornada de aprendizado. Por meio da utilização da tecnologia de IA os professores podem identificar com rapidez a dificuldade dos alunos.


Com a tecnologia o professor tem acesso a uma análise detalhada do comportamento dos estudantes, permitindo que tenham uma visão clara e precisa sobre a necessidade de prestar suporte a cada aluno, oferecendo intervenções pedagógicas mais rápidas e direcionadas.


Conheça as formas como a IA auxilia os professores na identificação de dificuldades dos alunos:


Análise do desempenho individual dos alunos

A IA coleta os dados dos alunos em tempo real, processa os dados das respostas e exercícios, testes e atividades e identifica padrões de erros. O que faz com que o professor compreenda quais são os pontos de fraqueza de cada aluno.


O que faz com que o professor saiba exatamente quais são os conceitos e habilidades que precisam ser reforçados ao longo de sua jornada de aprendizado.


Portanto, a IA dá suporte para que o professor auxilie os alunos a se desenvolverem plenamente. 


Feedback instantâneo e detalhado

Os professores também contam com as plataformas baseadas em IA que fornecem feedback imediato.


Portanto, o professor terá condições de prestar suporte para cada aluno individualmente. É possível observar os pontos em que cada aluno erra e prestar suporte proativamente, com o intuito de que o aluno tenha as dificuldades esclarecidas. 


Relatórios personalizados com insights pedagógicos 

O sistema de IA gera relatórios detalhados que indicam o progresso, engajamento e as dificuldades de cada aluno.


Dessa forma, o professor consegue acompanhar individualmente os alunos, promovendo estratégias de ensino que visam atender necessidades específicas de cada estudante.


Portanto, a tecnologia promove um método de estudo muito mais eficaz, inclusivo e efetivo. É possível garantir que o aluno se mantenha engajado no longo prazo justamente por ter o melhor suporte.


Sistemas de alerta precoce

As ferramentas de IA monitoram sinais de risco de evasão, baseado na falta de engajamento do aluno. 


Dessa forma, o educador tem a oportunidade de intervir antes que a dificuldade se torne grave e o aluno realmente decida abandonar o curso. 


Automação de tarefas

É possível usar a tecnologia com o intuito de corrigir provas e atividades, o que faz com que o professor tenha mais tempo livre para dar suporte individual para os alunos.


Dessa forma, é possível definir estratégias pedagógicas personalizadas para cada aluno, viabilizando que o suporte faça toda a diferença para a jornada dos estudantes.


Identificação das necessidades especiais

As ferramentas de IA conseguem detectar dificuldades de cada aluno, como ocorre com quem tem TDAH ou dislexia, por exemplo.


Existem diferentes barreiras cognitivas que podem atrapalhar a jornada de um aluno. Por isso, recorrer ao uso de IA é importantíssimo para que seja possível sugerir as adaptações que são essenciais para apoiar os alunos.


Em outras palavras, quando analisamos os pontos positivos da IA para os professores, é possível evitar que a tutoria seja inacessível para os alunos.


A IA é uma aliada poderosa para o professor, permitindo analisar os dados e o desempenho em tempo real, gerando feedback imediato para que o professor possa ajudar cada aluno individualmente.


Dessa forma, a tecnologia é uma ferramenta que viabiliza intervenções pedagógicas eficientes e ágeis.


Tornar a educação cada vez mais inclusiva é importantíssimo para reduzir as lacunas sociais e promover uma sociedade mais inclusiva.


Como a análise de dados pela IA identifica especificamente as áreas de dificuldade na aprendizagem?


A IA é uma tecnologia que deve ser parte do sistema educacional, visando monitorar continuamente os alunos.


Por isso, é colhido o consentimento do aluno para que os dados sejam utilizados com finalidade educativa.


A partir de então, os dados são analisados e a tecnologia utiliza algoritmos de machine learning para detectar padrões e tendências que indicam quais conceitos ou habilidades o aluno ainda não domina completamente.


Baseado em erros, tempo de resposta e padrões de comportamento do aluno, a IA mapeia os padrões e presta o melhor suporte para que o aluno tenha a oportunidade de eventualmente absorver o material de forma completa.


Reforçar o conteúdo que não é aprendido, é importante para que possa garantir que o aluno absorva todo o material com eficiência. Portanto, a IA é uma grande aliada para ganho de qualidade de formação.


Em resumo, a IA identifica suas dificuldades ao coletar e analisar dados de desempenho em tempo real, reconhecer padrões de erro e comportamento, e fornecer feedback e recomendações personalizadas para otimizar o processo de aprendizagem de cada aluno.


