fbpx

Conheça os 6 cursos técnicos mais procurados

Você já sabe quais são os cursos técnicos mais procurados pelo mercado de trabalho? Confira nesse artigo alguns deles!

Os cursos técnicos são cursos de curta duração que podem ajudá-lo a entrar rapidamente no mercado de trabalho. Para quem tem dúvidas sobre qual profissão seguir, o técnico é uma oportunidade de conhecer um determinado loteamento, ter qualificação profissional e até mesmo iniciar uma carreira.

Esse método é ideal para quem deseja ter acesso a uma formação reconhecida pelo MEC para que possa ingressar no mercado de trabalho. No entanto, decidir qual curso escolher nem sempre é fácil. Dessa forma, separamos os cursos técnicos mais procurados.

Vamos lá?

Conheça a lista dos 6 cursos técnicos mais procurados pelo mercado de trabalho

1. Técnico em logística

O técnico em logística é um dos cursos técnicos mais procurados pelo mercado de trabalho. O profissional de logística é encarregado pela organização de mercadorias que serão vendidos no país. Dessa forma, esses profissionais do curso técnico em logística poderão planejar e executar atividades junto aos departamentos de operações, transporte e distribuição da organização.

No decorrer do curso determinadas habilidades serão desenvolvidas para a realização de atividades de transporte, armazenamento e distribuição de produtos. Outra coisa, o curso tem duração média de um ano e meio, durante o qual está em contato com disciplinas das áreas de administração, matemática, informática, transportes e direito tributário.

2. Técnico em mecânica

O curso técnico em mecânica reúne disciplinas teóricas e práticas para formar especialistas qualificados, a fim de atuar no controle e desenvolvimento de projetos e processos de produção mecânica.

Além de montagem e instalação de equipamentos, desenvolvimento de automação de máquinas, além do conhecimento e aplicação de normas técnicas de qualidade, saúde e segurança.

Um profissional dessa área consegue oportunidades de carreira em fábricas de máquinas, indústrias de diversos setores, oficinas mecânicas, empresas de transporte e logística e outros mais.

3. Técnico em segurança do trabalho

O curso técnico de segurança do trabalho têm duração média de um a dois anos e são ideais para quem deseja tomar medidas de segurança e prevenir acidentes. As normas regulatórias (NRs) são o foco do curso porque são essenciais para a atuação dos profissionais.

No dia a dia do trabalho, os técnicos de segurança do trabalho são responsáveis ​​pela avaliação e prevenção de acidentes e doenças, podendo atuar em empresas de diversos setores, por exemplo:

  • Empresas comerciais e industriais
  • Fábricas de alimentos,
  • Mineradoras
  • Hospitais
  • Construção civil.

Este é um  dos cursos técnicos mais procurados pelo mercado de trabalho.

4. Técnico em administração

Os técnicos administrativos são profissionais que auxiliam na gestão dos processos administrativos da empresa. Em outras palavras, fornece suporte na tomada de decisões, processos, coordenação de profissionais e outras funções.

Muito mais que do departamento administrativo, ele também pode ocupar cargos em finanças, planejamento, logística e outras áreas semelhantes.

5. Técnico em edificações

A construção civil é uma das atividades econômicas que mantém a empregabilidade constante, o que faz o curso técnico em edificações ser um dos cursos técnicos mais procurados pelo mercado de trabalho.

Embora os problemas de redução da demanda em crises, não há como não admitir que há bastante oportunidade para trabalho.  esse caso, existe todo um mercado afetado pela indústria da construção civil. Muito mais do que o mercado de materiais de construção, um dos elementos mais importantes em ferragens em geral, tijolos, cimento e tintas é a mão de obra profissional como um técnico em edificações.

Em algumas profissões, é cada vez maior a necessidade de aprimorar conhecimentos, evitar desperdícios, aprimorar tecnologia e oferecer maior qualidade em tudo o que é feito.

6. Técnico em informática

Por fim, mais um dos cursos técnicos mais procurados, vem o curso técnico em informática.Os técnicos de informática são profissionais com inúmeras possibilidades de atuação. Esta é uma das carreiras de maior sucesso no campo da tecnologia da informação, e isso não é em vão.

Aliás, você já parou de pensar que o isolamento social depende em grande parte do desempenho dos técnicos em informática?

Esses profissionais estão engajados na configuração e gerenciamento de rede, gerenciamento e análise de informações, expansão da capacidade técnica de empresas de telecomunicações e desenvolvimento de aplicativos.

A expectativa para a área de TI é animadora!

No último relatório de pesquisa publicado em seu site, a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brascom) prevê que até 2023 a taxa de crescimento anual de múltiplas áreas de tecnologia de conversão digital chegará a 17,8%.

E aí, achou bacana este conteúdo sobre os cursos técnicos mais procuras? Deixe seu comentário, pois seu feedback é muito importante para nós!

Agora é com você! Aproveite para conferir os cursos técnicos EAD do CPET.

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: twitter.com/CpetCursos
7 de janeiro de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa