Diferença entre certificação por competência e curso técnico em Segurança do Trabalho

Marketing CPET • 15 de agosto de 2025
Diferença entre certificação por competência e curso técnico em Segurança do Trabalho

Quer saber todos os detalhes sobre a diferença entre certificação por competência e curso técnico em segurança do trabalho?


Nós já te adiantamos: ambos são profissionais reconhecidos pelo MEC e pelo mercado de trabalho. Contudo, a forma de obtenção do reconhecimento é diferente para cada um.


E é justamente por isso que você precisa compreender as diferenças, com o intuito de que possa tomar decisões que favoreçam seu futuro profissional. Uma vez que, ter seus conhecimentos reconhecidos faz a diferença em sua carreira.


Certificação por competência e curso técnico em Segurança do Trabalho: duas formas de obter reconhecimento do MEC


É interessante saber que tanto o profissional certificado por competência quanto aquele que fez o curso técnico em segurança do trabalho do zero são reconhecidos legalmente pelo MEC.


E é justamente por isso que os dois podem disputar os mesmos cargos, seja na iniciativa privada ou em concursos públicos.


Portanto, a principal diferença entre a certificação por competência e o curso técnico em segurança do trabalho é justamente o ponto de partida.


Uma vez que, o profissional que faz a certificação por competência já trabalha na área e acumula experiência. Enquanto aquele que inicia o curso técnico do zero é um profissional que não possui expertise na área de segurança do trabalho.


Dessa forma, o estudante se desenvolve durante a formação, viabilizando que possa adquirir todos os conhecimentos necessários para atuar na área desejada.


Curso técnico em segurança do trabalho


Para que saiba as diferenças entre certificação por competência e curso técnico, nós vamos começar explicando o que é o curso.


Ideal para profissionais que querem mudar de carreira e jovens que estão concluindo o ensino médio, o curso técnico em segurança do trabalho é uma formação completa.


Ao longo do material que é oferecido pelo CPET na modalidade EAD, o aluno tem todo o suporte necessário para desenvolver suas competências na área.


O que é fundamental para que possa ser um excelente técnico, que domina os conhecimentos necessários para atender empresas de diferentes portes e segmentos. Afinal, são negócios que precisam de uma documentação que comprova que estão atuando dentro da legislação trabalhista.


Um técnico em segurança do trabalho é o profissional responsável por analisar a empresa e seu cotidiano, identificando melhorias que são necessárias para que o espaço seja mais seguro. Dessa forma, é possível minimizar riscos de acidentes durante o expediente.


Portanto, vale a pena fazer a formação na área, com o intuito de que possa construir uma carreira no setor. Indústrias, bancos e grandes empresas dos mais variados nichos contratam técnicos. Justamente para que possam fazer as adequações necessárias no ambiente laboral.


Quanto tempo demora o curso técnico iniciado do zero?

É interessante saber que o curso técnico em segurança do trabalho pode ser cursado na modalidade EAD ou presencial. E isso, obviamente, impacta diretamente no tempo de duração do curso.


A modalidade EAD pode ser concluída entre 6 e 12 meses, dependendo de qual é o tempo diário dedicado do aluno ao curso.


Enquanto a formação técnica presencial pode ser feita entre 12 e 18 meses, dependendo da instituição de ensino.


Uma vez que, o aluno precisará se encaixar no ritmo da turma, acompanhando os materiais disponibilizados a cada semestre.


Portanto, é indispensável considerar qual é a modalidade que melhor se encaixa em sua rotina. Afinal, alguns estudantes estão buscando uma qualificação para que possam ganhar mais. Todavia, já estão inseridos no mercado de trabalho formal. E nesses casos, a flexibilidade é extremamente importante.


Aqueles que ainda estão concluindo o ensino médio também podem aproveitar a flexibilidade do EAD para combinar com a jornada de estudos no colégio. Sempre com a ressalva de que o curso técnico só terá o certificado emitido após o aluno comprovar por meio de histórico escolar a conclusão do ensino médio.


Certificação por competência em segurança do trabalho

A certificação por competência em segurança do trabalho, por sua vez, é voltada para um público completamente diferente do curso técnico.


Uma vez que, é destinada para aqueles profissionais que já atuam na área, acumulam mais de 2 anos de experiência em segurança do trabalho e desejam certificar esses conhecimentos.


O objetivo de obter o documento é validar as habilidades que foram aprendidas na prática. Por isso, é impossível que uma pessoa que não atuou e não foi treinada na área consiga obter o certificado.


Tendo em vista que, durante todo o processo de certificação as habilidades técnicas são testadas e validadas. O objetivo é garantir que o certificado só será emitido para aqueles que verdadeiramente possuem habilidades técnicas na área.


Por isso, o processo é feito em etapas, comprovando os anos de atuação na área e se submetendo a avaliações.


De modo que, o profissional possa receber o certificado técnico por competência ao fim do processo, usufruindo de acesso a múltiplas possibilidades de atuação.


Afinal, após obter o diploma por competência o técnico terá exatamente o mesmo reconhecimento que aquele aluno que fez o curso do zero.


Ambos possuem validade em todo o território nacional e são certificados que abrem portas. Uma vez que, atestam a expertise do profissional.


Quanto tempo demora o processo de certificação?

É interessante saber que o processo de certificação pode durar apenas algumas semanas ou até 3 meses. Tudo depende de sua disponibilidade para cada etapa.


Uma vez que, o profissional precisa reunir os comprovantes de sua expertise na área, como Carteira de Trabalho, portfólio e documentos assinados que comprovam a atuação em projetos.


Dessa forma, terá passado pela etapa 1 que é a análise documental, comprovando sua expertise na área.


Portanto, é preciso aguardar o prazo de análise, agendar a entrevista e realizar a prova escrita. De acordo com a sua disponibilidade de tempo é possível concluir o processo com maior ou menor agilidade.


Além disso, é preciso considerar que se for reprovado em alguma das etapas, o processo fica mais lento. Por isso mesmo, é recomendado estudar e se atualizar para que possa concluir a certificação por competência com a máxima agilidade.


Direito de fazer o registro no Conselho de Classe


Outro ponto extremamente importante de observar é que tanto o profissional que fez o curso técnico do zero quanto o profissional que fez a certificação por competência em segurança do trabalho terão o direito de fazer o registro no conselho de classe.


Dessa forma, o profissional poderá atuar na área de segurança do trabalho formalmente, usando seus conhecimentos para auxiliar empresas.


Com o certificado de técnico e o registro no conselho de classe em dia é possível assinar a responsabilidade técnica na área em que atua. O que contribui para que o profissional possa atuar como CLT ou autônomo em segurança do trabalho.


As duas carreiras são bem remuneradas e vantajosas. E em ambos os casos o técnico é o responsável legal pelas medidas de segurança adotadas na empresa.


Por isso, é preciso saber exatamente o que está fazendo, para que possa promover segurança para os colaboradores atendidos. Afinal, acidentes de trabalho podem vir a ser fatais.


E é justamente por isso que o técnico em segurança do trabalho é tão importante para o bem-estar de colaboradores em todo o país.


Existe algum preconceito do mercado entre o técnico e o certificado por competência?


É natural ter receio de investir seu tempo e recursos e sofrer preconceito. Quando na realidade, os dois documentos são iguais e ambos possuem a mesma validade legal.


Aspecto que faz com que o profissional não possa sofrer nenhum tipo de preconceito no mercado. Na prática, é interessante perceber que o técnico é um profissional avaliado por sua competência na tarefa que precisa desempenhar.


Por isso, quanto mais experiente e conhecedor da área você é, melhor tende a ser sua empregabilidade. O que faz toda a diferença para que possa ter acesso a boas oportunidades profissionais.


Portanto, vale a pena investir em sua jornada de certificação por competência. Dessa forma, é possível garantir uma boa jornada profissional ao longo dos anos, possibilitando o avanço de sua carreira.