Quais sinais a IA analisa para identificar que um aluno está apresentando dificuldades na aprendizagem?


Existem diferentes indicadores que a IA utiliza para detectar dificuldade de aprendizado, como é o caso de:


Erros frequentes em exercícios e avaliações

Especialmente em temas ou habilidades específicas, indicando lacunas no entendimento daquele conteúdo, o que gera a orientação de reforçar o aprendizado, revisando o material;


Dificuldade em seguir instruções:

Principalmente quando envolvem múltiplos passos ou informações novas, sugerindo problemas de processamento da informação transmitida ou até mesmo dificuldade de atenção;


Desorganização e falta de foco:

Como dificuldade para manter a concentração em atividades, perder prazos ou esquecer tarefas, que impactam a assimilação do conteúdo que está sendo transmitido;


Declínio no desempenho acadêmico: 

É um indicador que demanda a análise ao longo do tempo, sinalizando desengajamento ou dificuldades crescentes em relação ao conteúdo que deveria ser absorvido;


Participação reduzida em aulas e atividades:

Incluindo pouca interação em ambientes digitais, que pode indicar falta de motivação ou compreensão daquele conteúdo que está sendo transmitido;


Ansiedade ou estresse excessivo em avaliações:

Como demora para terminar testes, caligrafia desorganizada ou reprovação recorrente apesar do esforço em participar dos processos;


Dificuldades específicas em habilidades básicas:

Como leitura, interpretação de textos, escrita, matemática e coordenação motora para executar as tarefas necessárias.


Portanto, são múltiplos fatores analisados pela inteligência artificial que processa os dados coletados em tempo real. O que permite o reconhecimento de padrões e viabiliza a realização de ajustes, para que a instituição consiga promover um ensino inclusivo.


A utilização de IA impacta na atualização dos cursos 


Um ponto de extrema relevância que deve ser observado é que a utilização de IA beneficia diretamente a atualização dos cursos.


O que faz com que os alunos possam ter acesso a materiais relevantes e completos para a própria formação.


Afinal, à medida em que o mercado evolui, é importante que a formação acompanhe, preparando técnicos capacitados para atuarem no mercado real.


Quando pensamos no contexto educacional da formação técnica EAD é ainda mais importante prezar pela atualização. Por ser uma área com foco na prática profissional, a formação técnica requer atualizações constantes e a IA é uma grande aliada nesse sentido.


É possível recorrer à tecnologia para que possa ter atualizações práticas, ocorrendo com a frequência necessária para que o conteúdo não perca qualidade. Uma vez que, a desatualização impacta diretamente no cotidiano do aluno que tende a perder engajamento quando a formação aparenta não apresentar informações tão relevantes para sua rotina profissional.


IA no contexto da educação EAD


Quando pensamos no contexto da educação EAD, a utilização de IA é ainda mais relevante.


Tendo em vista que, todos os benefícios impactam no engajamento e suporte ao aluno, proporcionando uma experiência que é muito mais agradável.


Ao longo da jornada de ensino, o aluno não se sente solitário e sem suporte, justamente por ter uma interface amigável, adaptada para suas necessidades específicas e ainda pode contar com a tutoria de IA disponível 24 horas.


Portanto, aquele aluno que só tem tempo para estudar durante a madrugada, não terá sua jornada interrompida pela necessidade de esclarecer uma dúvida.


Basta contar com o suporte da tutoria de IA, esclarecer a dúvida e continuar a estudar. O que faz toda a diferença para que possa manter o alto nível de rendimento e possa se manter interessado pela jornada de estudos até a conclusão do curso.


Por isso mesmo, é extremamente relevante para o contexto da educação EAD, contribuindo para que o aluno possa ter todo o suporte necessário durante cada uma das fases de seu curso. O que impacta diretamente na jornada de aprendizado.


A tecnologia veio para somar no processo seletivo


É importante ter em mente que a tecnologia tem como objetivo tornar o processo educacional muito mais agradável, engajador e interessante.


Diante disso, a tecnologia não deve ser vista como uma inimiga. Tendo em vista que, instituições de ensino e professores que se habituaram a utilizar a tecnologia para promover a educação tornam a experiência mais inclusiva e muito mais eficaz.


O aluno que aprende com suporte educacional durante todo o curso desenvolve não só as habilidades técnicas de sua área de formação, como também aprende habilidades tecnológicas pertinentes.


E isso faz toda a diferença para que o aluno possa aproveitar essa jornada de aprendizado para levar a expertise para sua atuação como técnico.


Após concluir sua formação, é possível usar as habilidades técnicas e também as habilidades adquiridas ao longo da formação para que continue usando a IA em seu cotidiano de trabalho.


Afinal, as empresas de todos os setores precisam da tecnologia para melhorar a produtividade. O que faz toda a diferença para que possa ser um profissional que já é formado com as melhores práticas.


Portanto, vale a pena investir em formação em uma instituição de ensino técnico que utiliza IA.


Todos os profissionais precisam desenvolver habilidades com IA


Vale a pena perceber que todos os alunos que estão se formando na atualidade, seja qual for o nível de formação, precisam desenvolver habilidades com o uso de IA.


Dessa forma, é possível garantir que o aluno compreenda como extrair o melhor da formação. Aspecto que faz toda a diferença para que seja possível construir habilidades com o uso de IA.


Sem dúvidas, é uma ferramenta que veio para transformar a rotina de todos os estudantes, viabilizando que o aprendizado seja continuado usufruindo da possibilidade de aprofundar os conhecimentos ao longo da formação.


Quando o aluno aprende a usar a IA como parte de sua jornada de aprendizado ao invés de usar como apoio para colar na prova ou produzir trabalhos escolares, o aluno realmente pode se desenvolver plenamente.


É por isso que, todas as instituições tendem a investir em sistemas que utilizam IA ao longo dos próximos anos, para que possam participar da revolução da educação.

Aproveite a possibilidade de fazer uma formação com tutoria de IA, para que possa se desenvolver ao longo de toda a formação.


CPET: a sua instituição de ensino técnico EAD que usa IA


Aproveite a possibilidade de fazer sua formação técnica EAD com a qualidade de ensino CPET e tutoria de IA.


Nossa equipe investiu em tecnologia para tornar a experiência de aprendizado ainda mais eficaz.


Com cursos reconhecidos pelo MEC proporcionamos uma educação alinhada com as tendências do futuro, promovendo benefícios expressivos para cada um dos alunos.


Aproveite a variedade de cursos disponíveis, torne-se um técnico formado com habilidades técnicas e digitais e diferencie-se no mercado.


É possível ter excelentes resultados quando a sua formação preza pela excelência e está atualizada com as práticas do mercado. Faça sua matrícula hoje mesmo e inicie a sua jornada de capacitação técnica. 

Conheça nossos cursos de NR
novo Marco Regulatório para a Educação Profissional a Distância
Por Marketing CPET 7 de julho de 2025
A Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na modalidade a distância, ganhou um novo e importante capítulo em sua trajetória no Brasil.
Vantagens de estudar em uma instituição que usa IA
Por Marketing CPET 30 de junho de 2025
Quer saber mais sobre as principais vantagens de estudar em uma instituição que usa IA na jornada de ensino EAD?
Certificação por competência: O guia completo para validar sua experiência profissional
Por Marketing CPET 25 de junho de 2025
A certificação por competência é uma excelente maneira de valorizar seus conhecimentos técnicos. Contudo, a grande maioria das pessoas não sabe como obter o documento e acaba tendo dificuldades com o processo.
Curso Técnico em Automação Industrial: O que Faz, Salário e Mais!
Por Matheus Farhan 24 de junho de 2025
Conheça mais sobre o curso técnico em Automação Industrial oferecido pelo CPET, o que faz esse profissional, salário e muito mais sobre a capacitação!
Por Marketing CPET 23 de junho de 2025
A personalização no EAD é algo que todo potencial aluno deveria prestar atenção antes de efetuar a matrícula em um curso.
mercado de trabalho para automação industrial
Por Marketing CPET 22 de junho de 2025
Com a pandemia, as empresas tiveram que se reinventar, e uma das áreas que mais se expandiu foi o mercado de trabalho para automação industrial. Acesse nosso blog e tire suas dúvidas!
Na atualidade, instituições de ensino enfrentam desafios e oportunidades da inteligência artificial
Por Marketing CPET 16 de junho de 2025
Na atualidade, instituições de ensino enfrentam desafios e oportunidades da inteligência artificial aplicada à educação.
Quais são as atribuições do técnico em Edificações?
Por Marketing CPET 15 de junho de 2025
Quer saber o que faz o técnico em edificações? Entender a atuação do profissional faz toda a diferença para que possa decidir se quer seguir carreira na área.
Ferramentas de IA que todo aluno EAD deveria conhecer
Por Marketing CPET 9 de junho de 2025
Existem ferramentas de IA que todo aluno EAD deveria conhecer, com o intuito de aproveitar intensamente a tecnologia para sua jornada de aprendizado.
Mais Posts