Passo a passo para conseguir um certificado em administração sem fazer curso

Sabia que você pode conseguir um certificado em administração sem fazer curso? É possível se tornar um técnico reconhecido pelo MEC sem iniciar um curso do zero.
Não se trata de jeitinho! É a melhor forma de ter seus conhecimentos na área avaliados e validados por um expert, que emitirá o seu certificado após atestar seus conhecimentos.
Dessa forma, quem já atua na área administrativa informalmente pode aproveitar a expertise na área e validar os próprios conhecimentos. Confira como é o passo a passo a seguir.
Certificação por competência em administração
A certificação por competência é um processo de validação de seus conhecimentos técnicos na área. O que faz toda a diferença para aquele profissional que acumulou anos de experiência prática, sem ter feito formação.
Afinal, é bastante comum que isso ocorra na área administrativa, onde profissionais se desenvolvem continuamente na carreira por meio de treinamento fornecido pela própria empresa.
No entanto, essa informalidade acaba impedindo que o profissional continue progredindo em termos de cargos na empresa.
Uma vez que, ele não é formado na área e não pode assumir a responsabilidade técnica por aquilo que faz. E é justamente por isso que sempre atua como auxiliar de um profissional com formação na área. Até mesmo quando já tem mais experiência e conhecimento do funcionamento da empresa que o profissional formado.
E esse contexto obviamente gera frustração para o profissional. Afinal, todas as pessoas almejam reconhecimento, promoções e oportunidades.
Por isso mesmo, investir na certificação tende a ser o melhor caminho para quem acumula os pré-requisitos necessários.
Quais são os pré-requisitos para conseguir um certificado em administração?
Não são todos os profissionais que simplesmente podem solicitar o documento e obter a certificação.
É preciso ter ao menos 2 anos de experiência comprovada na área, ter expertise em administração e comprovar seus conhecimentos por meio de documentos.
Além disso, é preciso ser maior de 18 anos e ter o ensino médio completo. Com o intuito de garantir que possa passar por todo o processo para obter o documento.
Quem não cumpre os requisitos mínimos tende a não conseguir obter a documentação, devido ao processo de certificação ser rigoroso.
Afinal, quando se tem uma instituição certificadora séria, é natural que o processo seja rigoroso, visando identificar se o profissional realmente tem expertise na área.
Por isso, se não há comprovação de sua experiência na área e você não tem expertise para ser aprovado na prova, é natural que não consiga o documento.
O que faz com que a recomendação seja iniciar o curso técnico do zero. O rigor da instituição é importante até mesmo para que seu certificado seja valorizado pelo mercado.
Vale a pena entrar em contato com instituições sérias, para que possa compreender como é o processo da empresa. Uma vez que, cada instituição tem a liberdade de estruturar seu processo de certificação.
Passo a passo para conseguir um certificado em administração
Se você já sabe que cumpre os pré-requisitos, é hora de conhecer o passo a passo para solicitar seu documento, confira:
Confira se cumpre os pré-requisitos mínimos
Comece identificando se você cumpre os pré-requisitos mínimos, para que possa dar início ao processo.
Quem não cumpre os pré-requisitos mínimos será desqualificado já na etapa de documentação.
Encontre uma instituição certificadora
É importante encontrar uma instituição certificadora séria. De modo que, possa conhecer o processo da instituição e dar início a sua jornada. O que fará com que você saiba exatamente quais são as etapas que precisará cumprir.
Também é necessário identificar que cada instituição é livre para estruturar seu processo. E que não são todas as instituições certificadoras que oferecem todos os cursos.
Por isso mesmo, é interessante observar qual instituição oferece certificação em administração e como é o processo. De modo que, tenha a oportunidade de se preparar corretamente.
Junte a documentação necessária
Após identificar os requisitos, é hora de juntar toda a documentação necessária para que possa comprovar sua experiência na área administrativa.
Não é recomendado usar somente a Carteira de Trabalho, afinal, não é um documento que detalha todas as atividades que você fez ao longo de sua jornada na área.
É preciso reunir relatórios assinados por você, a Carteira de Trabalho, documentos que detalham sua atuação na área e são assinados por seu superior na empresa.
De modo que, todos os documentos em conjunto comprovam não só a sua atuação na área administrativa ao longo dos últimos anos, como também os detalhes sobre o que fazia em seu dia a dia.
Afinal, é preciso entender e comprovar a sua expertise em administração. Por isso mesmo, quanto mais documentos oficiais você reunir, melhor.
Esses documentos devem ser disponibilizados para a equipe certificadora avaliar, com o intuito de que possa passar para a próxima etapa de avaliação.
Agende a entrevista técnica
Após a avaliação e aprovação de sua documentação, é hora de agendar a entrevista técnica. Que consiste em uma conversa com um especialista da área, que visa compreender seu grau de conhecimento em administração.
Portanto, é interessante se preparar. Especialmente se você é uma pessoa tímida que trava esse tipo de situação.
Afinal, é importante que você discorra com firmeza sobre os temas perguntados. Por isso, vale a pena estudar e se atualizar.
De modo que, possa identificar algumas perguntas que são comuns e se preparar para a avaliação. Justamente com o intuito de que possa se sair bem durante o processo, demonstrando suas reais capacidades técnicas.
O que é fundamental para que conquiste a aprovação e possa ter boas oportunidades de emprego na área.
Faça a prova técnica
Após a entrevista é hora de passar pela prova técnica que é escrita. A avaliação por escrito é uma prova convencional, que visa testar seus conhecimentos na área.
Tendo em vista que, é fundamental ter seus conhecimentos validados, com o intuito de que possa se tornar um técnico em administração com certificado válido.
Portanto, é preciso ser submetido à entrevista e também à prova técnica, visando ser aprovado nas duas etapas para que possa ter seus conhecimentos validados.
Receba seu certificado em administração
Após ser aprovado em todas as etapas do processo, é preciso aguardar alguns dias para que possa receber seu certificado.
O documento é válido em todo o território nacional, reconhecido pelo MEC e pelo mercado de trabalho. Viabilizando a construção de uma carreira repleta de oportunidades formais.
O que acontece se for reprovado em alguma das etapas?
É possível que o candidato seja reprovado na prova técnica ou na entrevista com especialista.
Nesses casos, é comum ter mais uma oportunidade de fazer aquela etapa. Para evitar que isso ocorra recomendamos que estude e se atualize antes das provas.
Além disso, se ocorrer é útil usar a experiência para entender o que é perguntado e efetuar o processo com mais expertise.
Uma vez que, você poderá repetir a prova, viabilizando que conquiste a aprovação na segunda oportunidade.
O que faz toda a diferença para que possa ter oportunidade de garantir que conquistará a sua aprovação.
Afinal, é natural que o profissional atue com algumas vertentes da administração durante as suas rotinas. O que viabiliza que esqueça outros conhecimentos ou não tenha tanta profundidade em todas as áreas da formação administrativa.
Por isso mesmo, é dada uma segunda oportunidade para que o profissional possa estudar e se atualizar entre a primeira oportunidade e segunda oportunidade de prova.
Aspecto que é importante até mesmo para que o profissional domine novos conhecimentos. Portanto, é válido aproveitar as mais variadas oportunidades.
Com o intuito de que possa conquistar o documento e aproveitar todas as oportunidades que ele oferece para a sua carreira.
Terei as mesmas oportunidades de quem fez um curso do zero?
Além de saber o passo a passo, é interessante observar que o profissional que conquista a certificação por competência te dá a mesma qualificação que um profissional que faz o curso técnico do zero.
Tendo em vista que, o curso técnico e a certificação garantem uma documentação com a mesma validade. Ambos são certificados autorizados pelo MEC, além disso, são reconhecidos pelo mercado.
Portanto, o profissional terá as mesmas oportunidades que um aluno que fez o curso técnico em administração do zero.
O que contribui para que seja possível aproveitar inúmeras oportunidades de trabalho na área administrativa.
Faça sua certificação por competência com o CPET
Agora que você já sabe o passo a passo para conseguir um certificado em administração sem fazer curso técnico do zero, comece o processo.
O CPET é uma instituição certificadora experiente, com equipe qualificada que te auxilia em todo o processo.
Aproveite a oportunidade de fazer a sua certificação com uma equipe que é respeitada pelo mercado.
Obtenha um certificado reconhecido pelo MEC e válido em todo o território nacional, contando com suporte necessário durante todo o processo de certificação.
Entre em contato conosco e inicie o processo de certificação por competência em administração para sair da informalidade. Atuando de forma totalmente regular é possível ter excelentes resultados em sua carreira.