fbpx

Soft Skills: 5 Dicas para alavancar sua carreira

Hoje em nosso post vamos falar de Soft skills. Você sabia que esses são características que não se encontram na formação acadêmica, mas ajudam o candidato ao emprego? E, os Soft skills é um termo coloquial para descrever qualquer habilidade social, técnica ou pessoal que beneficie uma organização.

Soft Skills: 5 Dicas para alavancar sua carreira

  • O que são Soft skills e por que são importantes?
  • Como desenvolver suas próprias Soft skills?
  • Exemplos de como você pode usar suas Soft skills no local de trabalho
  • Maneiras de melhorar seu Soft skills para o trabalho
  • A importância de ter um conjunto diversificado de Soft skills em vez de apenas um ou dois tipos?

Um bom exemplo seriam as habilidades necessárias para trabalhar com outras pessoas e se destacar na equipe. Dito isso, veja agora desenvolver as Soft skills para alavancar sua carreira.

Boa leitura!

O que são Soft skills e por que são importantes?

Pessoas no mundo todo estão sempre em busca de um trabalho. Ao passo que você nunca sabe quando você vai precisar mudar seu corpo, mas aumente sua capacidade para o mercado de trabalho na próxima hora! Soft skills incluem as habilidades que determinam os níveis dos outros e comunicativas, relacionais é essencialmente tudo sobre ser uma boa companhia para alguém.

Aliás, muitas entrevistas acabaram antes da primeira pergunta, que é uma das razões pelo qual está tão importante para aqueles procurando um emprego. Por isso a importância de melhorar as Soft skills no trabalho e fora dele! Os resultados são sempre fantásticos se você quer conquistar ou manter um bom emprego.

Dessa forma, tendo as Soft skills, você pode entrar e se manter da melhor forma no mercado de trabalho e ser bem-sucedido sempre.

Como desenvolver suas próprias Soft skills?

Soft skills são um recurso valioso no local de trabalho de hoje. Quer você precise se destacar entre seus colegas ou aperfeiçoar os conceitos básicos de interação com outras pessoas, sempre há algo novo para aprender, e pessoas que podem fazer isso melhor do que você!

Pegando emprestado seus métodos e praticando o que eles dizem que funciona melhor para eles, todos nós temos a oportunidade de melhorar nossas vidas ao cumprir outras metas além do trabalho. Aprender sobre a própria personalidade é um bom começo para se desenvolver as Soft skills.

O que define suas habilidades particulares? Que tipos de pessoas você tem mais dificuldade em lidar com? Quanto tempo eu preciso dedicar às minhas amizades, ou qual é o meu nível de extroversão no trabalho?

Qualquer objetivo será enfrentado melhor quando você sabe onde está indo primeiro. Uma boa forma de aprender sobre si mesmo é fazer um teste de personalidade. Uma das formas mais populares é o Myers-Briggs Type Indicator (MBTI).

Este teste indica se você tem características introvertidas, extrovertidas, sensorial ou intuitivas e como isso afeta os relacionamentos interpessoais no trabalho.

Para cada perfil de psicologia existem maneiras específicas para melhorar a capacidade social: por exemplo, os que têm tendência à introversão podem ter dificuldades de expressão verbal.

Exemplos de como você pode usar suas Soft skills no local de trabalho

Exemplos de como você pode usar suas Soft skills no local de trabalho

Não importa se você é um grande contador, escritor ou atendente. Aprenda a usar suas Soft skills para inspirá-lo no local de trabalho e ganhar mais dinheiro com isso!

Tudo começa em fazer uma listagem completa do que você tem êxito na vida profissional, afinal, todos nós possuímos alguma capacidade positiva inata; claro que há exceções à regra!

Dito isso, veja abaixo exemplos de como você pode usar suas Soft skills no local de trabalho:

  • Se você for um gerente ou chefe de uma empresa, promova um dia sem celular! Assim os funcionários se concentram nas tarefas em vez dos aparelhos;
  • Comunique a importância do esforço individual para o grupo e motive as equipes por meio da promoção da competitividade saudável entre colegas, estímulo à autonomia na tomada de decisões sobre rotina diária e comprometimento;
  • Ofereça opções de refeição saudável para seus funcionários, o que ajuda na prevenção da doença cardiovascular.

Maneiras de melhorar seu Soft skills para o trabalho

Acompanhe uma exemplos de formas para melhorar seu Soft skills para o trabalho:

  • Utilize as palavras para estimular a produtividade, use o “Ei, você vai conseguir isso!” como uma ferramenta positiva de gestão.
  • Seja elogioso e compartilhe sucessos; dê feedbacks rápidos e construtivos em vez dos negativos que podem fazer um funcionário se sentir estigmatizado, frustrado ou desmotivado.
  • Saiba que não existem dicas únicas para estimular as pessoas; cada indivíduo tem necessidades específicas que podem variar conforme sua posição na empresa, seu histórico profissional etc.
  • Não tenha medo de fazer uma brincadeira! Arrume um campeonato interno com prêmios por melhor desenvolvimentos nas competências necessárias para o trabalho.

A importância de ter um conjunto diversificado de Soft skills em vez de apenas um ou dois tipos?

A importância de ter um conjunto diversificado de Soft skills em vez de apenas um ou dois tipos

Em vez de esperar que as pessoas tenham apenas um tipo de habilidade social, é necessário ter uma variedade para lidar com todos os desafios sociais. Em outras palavras, ter diversidade de Soft skills é importante para sucesso acadêmico, profissional e social.

Aprender a escutar atentamente as pessoas em vez do que dizem ou pensam sobre ela, saber falar com confiança na frente da sala cheia sem ter medo dos olhares desconfiados, estes são apenas alguns exemplos de possíveis vantagens extras colocadas à disposição por um conjunto variado de Soft skills.

O que você achou desse post? Deixe um comentário aqui compartilhando suas experiências ou dúvidas, irei adorar lhe responder! Boa sorte e até mais!

Agora é com você! Aproveite para conferir os cursos técnicos EAD do CPET.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
18 de junho de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa