fbpx

Guia do Curso Técnico em Edificações

Conheça todos os detalhes do curso técnico em Edificações através do nosso guia completo para os futuros profissionais da construção civil.

Tem interesse em trabalhar envolvido com projetos de engenharia e construção, ter mais oportunidades de emprego e garantir um bom salário concluindo um curso técnico de qualidade em menor tempo que uma graduação?

Se esse é o seu caso, você vai conhecer agora o guia do curso técnico em Edificações que vai explicar cada detalhe de uma das profissões com maior escassez de profissionais certificados e qualificados no mercado de trabalho.

Como funciona um curso técnico em Edificações?

Elaborado para formar profissionais técnicos em menos tempo que cursos de graduação, o curso técnico em Edificações foi desenvolvido para capacitar pessoas que estão cursando ou que já tenham concluído o ensino médio para trabalhar na área de construção civil.

Esse curso técnico, atribui habilidades ao futuro profissional, capacitando o mesmo a fiscalizar obras, elaborar novos projetos, liderar equipes além de ter atividades mais administrativas como criação de planilhas e conhecimentos de softwares ligados à engenharia civil.

O curso técnico em Edificações tem por objetivo fornecer ferramentas de conhecimento para que o profissional consiga desempenhar funções que garantem o bom andamento dos processos construtivos, contribuindo com o gerenciamento dos projetos que estão sendo executados.

O aluno sai do curso compreendendo todas as etapas que envolvem um canteiro de obras e as atividades de escritório, como por exemplo, desenhar construções, interpretar desenhos de projetos arquitetônicos, elaborar e controlar cronogramas, gerenciar equipes e até mesmo, fiscalizar processos e etapas da construção.

Vantagens de fazer um curso técnico em Edificações

Existem muitas vantagens que estão inseridas na formação profissional feita em um curso técnico em Edificações.

Vale destacar que uma pessoa conseguirá mais oportunidades de emprego com uma formação técnica do que com uma graduação.

Uma das principais vantagens de fazer o técnico em Edificações é que você vai se formar em menos da metade do tempo que levaria estudando um curso de graduação.

Dessa forma, você estará certificado para alcançar outra vantagem de estudar em uma unidade de ensino para formação técnica.

Estou falando sobre ter mais oportunidades no mercado de trabalho, primeiro por causa da alta demanda de profissionais técnicos em edificação e das possibilidades de trabalhar em diversas áreas de atuação nas empresas.

Além disso, o técnico em Edificações possui funções administrativas e de área, estabelecendo assim papéis importantes na execução dos trabalhos tanto num canteiro de obras, bem como em um escritório.

Essa ampla atuação nas empresas, gera um profissional altamente capacitado para se relacionar com diversos pares e desenvolver habilidades multidisciplinares abrindo muitas portas para uma crescente carreira profissional.

Mercado de trabalho e atuação do profissional

Com o reaquecimento da economia, ainda neste, especialistas projetam crescimento do PIB de 4% no ramo da construção civil no Brasil. Mesmo com a pandemia, esse número já representa o maior crescimento desde 2013.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do Novo Caged apontam que só no ramo da construção foram preenchidos 156.693 novos postos de trabalho somente nos primeiros 5 meses do ano de 2021.

A projeção para o PIB na indústria da construção e dos dados apresentados pelo Caged são mais que suficientes para concluir que milhares de novos postos de trabalho serão abertos em todo país nos próximos anos.

Com isso, pessoas que estão concluindo agora o ensino médio ou vão concluir no próximo ano, tem a vantagem de ingressar em um curso técnico em Edificações e estar formado ainda neste período de alta.

Depois de formado o profissional técnico em Edificações pode atuar em diversas áreas do setor, como por exemplo:

  • empresas de construção civil;
  • escritórios de projetos;
  • empresas de engenharia;
  • empresas de arquitetura;
  • laboratórios de pesquisa e desenvolvimento e,
  • canteiro de obras.

O que é necessário para ser técnico em edificações?

Para conseguir a forma como técnico em Edificações o aluno deverá ter o ensino médio concluído ou terminar o seu ensino médio junto com o curso técnico em Edificações.

Além disso, o aluno precisa ser aprovado nas matérias da grade curricular em todos os módulos do seu período letivo.

Depois disso, o técnico vai conseguir fazer o seu registro da profissão no Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), apresentando seu certificado de conclusão do curso.

Assim, o novo técnico em Edificações estará apto para atuar e construir sua carreira profissional em uma das áreas que mais cresce no Brasil.

Quais os requisitos e habilidades de um profissional da área?

Quais os requisitos e habilidades de um profissional técnico em Edificações

Através de um bom curso técnico em Edificações o profissional terá habilidades para atuar auxiliando os gestores em canteiros de obras, vai ser capaz de elaborar e interpretar desenhos técnico e projetos arquitetônicos, fazer gestão de equipes, fiscalizar projetos em execução e poderá montar seu próprio negócio como uma agência de consultoria.

Principais funções do técnico em edificações nas obras

Um dos principais setores de trabalho onde o técnico em Edificações poderá atuar é no canteiro de obras.

Nesse local, seu papel é de suma importância para o correto andamento dos trabalho, garantindo assim a qualidade da execução da obra e consequente segurança dos trabalhadores e redução de perda dos materiais evitando prejuízos financeiros nos processos construtivos.

Podemos citar algumas das principais funções do profissional em Edificações de nível técnico.

Gestão das Rastreabilidades de Insumos – Todo elemento constituinte de uma estrutura deve ser ensaiado, como elementos relacionados a desempenho estrutural.

Concretos, Grautes, Argamassas e Blocos (além dos Prismas, quando tratamos da Alvenaria Estrutural).

Aferição de Serviços – Essa função, cria e fiscaliza procedimentos operacionais de construção que são usados nas obras e estão completamente baseados nas normas vigentes.

Gestão da Obras – Em uma determinada metragem quadrada, o técnico em Edificações está habilitado para assinar projetos e fazer a gestão da sua própria equipe ou canteiro de obras.

Como e onde estudar?

O primeiro detalhe que o futuro aluno deve observar na hora de escolher onde estudar é verificar se o curso técnico em Edificações é reconhecido pelo MEC.

O aluno deve observar também, se a grade curricular oferece matérias que vão capacitá-lo a trabalhar em diversas áreas de atuação.

Além disso, para conseguir a formação como técnico em Edificações, o aluno deve ter o ensino médio concluído ou deve terminar o ensino médio junto com o curso técnico para conseguir seu certificado de conclusão e o registro profissional no CFT.

Para não ter preocupações quanto à qualidade e o reconhecimento de um curso pelo MEC, escolha o curso técnico em Edificações do Centro de Profissionalização e Educação Técnica (CPET) 100% online, e dispõe de professores altamente capacitados no mercado.

Se você deseja estudar em um dos melhores cursos técnicos do Brasil no conforto e segurança da sua casa, o CPET tem a melhor formação, gerando alunos capazes de atuar em todas as áreas da construção civil.

Estudando no CPET, você consegue certificações extras, referente a cada curso isolado livre.

Além da formação em técnico em Edificações você terá:

36 Certificados referentes a cada Curso Isolado Livre.

04 Cursos de Formação Profissional:

  • Auxiliar de Desenho Técnico – CBO – 3180-05
  • Auxiliar Administrativo em Edificações – CBO – 4110-05
  • Auxiliar de Manutenção de Edificações – CBO – 5143-10
  • Auxiliar de Execução e Gestão de Obras – CBO – 5143-25

02 Qualificações Profissionais Técnica de Nível Médio.

  • Auxiliar de Projetos e Edificações – CBO – 5143-10
  • Assistente de Execução e Manutenção de Obras – CBO – 5143-25

Invista no seu futuro profissional e tenha uma formação cada vez mais valorizada pelo mercado de trabalho com o curso técnico no CPET.

Ficou alguma dúvida sobre este tema?

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
12 de outubro de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa