Como montar um portfólio para comprovar experiência em Segurança do Trabalho

Está em busca de montar um portfólio para comprovar experiência em Segurança do Trabalho? Montar um portfólio é importante não apenas para o processo de certificação por competência.
É necessário ter um bom portfólio também para que possa conquistar clientes demonstrando as suas habilidades na área.
Por isso mesmo, nós trouxemos todos os detalhes para te ajudar a montar um portfólio para comprovar experiência em segurança do trabalho.
Como montar portfólio para comprovar experiência em segurança do trabalho?
O processo de montar portfólio para comprovar sua experiência em segurança do trabalho é mais simples que imagina, para tal, é preciso:
Defina o objetivo de seu portfólio
Antes de mais nada, é importante ter clareza de que o portfólio tem a finalidade de comprovar sua experiência prática e competências na área de segurança do trabalho para fins de certificação profissional.
O que já restringe o tipo de conteúdo que será utilizado na montagem do portfólio. Tendo em vista que, é preciso selecionar os seus trabalhos em diferentes frentes de atuação, mostrar o período no qual atuou com sua expertise em segurança do trabalho.
Portanto, tenha clareza de qual é o seu objetivo, visando garantir que possa organizar seus documentos.
Selecione uma ferramenta para montar seu portfólio
É importante fazer uso de uma boa ferramenta para montar seu portfólio. É possível utilizar o portfólio físico, PDF, ou hospedar seu portfólio em plataformas online.
Seja qual for o formato escolhido, é importante analisar quais são as vantagens de utilizar o formato.
Tendo em vista que, cada ferramenta tem seus pontos fortes e pontos fracos. Analisando a opção que facilita o cotidiano é possível usar o portfólio para que comprove sua experiência.
Além disso, também é importante considerar que o portfólio pode ser enviado para potenciais contratantes. O que viabiliza que essas pessoas conheçam sua expertise na área e descubram o que você é capaz de fazer.
Por isso mesmo, escolha uma plataforma que facilite o compartilhamento de informações e viabilize boas oportunidades.
Afinal, a carreira como técnico requer que o profissional seja capaz de demonstrar suas habilidades e competências para os mais variados contratantes.
Apresente e contextualize a sua experiência na área
Em seu portfólio é importante contextualizar uma breve apresentação pessoal. Dessa forma, poderá deixar claro quais são seus objetivos profissionais e sua filosofia de trabalho na área.
Outro ponto relevante é que você deve deixar claro qual foi a sua atuação em cada projeto apresentado. Uma vez que, é natural que no contexto da segurança do trabalho o profissional sem certificação preste suporte a quem tem formação na área.
O que faz com que seja importante deixar clara a sua atuação, com o intuito de que comprove a expertise na área provando como contribui para aquele projeto especificamente.
Selecione seus trabalhos e organize de forma cronológica
Para a estruturação de seu portfólio, não se esqueça de escolher os documentos e evidências que demonstram a sua atuação na área. Disponibilize dados como:
- Relatórios de inspeções de segurança;
- Programas de prevenção e treinamentos realizados;
- Registros de auditorias internas e externas;
- Análises de riscos e medidas corretivas implementadas;
- Fotos, certificados de cursos, e documentos oficiais que comprovem sua atuação prática.
Não se esqueça de priorizar aqueles trabalhos em que a sua atuação tem um impacto claro no resultado obtido.
Além disso, deixe claro quais foram os resultados obtidos, através de relatórios detalhados que comprovam a sua atuação.
Quanto mais informações o seu portfólio disponibiliza, maiores são as chances de comprovar a sua expertise e obter o certificado desejado.
Documente os detalhes sobre cada projeto
Em cada trabalho incluído em seu portfólio, tenha o cuidado de deixar claro qual é o objetivo da ação ou projeto, sua participação e quais foram as responsabilidades assumidas.
Além disso, deixe claro quais são os resultados alcançados, como a redução de acidentes, melhorias implementadas e atuação em conformidade com as normas.
Outro ponto relevante é evidenciar detalhes que comprovam a sua atuação, como relatórios, depoimentos de colegas, fotos e certificados.
O que contribui para que você possa ter maior facilidade de demonstrar a experiência na área. Para que possa obter seu certificado de técnico em segurança do trabalho por experiência.
Inclua seu currículo e cursos feitos na área
Não ter feito o curso técnico em segurança do trabalho do zero não significa que não tenha estudado nada relacionado à área.
