Desafios e oportunidades da Inteligência Artificial na educação

Na atualidade, instituições de ensino enfrentam desafios e oportunidades da inteligência artificial aplicada à educação.
Afinal, é uma novidade e que vem quebrando paradigmas da educação tradicional. Repleta de vantagens, a inteligência artificial (IA) também tem alguns pontos contraditórios que chamam a atenção.
Refletir sobre todos os aspectos é fundamental para que seja possível aproveitar os benefícios da inteligência artificial na educação, sem ignorar os desafios que o uso da tecnologia pode trazer. Nós trouxemos informações detalhadas para te auxiliar a fazer essa reflexão.
Como a IA pode ajudar a reduzir a desigualdade educacional?
A inteligência artificial (IA) é uma poderosa aliada na democratização ao acesso a cursos para alunos de diferentes contextos socioeconômicos.
Com a capacidade de personalizar o aprendizado de cada aluno e suporte eficiente e rápido, a IA adapta o conteúdo e o ritmo do material às necessidades de cada aluno.
Dessa forma, é possível oferecer intervenções personalizadas para cada aluno, promovendo apoio e recursos suficientes para promover um excelente ritmo de aprendizado.
Além disso, com o acesso facilitado ao conteúdo de qualidade, a plataforma que utiliza IA contribui para que o aluno tenha materiais didáticos em diferentes formatos. É possível assistir vídeos, simulações, fazer exercícios interativos e aproveitar o conteúdo da melhor forma.
Através da IA é possível ter acesso a conteúdo que foi produzido em outro idioma, além de ter suporte para dúvidas de forma imediata.
Portanto, é uma ferramenta que apesar de ter alguns desafios, como a necessidade de investir para incorporar a tecnologia na jornada de aprendizado, é uma tecnologia que promove segurança.
Quais são os riscos de dependência tecnológica associados ao uso de IA na educação
Um dos principais pontos desafiadores quando se fala em investimento em IA na educação, é que a tecnologia realmente favorece o aluno. Afinal, é preciso compreender que, como toda tecnologia, a IA pode causar dependência.
Basta pensar: quem tem mais de 40 anos nasceu em um período em que o uso de GPS não era comum. Por isso, as pessoas aprendiam a pegar ônibus, andar na cidade a pé e de carro recorrendo a informações fornecidas por terceiros. Quem tem menos de 20 anos usa GPS e não questiona ninguém.
Pensando sobre isso, existem alguns pontos importantes de se analisar, para que possa compreender a relação entre IA dependência e os desafios no aproveitamento da tecnologia:
Diminuição da autonomia durante o aprendizado
Com o uso constante de sistema de IA, o aluno tende a depender da tecnologia para resolver problemas.
Por isso, é comum que a capacidade de aprender de forma autônoma e independente seja comprometida.
É importante considerar esse fator, por causa do comprometimento significativo do pensamento crítico e desenvolvimento da criatividade.
As formas tradicionais de ensino estimulam o estudante a desenvolver o raciocínio, conectar múltiplos assuntos e naturalmente o aluno tende a construir conhecimento.
Portanto, é relevante que a tecnologia seja parte do cotidiano, mas sem que isso limite a capacidade de desenvolvimento do raciocínio crítico do aluno.
Comprometimento do pensamento crítico
Repleta de resoluções para problemas complexos, a IA otimiza o tempo do aluno. Contudo, ao confiar excessivamente na tecnologia, o aluno deixa de desenvolver seu pensamento crítico.
Pensar em desafios complexos é indispensável para que o aluno possa desenvolver sua análise crítica. O que é indispensável, especialmente, quando se trata de uma formação técnica.
Afinal, o técnico é justamente o profissional que precisa da habilidade de pensar soluções para problemas complexos.
E se durante a formação essa habilidade não é treinada, é perfeitamente natural que o profissional tenha dificuldade de se posicionar no mercado.
Portanto, usar IA somente com o intuito de obter respostas rápidas e soluções prontas nunca é uma boa ideia. Uma vez que, limita a possibilidade de desenvolvimento do aluno.
Redução da interação humana durante a jornada de ensino
A redução da interação humana é uma problemática por diferentes fatores, principalmente por causa do networking.
Afinal, o aluno que faz um curso técnico e conversa com o professor tirando dúvidas, consegue absorver parcialmente a experiência do profissional.
