Como comprovar experiência em gestão para obter um diploma técnico?

Marketing CPET • 13 de agosto de 2025
Como comprovar experiência em gestão para obter um diploma técnico?

Trabalhou em gestão ao longo dos últimos anos? Comprovar experiência em gestão para obter um certificado técnico pode ser uma excelente alternativa para que possa construir uma jornada profissional ascendente.


Afinal, com o documento que comprova sua capacidade técnica é possível garantir que possa ter mobilidade de carreira e uma série de outros benefícios.


Para te auxiliar a comprovar a sua experiência em gestão, nós trouxemos todas as dicas necessárias. Confira a seguir e dê início ao seu processo de certificação por experiência.


Entenda o processo de comprovar experiência em gestão


Para que consiga comprovar experiência em gestão e possa obter seu diploma na área sem que seja necessário fazer o curso do zero, o processo é simples, mas demanda algumas etapas, entenda:


Identifique o curso técnico

Tudo começa analisando a sua experiência e identificando qual é o curso técnico que corresponde diretamente à sua expertise, por exemplo:


Tendo em vista que, para obter o diploma de técnico na área é preciso comprovar experiência prática naquele nicho. O que faz com que seja relevante analisar a grade de cada curso, para que se possa perceber qual é mais condizente com a sua prática diária.


Dessa forma, poderá dar início ao processo de certificação da forma correta, selecionando o curso alinhado à sua prática.


Para tomar uma decisão estratégica é preciso analisar também que cada instituição certificadora tem o curso técnico com uma grade específica. Vale a pena olhar as instituições que oferecem a certificação em sua região para procurar a ideal para te atender.


Procure uma instituição que ofereça a certificação por competência

Ciente de qual curso é mais alinhado ao seu perfil, é hora de procurar uma instituição que ofereça a certificação por competência.


Tendo em vista que, não são todas as escolas técnicas que oferecem essa possibilidade.


É importante encontrar uma instituição certificadora que faça o processo referente ao curso que está alinhado com sua prática, seja o técnico em administração, logística, recursos humanos ou outra área de gestão.


Dessa forma, poderá entrar em contato com a instituição e conhecer o processo para dar início ao processo de certificação, cada instituição atua de uma forma. O que faz com que seja relevante entender o passo a passo da instituição.


Reúna todos os documentos que comprovam sua experiência em gestão


Uma das etapas essenciais para que possa obter seu certificado de experiência em gestão é justamente comprovar que atuou na área por tempo suficiente, geralmente a exigência é de atuação por 2 anos na área, no mínimo. O que requer a reunião de documentos como:

  • Carteira de trabalho (CTPS) com cargos de liderança ou gestão (ex: coordenador, gerente, supervisor);
  • Contrato social (se você foi sócio/administrador de empresa);
  • Declaração de empresa onde trabalhou, assinada e carimbada, especificando as atividades realizadas;
  • Contratos de prestação de serviço, com descrição de tarefas de gestão;
  • Certificados de cursos na área de gestão (complementam sua formação prática);
  • Projetos, relatórios, planilhas ou documentos que você criou ou gerenciou;
  • Depoimentos ou cartas de recomendação que validem suas competências.


É importante perceber que não é necessário ter todos esses documentos. Contudo, quanto mais comprovantes de sua experiência são emitidos, maiores são as chances de ter seu pedido de comprovação de experiência na área aprovado.


Entrevistas e avaliações práticas

Cada instituição conduz o processo de certificação de uma forma. Contudo, o próximo passo após ter sua documentação aprovada é justamente passar por avaliações.


Algumas instituições atuam com banca avaliadora, prova prática, entrevista técnica e apresentação de portfólio.


No CPET, por exemplo, é preciso passar por uma entrevista técnica e realizar uma prova que atesta seus conhecimentos.


É importante perceber que o candidato pode ser reprovado em uma das etapas, seja a prova escrita ou a entrevista técnica. Nesses casos, é possível aproveitar uma segunda oportunidade, viabilizando que possa ser submetido a novos testes.


Portanto, o profissional poderá aproveitar o tempo para estudar aqueles conteúdos que não performou bem, viabilizando que tenha a oportunidade de concluir o processo de certificação.


Uma vez que, é natural ficar nervoso na entrevista, o que gera dificuldade de deixar claro seus conhecimentos, podendo prejudicar a performance no processo. O que faz com que a segunda oportunidade faça sentido.


Resultado e certificação

Após ser aprovado no processo o diploma de técnico por aproveitamento é emitido e enviado após alguns dias úteis.


O documento tem validade legal em todo o Brasil por ser um documento oficial com validade garantida pelo MEC.


Para tal, é importante encontrar uma instituição confiável, que seja autorizada pelo MEC para que possa emitir o documento.


O documento poderá ser utilizado em processos seletivos nas empresas privadas, bem como, pode ser usado em concursos públicos para cargos técnicos.


O certificado técnico é uma validação de conhecimentos


É importante perceber que o diploma técnico é uma validação de seus conhecimentos, que permite acesso a uma série de oportunidades.


É possível conquistar um cargo mais bem remunerado e progredir na carreira ao validar seus conhecimentos.


Mesmo que seu objetivo seja continuar na empresa em que aprendeu todas as habilidades que possui hoje, é importante validar seus conhecimentos.


Tendo em vista que, isso te dará acesso a continuar crescendo na organização, por poder assumir mais responsabilidades.


Uma vez que, será um técnico com habilidades formalmente reconhecidas e que costumam ser exigidas para assumir cargos de liderança, por exemplo.


Além disso, o documento reconhecido te dá a oportunidade de disputar cargos em outras organizações. O que é fundamental para que possa participar de processos seletivos em outras empresas.


Afinal, ter essa mobilidade é importante quando se trabalha em empresas privadas. Tendo em vista que, a empresa pode enfrentar problemas e precisar fazer demissões. Por isso, é importante sempre ter mobilidade, para que possa acessar novas oportunidades com maior facilidade.


Após a certificação, preciso fazer o registro no CFA?


Sim, é importante saber que após obter seu certificado de técnico por competência você poderá realizar o registro no CFA que é o Conselho Federal de Administração.


Esse registro é uma etapa importante para a validação de sua atuação como técnico. Não é raro que ele seja exigido para que sua atuação seja completamente regular na área administrativa.


Além disso, o registro te dá acesso ao conselho, que costuma promover eventos, formações e oportunidades para que profissionais da área se conheçam, construam networking e possam se atualizar em suas práticas.


O que é importante para a sua jornada profissional, visando ampliar seus horizontes. Portanto, é extremamente válido poder se registrar no CFA e aproveitar as múltiplas oportunidades que o órgão proporciona para seus filiados.


A certificação técnica vale a pena para quem quer fazer graduação na área de gestão?


Sim! Muitas pessoas pensam que a certificação técnica não é um processo que vale a pena quando o objetivo é fazer uma graduação na área.


Quando na verdade, a graduação é um processo demorado, de pelo menos 4 anos até a conquista do diploma.


Enquanto a certificação é um documento que valida a sua atividade na área de gestão em poucas semanas. Dessa forma, você acessa um documento que abre portas de emprego enquanto ainda está fazendo a graduação para aprofundar seus conhecimentos na área.


Outro ponto extremamente relevante é que na graduação é possível usar a certificação técnica para eliminar matérias repetidas, evitando que a graduação fique pesada por estudar um conteúdo que já domina e naturalmente acha maçante assistir aulas teóricas.


Além disso, estudando somente as matérias que não conseguiu convalidar é possível reduzir custos financeiros em relação à formação. Além de poder economizar tempo, concluindo a graduação com mais rapidez.


A certificação aumenta sua empregabilidade durante toda a graduação

Quem tem como objetivo fazer uma graduação em instituição particular, deve considerar que existem custos com os quais precisará arcar.


Por isso mesmo, é interessante aproveitar a certificação por competência, como um aliado para que possa construir a sua carreira, dando passos estratégicos em prol de construir uma jornada bem remunerada e marcada por boa empregabilidade.


Tendo em vista que, um profissional que tem certificação consegue acessar boas oportunidades de trabalho mais bem remuneradas que um profissional que apenas fez o ensino médio e começou a buscar emprego.


Aproveite a sua expertise para que possa beneficiar seu currículo, adicionando uma formação que abre muitas portas.


Conte com o CPET para obter seu certificado de técnico em gestão


O CPET é uma instituição certificadora autorizada pelo MEC. Nossa equipe oferece certificação para diferentes áreas de formação.


Com suporte completo para os candidatos, nossa equipe contribui para que possa certificar a sua competência, viabilizando um processo sério, confiável e rápido.


Em poucas semanas é possível concluir a certificação dependendo de sua disponibilidade para passar pelo processo.


Entre em contato conosco, para que possa dar início ao processo de certificação por competência, com o intuito de que possa ter uma jornada de valorização de sua formação na área.


Vale a pena dar início ao processo para que possa validar sua expertise e dar os próximos passos em sua carreira. Comece hoje mesmo.

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