Por isso, tenha o cuidado de incluir em seu portfólio os cursos livres que tenha feito na área. De modo que, deixe claro sua dedicação ao longo dos anos, para que possa documentar toda a sua expertise em segurança do trabalho.
As qualificações relevantes para a área contribuem para demonstrar a sua dedicação ao mercado no qual atua.
Organize o portfólio de forma lógica
Deixe claro em todas as páginas de seu portfólio quais foram os trabalhos mais relevantes. Use títulos claros, faça legendas explicativas e evidencie os resultados de seu trabalho.
Procure manter uma organização lógica, podendo adotar a exibição de seus trabalhos de forma cronológica.
Um documento com aspecto profissional faz toda a diferença para que possa transmitir a sua autoridade na área.
Compartilhe o documento
Após revisar seu portfólio, é hora de compartilhar seu portfólio com a instituição certificadora. O objetivo é comprovar a sua experiência usando o documento e os demais documentos solicitados.
Afinal, contratos, carteira de trabalho e outros documentos são essenciais para atestar que tudo aquilo descrito em seu portfólio é real.
O objetivo é comprovar por meio de documentação que realmente acumula o tempo mínimo de experiência na área para que possa iniciar o processo de certificação.
Uma vez que, é necessário cumprir o requisito de experiência mínima de 2 anos na área para que possa ter suas habilidades certificadas.
Outro ponto extremamente relevante de observar é que você também pode optar por compartilhar o documento com pessoas próximas visando pedir opinião. Afinal, o que é lógico para você pode não fazer sentido para terceiros.
Por isso, é interessante ter opiniões, com o intuito de que se possa ter certeza de que o documento cumpre o objetivo.
A carteira de trabalho é suficiente para comprovar experiência em segurança do trabalho?
A Carteira de Trabalho (CTPS) é um documento importante para comprovar experiência profissional em segurança do trabalho.
Uma vez que, registra formalmente os vínculos empregatícios, cargos e datas em que o profissional esteve em cada função.
Todavia, é importante compreender que a CTPS sozinha não comprova detalhadamente as competências específicas do profissional. Por isso, o portfólio é um documento tão essencial em processos de certificação por competência.
Outros documentos que podem ser utilizados durante o processo são:
- Declarações do empregador, em papel timbrado e assinadas pelo setor de Recursos Humanos, detalhando as atividades exercidas, o cargo e o período de trabalho.
- Relatórios, certificados de treinamentos, programas e projetos realizados na área, que demonstrem a prática efetiva e os resultados alcançados.
Portanto, a carteira de trabalho é um dos documentos essenciais, mas o ideal é complementá-la com declarações formais e outras evidências que comprovem suas habilidades e experiência prática em segurança do trabalho, especialmente para processos de certificação por competência, onde se requer comprovação detalhada das atividades desenvolvidas em sua carreira.
Afinal, o objetivo é que as instituições só emitam certificado para aqueles que realmente comprovem expertise na área.
Certificação por competência e registro no Conselho de Classe
Um aspecto importante que todo profissional que deseja atuar como técnico em segurança do trabalho deve estar atento é que é necessário fazer seu registro no conselho de classe.
Após obter o certificado de experiência na área, o profissional terá o direito de realizar o registro no conselho de classe.
Aspecto que é importante para que possa atuar em total regularidade. Uma vez que, o registro é essencial para ter o direito de assinar como responsável legal pelos projetos nos quais atua.
Afinal, o técnico precisa estar com toda a documentação regularizada para que possa atuar na área.
Além disso, o conselho de classe promove cursos, atualizações e momentos que são relevantes para fazer networking. O que é indispensável para que possa ter acesso a boas oportunidades.
Tendo em vista que, o networking é uma ferramenta poderosa para a carreira e dá acesso a boas oportunidades.
Conte com o CPET para certificar sua experiência em segurança do trabalho
Aproveite a possibilidade de contar com o CPET para certificar sua experiência em segurança do trabalho.
Entre em contato com a nossa equipe, conheça o processo de certificação por experiência e dê início ao próximo passo em sua carreira.
Ter suporte especializado e uma equipe experiente te auxiliando faz toda a diferença para que possa comprovar sua expertise na área.
É possível ter excelentes resultados contando com um diploma técnico por experiência, para que possa acessar novas oportunidades.
Afinal, um técnico com toda a documentação regular pode aproveitar inúmeras oportunidades de emprego.
Com acesso a boa empregabilidade, aproveite a certificação para que construa uma jornada de avanço profissional, usufruindo de inúmeras possibilidades disponíveis na área da segurança do trabalho.