E isso faz toda a diferença até mesmo para o desenvolvimento emocional e da capacidade comunicativa.
Portanto, é indispensável que o aluno desenvolva suas habilidades sociais e sua comunicação de forma estratégica, conversando com os tutores e tendo acesso até mesmo aos colegas de curso. De modo que, possa estruturar uma jornada de aprendizado que foca não só nas hard, como também nas soft skills.
Risco de desenvolver um comportamento passivo
Quando o aluno se coloca em posição de só absorver conteúdo disponibilizado pela IA, é natural que se torne uma pessoa mais passiva.
Diferente dos debates que costumam ocorrer em salas de aula virtuais, quando o aluno tem a possibilidade de questionar o tutor. E isso é muito valioso para o desenvolvimento do pensamento crítico.
Na CPET o aluno tem a oportunidade de contar com a tutoria de IA, para ter resposta rápida para continuar sua jornada de estudos. Bem como, tem a tutoria tradicional do professor sempre à disposição quando as questões são mais complexas.
Dessa forma, o aluno consegue absorver conteúdo com a máxima efetividade, aprendendo de forma eficiente e com uma jornada bem delineada para que possa desenvolver todas as habilidades necessárias para ser um excelente técnico.
Dificuldade de desenvolver a criatividade
Quando todo o conhecimento que o aluno desenvolve é obtido de forma pré-formatada, podendo ser escrito, visual ou formatado em mapa mental ou como o aluno seleciona, é natural que a criatividade não se desenvolva.
Diferente daquilo que ocorre com o aluno que precisa ele mesmo compreender o conceito, resumir, tomar notas e desenvolver um método de estudo que facilite a fixação do conhecimento.
O uso excessivo de IA pode acabar prejudicando a aprendizagem e desenvolvimento da criatividade devido ao fato de que o aluno não busca uma solução independente.
Portanto, quando pensamos em dependência tecnológica, é importantíssimo fazer essas reflexões com o intuito de que a IA seja integrada ao cotidiano de estudos de forma eficiente.
Justamente para que seja mais um recurso disponível para que o aluno se desenvolva plenamente. Mas sem que isso se torne um tipo de muleta durante a jornada de aprendizado. O objetivo é que sirva como um avanço e não como um retrocesso no processo educacional.
Como a IA pode influenciar a habilidade dos alunos em avaliar criticamente as informações?
A inteligência artificial (IA) pode influenciar a habilidade dos alunos em avaliar criticamente as informações de forma complexa, apresentando tanto oportunidades quanto desafios para o desenvolvimento do pensamento crítico.
E isso se dá devido ao acesso irrestrito a um volume significativo de informações e perspectivas sobre o mesmo tema. O que faz com que o aluno tenha acesso a diferentes fontes e possa desenvolver um overview a respeito de cada assunto estudado.
Parece algo excelente, mas na prática pode ser ruim quando o aluno não tem maturidade para fazer uma pesquisa vasta usando fontes confiáveis. Para uma excelente utilização da ferramenta, é preciso considerar uma série de fatores, como:
Necessidade de avaliar criticamente a resposta gerada pela IA
Além de pesquisar usando a ferramenta, é preciso que o aluno saiba quando os dados estão corretos, completos e isentos de vieses.
É fundamental que o aluno tenha desenvolvido a capacidade de avaliar a validade das informações, a relevância dos dados e consiga fazer um bom aproveitamento dos dados.
Em muitos casos, o uso para o aprendizado requer que a IA tenha sido previamente treinada com o material do curso, como a CPET tem feito, para que os alunos possam ter acesso a respostas rápidas, eficazes e completas quando buscam tutoria.
Dessa forma, o aluno não estará exposto ao risco de estudar com a utilização de informações equivocadas.
Feedback personalizado e adaptativo
Sistemas de IA que oferecem feedback imediato e personalizado sobre o desempenho dos alunos ajudam a corrigir erros e a aprofundar a compreensão dos conceitos. Esse retorno contínuo pode estimular a reflexão crítica sobre o próprio aprendizado e contribui para que o aluno tenha um processo adaptativo.
Afinal, se o aluno consegue enxergar pontos de melhoria, é possível absorver com maior efetividade conceitos que não estavam tão claros.
Portanto, a tecnologia quando é utilizada para dar suporte ao processo educacional, é uma grande aliada da excelência. Uma vez que, pode estimular o aluno a se desenvolver com maior profundidade.
É possível estimular o pensamento crítico do aluno usando IA
Com o auxílio de um professor experiente, é possível usar a IA como uma ferramenta para promover o pensamento crítico.
As atividades pedagógicas, debates e reflexões são úteis para que os alunos consigam enxergar que a IA também é limitada e que tem vieses de acordo até mesmo com o tipo de pergunta feita pelo estudante.
Essa prática contribui para estimular a autonomia intelectual, incentivando os alunos a irem além da simples pesquisa usando a ferramenta.
Quando a IA é integrada de forma crítica e consciente, pode fomentar a autonomia e o raciocínio crítico. Caso contrário, pode comprometer essas habilidades, criando "bolhas informacionais" e limitando a capacidade dos alunos de pensar de forma independente.
Afinal, a inteligência artificial na educação pode ser uma aliada poderosa, caso seja corretamente inserida em sala de aula presencial ou EAD.
Vale a pena recorrer ao uso da tecnologia como o CPET tem feito, para trazer novas perspectivas para a jornada de aprendizado dos alunos de cursos técnicos EAD.
Quais são os impactos da IA no aprendizado dos alunos?
A inteligência artificial (IA) tem impactos profundos na autonomia do aprendizado dos alunos, podendo tanto fortalecê-la quanto apresentar desafios que exigem atenção dos profissionais de educação. Afinal, o objetivo é que se tenha uma ferramenta útil e prática para dar suporte ao aluno, sem limitá-lo em sua jornada de aprendizado. É por isso que trouxemos os dois vieses para que os entenda:
Personalização do ensino usando IA
A IA permite que os alunos aprendam no seu próprio ritmo, adaptando conteúdos e atividades conforme suas necessidades individuais. E isso é extremamente benéfico para a autonomia no aprendizado, contribuindo para que o aluno se sinta respeitado em seu ritmo e preferências.
Com uma plataforma educacional que oferece múltiplos recursos e suporte imediato com IA, é possível promover uma jornada de aprendizagem única e eficaz, que entende o estilo e preferências de cada aluno e promove seu engajamento com a matéria.
Feedback instantâneo
Com o sistema de ensino baseado em IA, o aluno tem avaliações imediatas de seu desempenho, corrigindo erros e aprimorando processos em tempo real. Além disso, o suporte rápido em caso de dúvida contribui para o entendimento do aluno.
Esse retorno rápido é importante para que o aluno mantenha seu engajamento, contribuindo para que a evasão diminua.
Flexibilidade e inclusão
A IA democratiza o acesso ao ensino, permitindo que alunos de diferentes contextos e com diferentes necessidades aprendam de forma mais independente. Para aqueles alunos que buscam desenvolver habilidades de análise crítica e autonomia intelectual, o curso com IA é extremamente vantajoso.
A IA identifica precocemente as dificuldades do aluno
Um ponto extremamente importante é que a IA permite detectar padrões de desempenho e dificuldades específicas que cada aluno pode apresentar.
Dessa forma, antes mesmo que o aluno se sinta desmotivado, as intervenções direcionadas e personalizadas são capazes de auxiliar a superar obstáculos e absorver o conteúdo.
O que é importante para que o professor não fique sobrecarregado, contando com a tecnologia para fortalecer a capacidade de cada aluno de fazer seu autogerenciamento de aprendizado.
Portanto, é uma ótima solução para atender alunos com diferentes graus de necessidades. Afinal, o que para uns é uma dificuldade não necessariamente será para outros. E identificando as dificuldades de cada aluno é possível prestar o melhor suporte, para que o aluno não se desmotive e abandone o curso.
Engajamento ao longo do curso
A inteligência artificial na educação tem se mostrado uma ferramenta transformadora, oferecendo inúmeras oportunidades para aprimorar o ensino e a aprendizagem. Por isso mesmo, o aluno tende a aproveitar uma plataforma que torna o aprendizado mais envolvente.
Com o conteúdo personalizado, recursos multimídia, gamificação e outras estratégias que só são possíveis com a IA, o aluno tende a ter maior interesse pelo curso. E isso é muito relevante para reduzir as taxas de abandono dos cursos técnicos EAD.
Possibilidade de adotar medidas para evitar a desistência
Quando um aluno faz um curso técnico EAD ele tem total autonomia sobre seu ritmo de estudo. E isso pode ser extremamente benéfico para aqueles que possuem um objetivo claro e são disciplinados.
Mas para os alunos que precisam de mais suporte, a revolução tecnológica é extremamente importante. Tendo em vista que, a IA pode identificar sinais de desengajamento e queda no desempenho acadêmico, permitindo que as instituições intervenham rapidamente para apoiar os alunos em risco de abandono do curso.
Superação de barreiras linguísticas e culturais
Utilizar ferramentas de IA para tradução automática, por exemplo, permite que alunos falantes de diferentes idiomas e provenientes de contextos culturais aprendam de forma mais inclusiva.
Dessa forma, os alunos conseguem transpor barreiras que costumam dificultar o acesso à educação de qualidade, vivenciando uma verdadeira transformação a partir da jornada de ensino.
Desafios da inteligência artificial na educação EAD
Quando se trata de educação EAD, é importante considerar o cenário como um todo. Afinal, alguns alunos não possuem uma boa formação básica quando chegam ao ensino técnico. Além disso, não foram pessoas com acesso a boas oportunidades ao longo de suas formações. Nesses casos, é preciso considerar alguns desafios adicionais do próprio formato EAD versus a tecnologia disponível, compreenda:
Desigualdade de acesso
Atualmente somente as grandes instituições conseguem investir na tecnologia. Afinal, a IA ainda é algo recente e os custos de aquisição da tecnologia para uso como ferramenta de ensino requer a compra de licenças.
Por isso, não são todos os alunos que conseguem usufruir de instituições de ensino que já investiram na tecnologia.
Qualidade do conteúdo
Se a instituição não usar a expertise de seus tutores para treinar a IA em utilização, a qualidade do conteúdo poderá ser comprometida.
Por isso mesmo, é extremamente relevante considerar a fonte de dados do sistema utilizado, treinar a tecnologia e só então disponibilizar para os alunos. Dessa forma, é possível evitar a reprodução de dados equivocados.
Mecanização do aprendizado
A automatização provocada pela IA pode levar a um aprendizado mecânico, onde o pensamento crítico e a interação humana são minimizados, comprometendo a profundidade do processo educativo.
Contudo, com a atuação de profissionais experientes e educadores, é possível utilizar a IA como uma aliada, promovendo o desenvolvimento humano integral através de uma jornada eficaz de ensino em que a tecnologia dá o suporte ideal para o aluno estudar.
Afinal, a inteligência artificial é uma aliada da educação quando todas as suas potencialidades são plenamente aproveitadas.
Como a dependência da IA pode afetar a capacidade dos alunos de resolver problemas de forma criativa?
A dependência da inteligência artificial (IA) pode afetar negativamente a capacidade dos alunos de resolver problemas de forma criativa de várias maneiras:
Falta de originalidade
Quando um estudante acessa respostas prontas baseadas em dados é natural que se conforme com as informações e não se sinta estimulado a ser inovador e confrontar as ideias já existentes.
Aceitar soluções previsíveis limita a criatividade e pode ser bastante problemático, afinal, a pessoa diminui sua capacidade de pensar de forma autônoma.
Maior dificuldade de gerar ideias próprias
O ideal é estimular os alunos a utilizarem a IA como uma aliada de geração de ideias a partir de sugestões do próprio aluno.
Se ao invés de estruturar seu conteúdo e pensar por si o aluno começa a só aceitar as sugestões oferecidas pela IA, é natural que tenha dificuldade de pensar de forma criativa.
E isso é muito importante de ser evitado, especialmente na formação técnica. Afinal, o técnico precisa da habilidade de resolver problemas complexos ao longo de sua carreira. E em muitos casos, o pensamento criativo é a única solução para combinar o orçamento do cliente com a sua necessidade, promovendo uma solução personalizada.
Desconsideração de processos criativos
A automação do ensino via IA pode negligenciar os processos críticos e criativos envolvidos na aprendizagem, tanto do professor quanto do aluno, reduzindo o espaço para debates, questionamentos e construção ativa da jornada de conhecimento.
Por isso, é papel do professor utilizar a IA como aliada e construir pensamento crítico a partir de cada matéria que está transmitindo para seus alunos.
O objetivo é justamente que a jornada de ensino seja intensamente vivenciada, aproveitando debates e dúvidas como uma oportunidade de aperfeiçoamento contínuo do saber.