Conte com o CPET para fazer a sua certificação


Agora que já sabe mais detalhes sobre a diferença entre certificação por competência e curso técnico em segurança do trabalho, aproveite o suporte do CPET.


Tendo em vista que, o CPET te oferece a possibilidade de efetuar a certificação por competência, viabilizando que possa ter seus conhecimentos reconhecidos e certificados.


Aproveite a possibilidade de ter seus conhecimentos avaliados por especialistas, para que possa construir uma jornada de sucesso profissional.


Afinal, quando seus conhecimentos são reconhecidos pelo MEC e pelo mercado, é natural que tenha acesso a mais possibilidades ao longo de sua carreira.


Uma vez que, poderá utilizar seus conhecimentos para atuar em empresas de diferentes portes. Todos os contratantes que buscam técnico em segurança do trabalho almejam profissionais que possam assinar a responsabilidade técnica.


Por isso mesmo, investir na certificação por competência é o próximo passo de sua carreira, para que possa atender seus clientes e prestar um serviço confiável. Entre em contato conosco e comece o processo hoje mesmo.

Conheça nossos cursos de NR
Como comprovar experiência em gestão para obter um diploma técnico?
Por Marketing CPET 13 de agosto de 2025
Trabalhou em gestão ao longo dos últimos anos? Comprovar experiência em gestão para obter um certificado técnico pode ser uma excelente alternativa para que possa construir uma jornada profissional ascendente.
Certificação por competência ou Curso Técnico em administração: Qual o melhor para o mercado?
Por Marketing CPET 11 de agosto de 2025
Está com dúvidas sobre a diferença entre certificação em administração vs. diploma? É importante saber o que está mais alinhado ao que o mercado procura, com o intuito de que possa identificar qual é o melhor caminho para seu futuro profissional.
Certificação por competência ou Curso Técnico: qual o melhor caminho?
Por Marketing CPET 8 de agosto de 2025
É natural ter esse tipo de dúvida, especialmente quando não se conhece detalhes a respeito de cada metodologia para ser comprovadamente um técnico em automação industrial.
Vantagens da certificação por experiência para profissionais da construção
Por Marketing CPET 6 de agosto de 2025
Conhecer as vantagens da certificação por experiência para profissionais da construção poderá te ajudar a encontrar motivos para iniciar o processo.
Vale a pena fazer um curso técnico ou certificar-se por experiência?
Por Marketing CPET 4 de agosto de 2025
Está na dúvida se vale a pena fazer um curso técnico ou certificar-se por experiência? É comum ter essa dúvida quando o profissional já tem alguma experiência na área em que busca a formação ou quando não tem informações suficientes sobre o que ocorre em cada processo.
Quanto tempo leva para obter um diploma de técnico por competência?
Por Marketing CPET 1 de agosto de 2025
Quer saber tudo sobre obter um diploma de técnico por competência? É importante conhecer o passo a passo para que possa identificar se está de acordo com o prazo.
5 mitos sobre certificação por competência que você precisa saber
Por Marketing CPET 30 de julho de 2025
Existem alguns mitos sobre certificação por competência que acabam circundando o universo daqueles que buscam o reconhecimento de suas habilidades já adquiridas ao longo da carreira.
5 Cargos em logística que aceitam certificação por experiência
Por Marketing CPET 28 de julho de 2025
Sabia que existem vários cargos em logística que aceitam certificação por experiência? Usar esse documento para dar o próximo passo em sua carreira é uma decisão que pode valorizar significativamente sua jornada profissional.
NRs que exigem certificação: como comprovar sua competência em Segurança do Trabalho
Por Marketing CPET 24 de julho de 2025
Algumas Normas Regulamentadoras (NRs) não apenas tratam da segurança do trabalho, mas exigem diretamente a presença de um Técnico em Segurança do Trabalho (ou outro profissional especializado, como Engenheiro de Segurança) em determinadas situações na empresa.
Mais Posts