Agrimensura e Topografia: Qual a diferença?

Sabia que agrimensura e topografia não são sinônimas? É comum confundir os dois termos mesmo quando se é estudante da área. Todavia, o agrimensor é um profissional com expertise diferente do topógrafo.
E é justamente por isso que trouxemos todos os detalhes para te explicar a diferença entre as nomenclaturas, para que te ajude a entender a dinâmica de cada profissão. Entenda todos os detalhes a seguir para que possa tomar boas decisões para sua carreira.
O que é topografia?
Para que não fiquem dúvidas, a topografia é a área de formação que permite a descrição exata a minuciosa de um lugar, capacitando o profissional para descrever os relevos de regiões.
Um profissional especializado em topografia domina o estudo de mapas, realizado na cartografia. Por isso, é uma atividade muito antiga e difundida e que é a base para a execução de projetos e obras.
Afinal, seja para construir uma rodovia, um edifício, aeroporto ou até um sistema de água e esgoto, o profissional precisa primeiramente conhecer a região, para que possa desenvolver um projeto que aproveita o terreno da melhor forma.
É a partir do conhecimento da área que se pode construir com eficiência, aproveitando a região para extrair o melhor do terreno onde o projeto será executado.
Um topógrafo é um profissional que determina o contorno, dimensão e posição relativa da localidade. Por isso, o profissional entende detalhadamente a superfície terrestre, o fundo do mar e o interior de minas, por exemplo.
Para realizar o trabalho, o topógrafo utiliza métodos e instrumentos que assegurem a implantação de uma obra ou serviço no terreno que está avaliando.
O que é a agrimensura?
Diferentemente da topografia, a agrimensura utiliza conhecimentos de geomática para realizar o gerenciamento de dados espaciais.
Atualmente é possível se formar em técnico em agrimensura ou engenheiro em agrimensura. Os profissionais que desenvolvem atuação em agrimensura estão aptos para lidar com a regularização fundiária, loteamento, desmembramento de terrenos, parcelamento, mudança de titularidade e reservas legais de áreas.
Por isso, o agrimensor é um profissional que tem sua atuação desde o período do Egito Antigo, na época em que era responsável por determinar qual faixa de terreno pertencia a cada pessoa.
A agrimensura é uma atuação mais ampla quando comparada com a topografia. Um bom agrimensor é um profissional que usa instrumentos de topografia para chegar aos resultados pretendidos. Como é o caso da definição de qual área do terreno é de cada proprietário.
Portanto, todo profissional de agrimensura precisa ter domínio de ferramentas de topografia, usando instrumentos da área para auxiliar nos trabalhos.
O técnico em agrimensura pode realizar levantamentos topográficos, geodésicos e cartográficos.
Justamente por ter habilidades relacionadas à área de topografia, é comum que pessoas leigas confundam a agrimensura com a topografia.
Topografia e agrimensura não são a mesma coisa
Para que fique claro de uma vez por todas, a agrimensura é uma ciência mais ampla, que aborda conhecimentos de topografia e também de geodésia.
Enquanto a topografia é uma ciência que pode ser estudada separadamente, sem que o profissional que atua como topógrafo obrigatoriamente domine conhecimentos de agrimensura.
Portanto, é interessante analisar as diferenças e as possibilidades, com o intuito de que o profissional possa escolher a formação que é mais alinhada para seus objetivos e preferências.
Uma vez que, as diferenças são significativas. E quem busca uma formação na área, precisa justamente compreender as diferenças aplicadas ao mercado de trabalho para que possa tomar a melhor decisão para seu futuro.
Como escolher a formação ideal entre agrimensura e topografia?
Para quem busca uma formação, é importante analisar uma série de detalhes no comparativo entre a agrimensura e topografia. Uma vez que, são aspectos que vão impactar diretamente na rotina do profissional, confira a seguir:
1. Entenda o objetivo de carreira e seu perfil pessoal
É indispensável analisar qual é o seu objetivo de carreira e seu perfil pessoal. Tendo em vista que, são aspectos que interferem diretamente na sua escolha. Uma vez que, profissionais que buscam acesso a inúmeras possibilidades ao longo da carreira buscam formações mais amplas, como a agrimensura, que oferece um leque de possibilidades maior.
Enquanto aqueles que são apaixonados por cartografia, tendem a se interessar pela topografia. Uma vez que, é uma área de atuação alinhada às habilidades naturais do aluno.
Portanto, é interessante analisar qual é o seu objetivo de carreira e perfil profissional, com o intuito de que possa escolher uma formação na qual se sentirá satisfeito.
Afinal, é importante que a carreira esteja alinhada aos objetivos individuais, para que a pessoa tenha maior facilidade de construir sua jornada profissional. Quando se tem uma carreira alinhada com as habilidades individuais, é mais fácil construir uma jornada de sucesso.
2. Observe o mercado na sua região
É natural perceber que existem diferenças significativas entre as carreiras nas diferentes cidades do país. Por isso, é interessante analisar em sua região qual é a carreira mais bem remunerada e com mais vagas disponíveis.
Muito embora seja algo que muda com o passar dos meses, é interessante analisar se a carreira de agrimensor é mais promissora ou se a carreira de topógrafo tem mais oportunidades em sua região.
Dessa forma, é possível identificar aquele curso que trará maior empregabilidade. Afinal, mesmo quem sonha em empreender na área de formação deve focar em adquirir conhecimento prático por meio da carreira CLT.
Se desenvolver como técnico atuando na área ajuda a entender a rotina, compreender as demandas e possibilita que o profissional se prepare para abrir um negócio de sucesso.
Justamente por viabilizar a construção de networking, possibilitar vivência prática da carreira e acesso aos desafios diários de um profissional de agrimensura ou topografia.
3. Comparativo de salários
É indispensável que o estudante faça uma análise minuciosa de salários na região em que reside. Dessa forma, terá a oportunidade de escolher uma carreira alinhada aos seus objetivos financeiros.
Em geral, a agrimensura é uma área mais bem remunerada que a topografia. E isso está intimamente relacionado ao fato de que o agrimensor é um profissional com conhecimentos mais amplos.
Por isso mesmo, é natural que exista significativa diferença de salário, que impacta diretamente na qualidade de vida do profissional. Afinal, quem ganha mais tende a ter acesso a um estilo de vida melhor que os profissionais com remunerações mais baixas.
Portanto, vale a pena analisar o aspecto econômico na hora de decidir qual é a formação mais indicada para o seu futuro.
4. Avalie as possibilidades de futuro acadêmico
Para quem está considerando fazer um curso técnico, é importante perceber que após alguns anos atuando no mercado será necessário se atualizar profissionalmente. Bem como, é útil que o profissional continue estudando, fazendo cursos de nível superior e especializações.
Por isso mesmo, é importante considerar que a agrimensura é uma área de atuação com maior gama de possibilidades enquanto a topografia é mais restrita.
Diante disso, vale a pena comparar as possibilidades de formação futura, para que o profissional tenha maior facilidade de construir sua carreira em constante evolução.
Afinal, continuar estudando é interessante para que o aluno possa se tornar um profissional diferenciado, com conhecimento técnico e aprendizado contínuo.
5. Objetivo profissional
Muito embora a agrimensura seja um conhecimento mais abrangente, é interessante saber que a topografia é um conhecimento relevante para quem tem objetivo de trabalhar na construção civil.
Enquanto a agrimensura é uma área que está mais voltada para atividades que envolvem agronegócio, mineração, energia ou demanda por georreferenciamento rural.
Sabendo em qual área deseja trabalhar, é possível tomar uma decisão bem-informada, que beneficia a sua jornada. Afinal, conseguirá definir qual é a carreira que almeja para seu futuro com base em suas expectativas profissionais.
São áreas promissoras ou serão rapidamente substituídas pela tecnologia?
É natural ter dúvidas com relação ao futuro da profissão, seja a topografia ou a agrimensura. Em especial, por causa do avanço tecnológico recente que vem acelerando a substituição de profissionais em atividades repetitivas por máquinas e automações.
Com longo histórico na civilização, a topografia e agrimensura são atividades laborais que demandam a expertise de um profissional com análise crítica e boa capacidade de produzir relatórios detalhados.
Por isso mesmo, é indispensável perceber que são áreas que continuarão mantendo a relevância do profissional. Contudo, para ser bem remunerado e se destacar é necessário dominar o uso de ferramentas digitais que estão sendo inseridas no cotidiano do topógrafo e agrimensor.
Graças à evolução tecnológica, os profissionais precisam dominar as ferramentas, com o intuito de que possam facilitar a dinâmica de execução do trabalho.
Outro fator relevante de observar é que ao absorver o uso de novas ferramentas e tecnologias, o profissional consegue ter uma dinâmica de trabalho mais eficaz. Dessa forma, consegue otimizar o próprio tempo e performance durante o expediente.
Ambas as profissões continuarão existindo ao longo dos próximos anos, com a incorporação de novas tecnologias que facilitam a dinâmica de trabalho.
Ambos oferecem a possibilidade de empreender?
É interessante observar que os profissionais formados em topografia ou agrimensura, podem empreender.
Em ambos os casos, é viável oferecer serviços como o georreferenciamento rural, loteamentos, apoio em obras civis e consultoria fundiária.
Aspecto que faz toda a diferença para que o profissional use suas habilidades e conhecimentos técnicos para prestar serviços. O que faz com que seja possível construir uma jornada de sucesso, abrindo um negócio que seja lucrativo.
Profissionais que usam suas habilidades para empreender conseguem usufruir de uma jornada de sucesso. Inclusive, é possível começar a empreender sem deixar a atuação CLT de lado. Justamente para que possa construir o próprio negócio aos poucos, garantindo maior estabilidade antes de abandonar a segurança de ser contratado.
Quem busca empreender para ganhar mais deve ser cauteloso e estruturar o negócio de forma estratégica e visando a evolução contínua.
Formação técnica versus ensino superior na topografia e agrimensura
Outro ponto interessante de observar é o caminho que o estudante percorre para se formar na área de topografia e de agrimensura.
Em geral, a formação técnica disponível no mercado é na área de agrimensura. Portanto, vale a pena considerar que é mais comum existir um curso técnico em agrimensura, enquanto o curso técnico em topografia costuma ser uma formação mais difícil de encontrar no mercado.
Geralmente os cursos da área de topografia são cursos de qualificação profissional, que não se encaixam na modalidade técnica reconhecida pelo MEC.
Vale a pena observar a sua região e avaliar quais são as oportunidades de formação, com o intuito de que possa escolher o curso mais alinhado aos seus objetivos.
Por meio da formação técnica é possível concluir o curso com rapidez, viabilizando que o profissional adquira as habilidades necessárias para que possa se inserir no mercado de trabalho.
Ao concluir a formação EAD em 6 a 12 meses, o profissional poderá começar a atuar como técnico, se regularizando junto aos órgãos fiscalizadores para que seja possível construir uma carreira de sucesso, se inserindo no mercado com agilidade.
O que é diferente de escolher uma formação de ensino superior, que costuma demandar anos de dedicação ao ensino para que possa obter o diploma e começar a atuar regularmente na área.
Além disso, a formação técnica e a formação de ensino superior oferecem a possibilidade de se colocar no mercado para efetuar estágios. Aspecto que contribui para que possa adquirir experiência prática
Faça o curso técnico em agrimensura com a qualidade CPET
Agora que já sabe a diferença entre agrimensura e topografia, aproveite a possibilidade de fazer a sua formação técnica com a qualidade CPET.
Tendo em vista que, a formação técnica em agrimensura é uma excelente oportunidade para aqueles que buscam um curso que ofereça boas oportunidades de trabalho.
Aproveite a possibilidade de fazer a sua matrícula hoje mesmo, com o intuito de dar início a sua jornada de qualificação para que possa ter acesso a excelentes oportunidades de trabalho.
O curso técnico em agrimensura CPET é reconhecido pelo MEC, viabilizando que sua formação ofereça a possibilidade de atuar em todo o país, usufruindo de excelentes remunerações e construção de uma carreira de sucesso na área escolhida.