fbpx

Dicas para se preparar para os estudos (Parte 2)

Continuando as dicas que o CPET selecionou para você se preparar para os estudos, sempre note o que está atrapalhando ou beneficiando sua rotina. É importante salientar que esse autoconhecimento é fundamental tanto para se preparar quanto para efetivamente realizar os seus estudos.

Como você não terá a presença física de um professor para avaliar e acompanhar seu desempenho diário, é importante fazer essa análise e aplicar essas dicas. Por isso, vamos acompanhar a segunda parte dessa seleção e aproveitar o máximo possível delas nos cursos que o CPET disponibiliza.

Equilíbrio

Estudar muito é fundamental para quem quer se dar bem em qualquer curso. Isso é válido para cursos técnicos, profissionalizantes ou superiores. No entanto, é preciso ter em mente que o equilíbrio é fundamental para o sucesso.

Lembre-se sempre que você não é uma máquina. Além disso, pode não haver motivos reais para você se sobrecarregar. Sua mente pode ficar bastante saturada e isso pode acabar inviabilizando a sua rotina de estudos.

Por isso, antes de qualquer coisa, defina seu cronograma de estudos com bastante equilíbrio. Lembre-se que não adianta passar todo os eu tempo estudando, se não tiver um tempo para descanso e entretenimento.

O que você precisa é mesclar a sua rotina. Equilibrá-la para seja proveitosa em cada disciplina. Aproveitar bem uma matéria é bem melhor do que passar horas e horas estudando, mas sem conseguir aprender suficientemente o conteúdo.

Crie mecanismos de motivação

Ter motivação para estudar é extremamente importante para ter um bom rendimento na modalidade de educação a distância. Isso serve também como uma forma de se preparar para os estudos.

É claro que os dias não são sempre iguais. Ou seja, nem sempre você estará tão determinado para estudar algo. Assim, é preciso criar estratégias e mecanismos para estimular cada vez mais o seu ânimo.

Nesse sentido, utilize a sua criatividade o máximo possível. Pense quais são as coisas que estimulam você: nos possíveis empregos e salários, nos conteúdos que animam você a estudar, etc.

Misture os conteúdos mais simples com os mais complexos. Mescle o estudo de uma matéria mais teórica com outra disciplina mais prática. Além disso, crie prêmios para você mesmo, sempre lembrando que depois de muito esforço, você merece algo, como um passeio com os amigos ou algo semelhante.

O que pode deixar acontecer é ficar desanimado e, por falta de disposição, acabar não cumprindo seus objetivos. Esse contexto de desânimo é natural; geralmente acontece devido ao excesso de esforço. Por isso, deve ser sempre pensando juntamente com o equilíbrio.

Seja independente

Uma das distinções dos cursos a distância em relação aos cursos presenciais é que eles permitem aos estudantes mais liberdade e independência. Como já vimos, isso pode ser ruim se não houver disciplina.

Por outro lado, se os estudantes souberem utilizar essa independência, inúmeros pontos positivos podem existir. Entre eles, podemos falar sobre o ritmo e a maneira própria de estudar que cada aluno possui.

Em outras palavras, a autonomia exige organização, disciplina, responsabilidade e equilíbrio. Mas a harmonia de todas essas características traz resultados incríveis. Quando o estudante está bem preparado a partir dessas dicas, os estudos a distância se tornarão cada vez mais produtivos.

Esperamos sinceramente que tenham gostado de nossas dicas. O CPET está sempre disposto a ajudar, no que for possível, seus alunos a terem as melhores experiências de suas vidas na educação a distância. Bons estudos.

Saiba mais em nosso blog

📱 Envie um WhatsApp ► clicando aqui ou (11) 9 6056-8891
🔗 https://www.cpet.com.br

11 de setembro de 2020
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa