O que são as Normas Regulamentadoras e por que são importantes?

Marketing CPET • 5 de março de 2025
O que são as Normas Regulamentadoras e por que são importantes?

Já ouviu falar sobre Normas Regulamentadoras (NR)? Elas foram desenvolvidas por especialistas e precisam ser seguidas para que a empresa possa promover um ambiente de trabalho seguro.


Os profissionais necessitam conhecer as NRs e adotar todos os cuidados orientados, com o intuito de evitar acidentes e promover um ambiente de trabalho seguro para todos.


Diante disso, nós trouxemos mais detalhes sobre o que são Normas Regulamentadoras, os motivos pelos quais elas são importantes e quais profissionais são impactados por elas. Confira tudo a seguir e promova a segurança em sua rotina de trabalho.


O que são as Normas Regulamentadoras?


As Normas Regulamentadoras são regras estabelecidas pela Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP) para estabelecer direitos, deveres e obrigações de empregadores e colaboradores.


O objetivo ao estabelecer Normas Regulamentadoras é que elas possam ser aplicadas no cotidiano de trabalho de diferentes setores que movimentam a economia nacional.


Dessa forma, os empresários garantem que os colaboradores atuem com excelência e que estejam seguros em todo o expediente. Enquanto os profissionais da empresa possuem o importante dever de utilizar os equipamentos que são fornecidos para um expediente seguro.


Afinal, de nada adianta a empresa cumprir seu dever e disponibilizar os equipamentos de proteção individual (EPIs) e a equipe desrespeitar a orientação de uso.


Qual a importância das normas regulamentadoras?


É interessante perceber que as normas regulamentadoras visam promover um ambiente de trabalho mais seguro para diferentes classes de trabalhadores.


Em outras palavras, são regras que visam o bem-estar de todos, minimizando os riscos de acidentes que possam vir a ser fatais.


Por isso mesmo, é indispensável que a empresa tenha um técnico de segurança do trabalho que avalie o ambiente e possa adotar todas as medidas de segurança necessárias.


O objetivo é que sejam adotadas mudanças no ambiente e o uso de EPIs para que os colaboradores possam estar mais seguros durante todo o expediente.


Aspecto que faz a diferença para evitar acidentes que possam ser graves e até mesmo fatais. Infelizmente um dos setores do país que mais relata acidentes é o da construção civil, dada a natureza das atividades desempenhadas.


Muitos dos acidentes chegam a ser fatais, justamente por causa da queda de locais altos, uso de equipamentos pesados e outras dinâmicas comuns da rotina de trabalho no setor.


Quando ocorre um acidente fatal as condições de trabalho são investigadas e se a empresa não forneceu os EPIs necessários para aquele trabalhador a obra pode ser paralisada e a empresa multada.


Portanto, deixar de seguir as normas regulamentadoras é um erro grave e que pode gerar punições à altura. Afinal, a empresa está assumindo o risco de expor o colaborador a um acidente fatal.


É por isso, inclusive, que existem várias NRs que são constantemente atualizadas para proteger a equipe. Afinal, existem revisões periódicas das dinâmicas de trabalho, ocasionando alteração da normativa com o intuito de melhorar a proteção oferecida aos colaboradores.


Por isso mesmo, é indispensável não só contratar um especialista para aplicar as NRs, como também para se atualizar periodicamente.  


É preciso treinar a equipe em relação às normas regulamentadoras


Um ponto extremamente relevante de observar é que a empresa precisará treinar a sua equipe em relação às normas regulamentadoras.


De modo que, todos os profissionais compreendam a importância de usar os EPIs que são fornecidos. Além disso, os profissionais precisam saber qual é o momento ideal de utilizar cada um dos equipamentos.


Tendo em vista que, um profissional não precisa usar 100% dos EPIs o tempo todo. Na cozinha industrial, por exemplo, é preciso usar sapatos antiderrapantes o tempo todo, mas não é necessário usar luva em alguns momentos.


Uma vez que, é preciso saber analisar o risco ao qual está exposto, para que possa selecionar qual EPI utilizar. Dessa forma, o profissional terá mais conforto e mobilidade durante todo o expediente.


O que faz com que possa ter uma boa performance, aproveitando que estará protegido e se sentindo seguro para fazer cada uma das atividades que sua carreira demanda.


Afinal, um profissional costuma ter diferentes atividades como parte de sua rotina de trabalho. E isso faz com que seja importante estar protegido para cada dinâmica do trabalho.


Um cozinheiro não precisa de proteção para fritura o tempo todo. Mas a partir do momento em que entende quais são os itens de proteção para fritura, ele poderá utilizar o material correto para se proteger durante o expediente.


O técnico em segurança do trabalho orienta a equipe em relação aos EPIs


Por mais que alguns profissionais já sejam experientes em suas áreas de atuação, é dever da empresa contratar especialistas para treinar a equipe sobre o uso e armazenamento correto de EPIs.


O mais habitual é que a empresa contrate um técnico em segurança do trabalho para orientar os profissionais.


Uma vez que, o técnico é qualificado e pode identificar todos os riscos presentes naquele ambiente de trabalho.


A partir de então, o profissional terá a capacidade de analisar o ambiente, adotar todas as medidas necessárias para promover a segurança da equipe e orientar os colaboradores.


O que permite que todos possam passar a utilizar os EPIs corretamente, com o intuito de promover um espaço mais seguro e com menores chances de acidentes graves.


É por isso que o profissional é responsável por orientar a equipe, afinal, o técnico é um expert em segurança do trabalho.


Portanto, poderá contribuir ativamente para que a equipe adote todos os protocolos de segurança necessários para que o ambiente laboral seja seguro.


Técnico de segurança do trabalho: o especialista em Normas Regulamentadoras


Além de saber mais sobre as normas regulamentadoras, é importante saber que o profissional que é responsável por conhecer detalhadamente as normativas e riscos de cada atividade que os colaboradores podem estar expostos.


Afinal, na construção civil os riscos são diferentes daqueles aos quais os profissionais estão expostos na indústria.


O técnico em segurança do trabalho é um dos profissionais mais bem pagos com formação técnica. O que faz com que seja uma formação muito procurada.


Além disso, é interessante observar que o técnico em segurança do trabalho é um profissional que continuará relevante no mercado durante os próximos anos.


Portanto, vale a pena fazer sua formação na área para que possa ser um técnico que contribui com a saúde de profissionais de diferentes áreas de atuação.


Quais são as empresas que contratam técnicos em segurança do trabalho?


Dada a importância do profissional, empresas dos mais variados setores contratam o técnico em segurança do trabalho, como:


  • Indústrias de diferentes setores;
  • Empresas de energia;
  • Comércio e varejo;
  • Negócios no setor de mineração;
  • Empresas de transporte e logística;
  • Hospitais e clínicas;
  • Empresas de engenharia e consultoria;
  • Setor público.


Portanto, é uma formação que oferece múltiplas possibilidades para que o profissional atue no mercado que esteja mais alinhado aos seus objetivos.


Afinal, existem profissionais que se identificam mais com a atuação na indústria e outros que preferem a construção civil.


Seja qual for a sua preferência, é importante aproveitar a facilidade de encontrar um bom emprego sendo técnico em segurança do trabalho.


Uma vez que, o profissional terá uma boa remuneração e poderá trabalhar em áreas com as quais se identifica. Além disso, o técnico tem a possibilidade de empreender.


Tendo em vista que, se expondo a mais riscos, o profissional tem a chance de receber mais atuando como consultor de várias empresas ao mesmo tempo.


A formação técnica continuará relevante ao longo dos próximos anos


É interessante perceber que além de ter uma boa remuneração na atualidade, a formação técnica continuará oferecendo possibilidades relevantes para quem atua na segurança do trabalho.


Afinal, todas as empresas precisam adotar medidas que beneficiam a saúde de seus colaboradores durante o expediente. O que faz com que o técnico tenha um leque muito amplo de possibilidades de atuação.


E isso é indispensável para que tenha uma boa remuneração e possa aproveitar as oportunidades oferecidas pelo mercado.


Uma vez que, poderá usufruir de uma formação técnica que te ajuda a se posicionar no mercado e possibilita que contribua com a segurança de profissionais das mais variadas áreas.


Faça sua formação técnica com o CPET


Agora que você sabe todos os detalhes sobre as Normas Regulamentadoras, aproveite para que possa iniciar a sua formação técnica na CPET.


É possível se tornar um técnico de segurança do trabalho para que possa atuar na área e construir uma carreira de sucesso.


Com a CPET é possível fazer a formação técnica EAD, o que facilita a sua rotina por ser uma formação que se encaixa em seu tempo livre.


O curso é reconhecido pelo MEC e garante que seu certificado de conclusão te dê a oportunidade de construir uma carreira de sucesso.


Aproveite a possibilidade de começar a sua formação hoje mesmo e dedique-se a uma jornada de aprendizado e desenvolvimento.


Vale a pena se tornar um técnico em segurança do trabalho e construir a sua jornada profissional em uma das áreas mais promissoras do mercado. Faça sua matrícula e comece hoje mesmo a se desenvolver como um profissional qualificado.

Conheça nossos cursos de NR
Técnico em mecânica industrial: carreira completa [Guia 2026]
Por Marketing CPET 21 de outubro de 2025
Você já se perguntou quanto ganha um técnico em mecânica? Ou quais são as reais oportunidades no mercado de trabalho para essa profissão?
Curso Técnico EAD é Bom? Descubra Como Avaliar a Qualidade Antes de Escolher
Por Marketing CPET 20 de outubro de 2025
É perfeitamente natural ter dúvida se o curso técnico EAD é bom. Por isso mesmo, nós trouxemos algumas dicas importantes sobre como avaliar antes de escolher a formação.
Como Funciona Estudar um Curso Técnico EAD no CPET: Passo a Passo
Por Marketing CPET 16 de outubro de 2025
Que tal descobrir na prática como funciona estudar um curso técnico EAD no CPET? É importante entender como se dá a dinâmica, com o intuito de que se possa aproveitar ao máximo essa jornada de aprendizado.
Guia Completo da Qualidade no Ensino a Distância
Por Marketing CPET 13 de outubro de 2025
Saber detalhes sobre a qualidade no ensino a distância é fundamental antes de efetuar a sua matrícula.
Técnico em Logística ou Administração: Qual Garante Mais Empregabilidade?
Por Marketing CPET 9 de outubro de 2025
Está em dúvida sobre o curso técnico em logística ou administração? Saber qual garante mais empregabilidade é importante para tomar uma decisão que beneficie sua carreira.
Como Ingressar em um Curso Técnico de Alta Empregabilidade
Por Marketing CPET 6 de outubro de 2025
Quer ingressar em um curso técnico de alta empregabilidade? É importante pensar em oportunidades para se desenvolver, com o intuito de que possa aproveitar a construção de uma carreira de sucesso na área escolhida.
Agrimensura e Topografia: Qual a diferença?
Por Marketing CPET 3 de outubro de 2025
Sabia que agrimensura e topografia não são sinônimas? É comum confundir os dois termos mesmo quando se é estudante da área.
Carreira de técnico em Administração: Funções, Salários e Oportunidades
Por Marketing CPET 2 de outubro de 2025
Está pensando em seguir carreira de técnico em administração? É importante entender quais são as possibilidades que a formação oferece.
Quanto ganha um Agrimensor no Brasil? Salários, áreas de atuação e perspectivas
Por Marketing CPET 1 de outubro de 2025
Saber quanto ganha um agrimensor no Brasil te ajuda a entender mais detalhes sobre o mercado de trabalho.
Mais Posts