Como um técnico em automação industrial pode obter seu diploma usando seu conhecimento?

Tem atuado como técnico em automação ao longo dos últimos anos? Então é possível obter o reconhecimento de sua capacidade técnica sem fazer o curso do zero.
Muitos profissionais não sabem que podem validar seus conhecimentos técnicos, obtendo um diploma com valor em todo o território nacional.
E é justamente por isso que trouxemos os detalhes principais a respeito de como obter seu documento, visando que possa dar os próximos passos em sua carreira.
Como se tornar técnico em automação sem fazer o curso?
É importante entender que o técnico em automação é um profissional que pode ser treinado na prática.
Em outras palavras, é um profissional que pode aprender com um técnico experiente, que ensina a automação no cotidiano de trabalho. E isso ocorre em empresas de diferentes setores.
Por isso, muitos profissionais aprendem a função e atuam informalmente, dando suporte ao técnico responsável naquela empresa.
Com o passar dos anos e acúmulo de expertise, o profissional é cada vez mais incluído em atividades de automação e ganha cada vez mais experiência.
Contudo, se esse profissional precisar sair da empresa e buscar oportunidade como técnico em automação em outra empresa, seus conhecimentos não são reconhecidos.
E é justamente por isso que o MEC libera a certificação técnica em automação por experiência. Uma vez que, o documento reconhece a expertise do profissional, contribuindo para que possa atuar legalmente na área.
Dessa forma, não é preciso fazer o curso técnico em automação do zero para que tenha um documento com valor em todo o país.
Existe diferença entre o diploma do técnico em automação e o certificado técnico por experiência?
É natural ter esse tipo de dúvida, devido ao fato de ser uma forma diferente de obter o documento.
Mas na prática, o reconhecimento do MEC é garantido para os dois diplomas. Além disso, é importante saber que o certificado tem o mesmo valor legal para participação em processos seletivos em empresas privadas ou concursos.
Portanto, não é comum que o técnico apresente o certificado e sofra algum tipo de preconceito. Afinal, na área técnica os profissionais que demonstram suas habilidades são valorizados.
A área técnica demanda justamente que os profissionais sejam comprometidos e capazes de resolver problemas. Os testes em processos seletivos costumam ser práticos, com o foco na resolução de demandas reais.
Por isso, quem performa bem em testes práticos consegue o emprego. Geralmente, a formação é exigida somente por causa da necessidade de ter profissionais regularizados.
Afinal, o técnico que está com a documentação em dia pode assumir a responsabilidade total pelas atividades que desempenha.
Como é o processo de certificação por experiência em automação?
Para que possa obter seu documento, é importante compreender como se dá o processo de certificação por experiência em automação, confira:
Reunir os documentos
É preciso reunir todos os documentos oficiais que comprovam a sua experiência na área. Como é o caso da Carteira de Trabalho, contrato, relatórios de atividades executadas na área que seja assinado e timbrado e outros documentos.
Tendo em vista que, é preciso comprovar ao menos 2 anos de experiência na área. O que faz com que seja importante que o interessado reúna documentos, solicite relatórios de suas funções na empresa em que atua e dê início ao processo.
Somente conseguindo comprovar os 2 anos de experiência na área é que poderá se submeter ao processo de certificação. Sem a documentação mínima exigida o processo se torna inviável.
Procurar uma instituição certificadora
Com posse de todos os documentos, é preciso procurar uma instituição certificadora que oferece certificado em automação.
Tendo em vista que, cada instituição tem seu catálogo de cursos. Por isso mesmo, algumas certificadoras não oferecem o processo na área de automação.
A CPET, por exemplo, oferece a certificação técnica em automação por ter equipe especializada que pode dar suporte ao aluno.
É interessante saber que não são todas as instituições que oferecem todos os cursos que podem ser certificados. Afinal, muitos profissionais procuram apenas uma instituição e desistem quando recebem a negativa, por não saber como funciona na prática.
Realizar a entrevista técnica
Após encontrar uma instituição de ensino que faz a certificação, é hora de iniciar o processo, enviando seus documentos para avaliação.
Após a aprovação, é necessário se submeter a entrevista técnica, que visa avaliar sua expertise na área.
A entrevista é feita por um especialista na área de automação industrial, que efetua algumas perguntas para avaliar o conhecimento do técnico.
Afinal, o objetivo é garantir que só seja certificado aquele profissional que realmente tem expertise na área.
É importante se preparar para a entrevista, visando que o nervosismo não limite a sua capacidade de transmitir seus conhecimentos.
Fazer a prova de conhecimentos técnicos
Após concluir a entrevista técnica e ser aprovado, a última etapa antes da emissão do certificado é uma prova escrita.
O objetivo é que o profissional comprove seus conhecimentos ao longo da prova. Cada etapa é necessária para que o processo seja sério e confiável, visando garantir que somente profissionais que realmente possuem habilidades na área obtenham o certificado.
Afinal, a seriedade do processo é o que faz o certificado ter validade legal. De modo que, todos os profissionais que conquistam o documento sejam respeitados pelo mercado.
A certificação possibilita a melhora da empregabilidade?
Sem dúvidas! Afinal, o profissional não fica limitado à empresa onde recebeu treinamento e aprendeu as funções de automação industrial.
Com o reconhecimento de sua capacidade técnica é possível procurar oportunidades de emprego em outras empresas. O que contribui para que possa buscar aumentos de salário e boas oportunidades.
Portanto, é interessante que todo profissional que já trabalha com automação se dedique para que possa obter o documento.
Uma vez que, é possível ter ganho expressivo de mobilidade em sua carreira realizando o uso do documento.
Além disso, documentar sua expertise e ser capaz de assumir mais responsabilidade pode te ajudar a ganhar mais na empresa em que já atua.
O que faz toda a diferença para que possa continuar progredindo profissionalmente ao longo dos anos.
Prepare-se para o processo de certificação
Agora que já sabe como funciona, a nossa dica é que se prepare para o processo de certificação. Tendo em vista que, é muito comum que o profissional desempenhe funções específicas em seu cotidiano.
O que faz com que seja excelente em algumas atividades cotidianas da automação industrial, mas não domine todos os conhecimentos da área.
Por isso mesmo, atualizar e expandir seus conhecimentos é fundamental para que possa ser capaz de obter a aprovação na entrevista técnica e na prova.
Dessa forma, é possível garantir que seus conhecimentos serão os mais completos, contribuindo para que possa performar bem em todos os testes.
De modo que, possa ser aprovado em todo o processo e consiga o certificado com significativa agilidade. Afinal, quando você é aprovado em todas as etapas o processo flui com rapidez.
Enquanto aquele profissional que é reprovado em uma das etapas precisa repetir o processo com o intuito de obter a aprovação desejada.
Faça o registro no CFT após concluir a certificação por experiência
Um ponto extremamente importante de salientar é que após obter a certificação por experiência o profissional passa a ter o direito de fazer o registro no CFT.
E isso é importante para que sua atuação seja completamente regular. Além disso, o registro viabiliza que possa assumir a responsabilidade técnica pelas atividades que desempenha.
Com o registro você poderá atuar de forma 100% legalizada. O que dá mobilidade para trabalhar em diferentes indústrias, contando com a sua expertise.
Além disso, poderá aproveitar que o órgão costuma fazer eventos de atualização profissional.
Dessa forma, é possível garantir que tenha acesso a oportunidades de construir networking. O que faz toda a diferença para que possa ter uma carreira marcada por sucessos.
Afinal, quando você tem bons relacionamentos profissionais e conhece pessoas de sua área, é possível aumentar expressivamente sua empregabilidade.
Outro ponto de extrema relevância é que você poderá fazer colegas, aprender com a experiência dessas pessoas e desenvolver parcerias estratégicas.
Portanto, é algo muito relevante para a sua carreira e que tende a beneficiar significativamente o seu cotidiano profissional.
Obtenha sua certificação com o suporte do CPET
Agora que sabe mais a respeito da certificação por experiência em automação, aproveite a expertise do CPET para que possa fazer seu processo de certificação.
Tendo em vista que, o certificado é válido em todo o país e é o próximo passo para o sucesso de sua carreira. Afinal, quando você documenta sua expertise na área, pode aproveitar a possibilidade de migrar de empresa e cargos, viabilizando que tenha uma boa oportunidade de crescimento.
Com suporte especializado e equipe experiente, nosso time é capaz de auxiliar em todo o processo de certificação.
Entre em contato conosco, inicie o processo e dê os próximos passos em sua jornada profissional. Afinal, é possível construir uma carreira de sucesso quando sua expertise é comprovada.
E o mercado de automação industrial reserva muitas oportunidades para profissionais que são especializados e experientes.