Em suma, a dependência excessiva da IA pode transformar uma ferramenta potencialmente estimulante em um freio para a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
É por isso que o segredo do sucesso é equilibrar o uso da IA com a forma independente de estudar. Justamente para que os alunos possam ter a tecnologia como um complemento e não como um substituto do conhecimento que deve ser gerado por ele.
Quais habilidades cognitivas podem ser perdidas com o uso excessivo da IA?
Apesar de ser uma fonte rica de boas informações, o uso excessivo de IA pode levar à perda ou redução de habilidades cognitivas. É por isso a preocupação de que a tecnologia seja utilizada como única ferramenta e não como um complemento.
Compreenda como o uso abusivo afeta as habilidades cognitivas:
Diminuição da memorização
O uso constante de ferramentas de IA gera respostas rápidas e diminui a necessidade de memorização e aprendizado por repetição.
Por isso, pode prejudicar a fixação de conteúdos e a capacidade de lembrar de conteúdos que são relevantes para a formação.
Diminuição da capacidade de concentração
Com o uso constante de ferramentas digitais baseadas em IA pode reduzir a atenção e a capacidade de concentração. Afinal, a pessoa está se treinando a receber informações prontas de forma imediata.
E a falta de esforço reflexivo é justamente o que faz com que se tenha dificuldade de manter a capacidade de concentração.
Limita o pensamento divergente
O uso prolongado de sistemas que levam ao pensamento homogêneo tende a limitar a geração de ideias originais. Por isso, o professor sempre deve estimular a forma inovadora e independente do aluno de pensar, para evitar que fiquem limitados.
Todos os pontos de atenção em relação a utilização de IA revelam um aspecto importante: a atuação do professor como peça fundamental na jornada de aprendizado.
Tendo em vista que, sua experiência e conhecimento são essenciais para que o aluno seja bem orientado ao longo da jornada de ensino.
Dessa forma, o professor intermedia o processo, usando a IA como ferramenta aliada, sem que corra o risco de gerar dependência do aluno.
Quais medidas podem ser adotadas para garantir a privacidade dos dados dos alunos na IA?
Para garantir a privacidade dos dados dos alunos no uso da inteligência artificial (IA) na educação, diversas medidas podem ser adotadas, envolvendo aspectos técnicos, legais e pedagógicos. A seguir, trouxemos as principais práticas recomendadas:
Consentimento explícito e transparente
Antes da instituição coletar dados pessoais do aluno, é preciso obter o consentimento claro do aluno, que deverá estar ciente de quais dados serão coletados, para qual finalidade e por quanto tempo serão armazenados.
Isso é importante para que a instituição de ensino esteja em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil e seja confiável para os alunos.
Minimização da coleta de dados
É importante coletar apenas os dados estritamente necessários para a finalidade educacional, evitando o armazenamento excessivo ou irrelevante. Dessa forma, é possível evitar até mesmo que em caso de vazamento inevitável os alunos estejam excessivamente expostos.
Capacitação dos professores
É necessário capacitar os professores e os gestores da unidade institucional para que compreendam todos os aspectos éticos e legais relacionados à privacidade dos dados.
Dessa forma, além de lidar corretamente com as informações, os profissionais saberão esclarecer dúvidas dos alunos e prestar suporte seguro e consciente sobre tecnologias de IA.
Implementar sistema de segurança robusta
Ao investir em IA, é importante implementar medidas de segurança de dados, para que seja possível proteger as informações contra acessos não autorizados e ataques cibernéticos.
O CPET usa IA para potencializar a jornada de seus alunos
A IA tem desafios, contudo, apresenta uma série de possibilidades. Afinal, a tecnologia veio para ficar e todos os profissionais precisam aprender a utilizá-la, com o intuito de extrair o melhor e alcançar excelentes resultados a partir disso.
Para tal, nossa equipe investiu em tecnologia, treinou o sistema e presta suporte ágil para cada aluno. Obviamente, nossos tutores continuam atuando para aperfeiçoar o processo e dar aos alunos o melhor suporte.
É por causa do conjunto de cuidados que adotamos que nossos cursos são reconhecidos pelo MEC e pelas instituições reguladoras. Todos os alunos concluem uma formação com certificado reconhecido pelo mercado.
Aproveite o melhor da tecnologia, faça sua matrícula hoje mesmo e dê início a uma jornada de aprendizado imersiva e com o melhor suporte possível.
Começar uma jornada de qualificação é, sem dúvidas, uma excelente alternativa para quem busca construir uma carreira de sucesso.