fbpx

Dicas para estudar em casa (Parte 3)

Estudar em casa muitas vezes parece algo complicado, por isso, preparamos para você algumas dicas para estudar em casa!

Para evitar a procrastinação e autossabotagem, é necessária uma disciplina bastante rígida e estabelecida conforme seus objetivos. Mas, antes, precisa saber o que significa isso.

Conhecemos comumente o termo “disciplina” por uma perspectiva negativa. Geralmente, ela está associada a algo que nos é imposto por outrem, que é externo a nós e que é autoritário.

Mas a disciplina tem vários vieses, incluindo um bastante positivo e construtivo para nossos estudos em casa. O Centro de Profissionalização e Educação Técnica (CPET) sabe disso e se esforça para atender o máximo possível de estudantes em todo território brasileiro e em outros países.

Vamos, então, falar sobre isso.

Disciplina: foca nos estudos!

Se você quer aprender algo extremamente difícil, precisará ter uma disciplina de estudos bastante intensa.

Mas, a disciplina é uma atitude consigo mesmo, importantíssima dicas para estudar em casa. Se você quer emagrecer e, para isso, estabeleceu como meta correr todos os dias por 30 minutos, então, não adiantará você correr um dia sim e outro não ou apenas 10 minutos. Você estará se enganando!

Faça na hora o que tiver que fazer, pois as coisas se acumulam e acabam ficando ainda mais difíceis. Além disso, você pode perder a hora ideal e, depois, não ter mais chances de fazer o que queria.

Isso acontece também com os estudos, sobretudo em casa. Deixamos uma atividade ou u tema para depois. No outro dia, você terá que estudar o tema passado e o atual; ou seja, terá que estudar duas vezes em um único dia.

Isso se acumula de tal modo que, no final do processo letivo, você olhará para o tanto de coisa que precisa fazer e pensará: “quanta coisa, não vou conseguir estudar tudo isso”. Mas isso acontece não pela quantidade de assuntos e sim pela falta de disciplina que o levou até esse ponto.

Responsabilidade: com você mesmo!

Geralmente, acreditamos que ser responsável envolve necessariamente outras pessoas. Esta é uma das principais dicas para estudar em casa!

Mas, antes de tudo, a responsabilidade é consigo mesmo!

Se você não cumpriu as metas que pôs para você mesmo, foi irresponsável – seja porque não calculou outras tarefas que precisou fazer, seja porque não teve disciplina suficiente para evitar a procrastinação e autossabotagem.

A responsabilidade é um ato de sinceridade com você mesmo. Aprenda com ela! Se não conseguiu cumprir uma tarefa, pense o porquê e tente fazer diferente da próxima vez.

Refletir sobre essas questões ajudam a encontrar os motivos que fazem com que nossos estudos não saiam como planejamos inicialmente. Quando se está estudando sozinho em casa, seja por meio de plataformas digitais ou de livros, esse autoconhecimento é fundamental.

Então, responsabilidade e disciplina são nossas dicas nesta parte de nosso tutorial de como estudar em casa. Isso faz com que os cursos do CPET tenham ainda mais valor. Afinal, eles não apenas são acompanhados e legalizados pelo MEC como foram, também, criados a partir dessas questões. Os cursos técnicos do CPET conseguem aliar, desse modo, o conhecimento à prática e ao mercado de trabalho de modo original e profissional.

Por isso, vamos às próximas dicas elaboradas pelo CPET.

Saiba mais em nosso blog

? Envie um WhatsApp ► clicando aqui ou (11) 9 6056-8891
//www.cpet.com.br

5 de setembro de 2020
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa