fbpx

Dicas especiais para você estudar online

Confira abaixo a terceira parte com Dicas especiais para você estudar online  que o CPET preparou para você se destacar!

De acordo com os dados do MEC/Inep, em 2016, o número de novos estudantes caiu mais de 3% nas modalidades de ensino presencial em todo o Brasil. No entanto, a educação a distância teve um aumento de mais de 20%.

Com a pandemia de COVID-19 em 2020, essa tendência aumentou claramente. Mas, para que os estudos online sejam cada vez melhores, é preciso que os estudantes também adquiram certas atitudes.

Por isso, a terceira parte de nossas dicas para estudar online traz alguns pontos fundamentais para os estudos de educação a distância. Confira abaixo as dicas que o CPET elaborou para você e procure retirar o máximo possível de aprendizado delas.

Escolha do curso ideal

Muitas pessoas acabam escolhendo seus cursos e profissões apenas a partir da questão financeira. Assim, não é difícil de encontrar estudantes de direito ou de administração, por exemplo, que não gostam de seus cursos e acabam desistindo deles ou se formam profissionais não muito bons.

Por isso, a escolha de um curso ideal depende de vários fatores: mercado de trabalho, afinidade profissional, afinidade teórica e prática, salário estimado, etc. Existe algumas pessoas, por exemplo, que gostam de ler sobre uma determina área, mas não gostam de atuar nela.

Esses casos acontecem com bastante frequência. Por isso, a escolha do curso ideal está na análise e pesquisa. Procure conversar com profissionais da área, ver vídeos sobre a área de trabalho, pesquisar sobre as vagas de emprego, entro ouras fontes de informações.

Explore o mundo para estudar online 

Um grande diferencial da educação a distância é a possibilidade de se relacionar e de se conectar com diferentes professores e estudantes do mundo. Isso inclui pessoas de outros estados e países.

Essa é uma grande vantagem da EaD porque pode-se aprender não apenas idiomas e culturas diferentes, como, sobretudo, aprender o que está acontecendo no mundo, quais são as novas técnicas e tecnologias que estão sendo utilizadas. Ou seja, a educação a distância permite que você explore o mundo ainda mais.

Desse modo, essa é uma dica importante: explore o mundo o máximo possível. Não tenha medo de perguntar e interagir com professores e estudantes de outros lugares. Lembre-se que, se o idioma for um problema, existem diversas formas de contornar essa barreira: vídeos legendados, tradutores online, cursos gratuitos ou de baixo custo, etc.

Invista na conexão para estudar online melhor

Essa dica é um pouco mais complicada, mas é importante. Uma boa conexão com a internet e aparelhos eletrônicos com melhor desempenho são, sim, importantes. Isso é um pouco mais difícil porque exige um investimento maior. Mas tudo isso possibilita uma maior interação com todos os conteúdos e ferramentas virtuais disponíveis.

Lembre-se: isso não é um gasto, é um investimento. Um bom computador poderá ajudar você a ter uma experiência melhor e, inclusive, não se restringirá apenas aos estudos. Ele pode ser utilizado, sobretudo, como uma ferramenta de trabalho.

Ainda mais, se o curso e a profissão estiverem relacionados à tecnologia, como é o caso da informática. Para entender um pouco melhor isso, veja a grade curricular de nosso curso técnico em informática. Se quiser compreender ainda mais essas questões, confira os outros cursos técnicos do CPET.

Todas essas dicas servem apenas para apontar alguns rumos possíveis para que a experiência de estudar online seja mais confortável e amigável possível. Então, utilize essas dicas em seu cotidiano e em sua rotina de estudos e bons estudos.

Saiba mais em nosso blog

📱 Envie um WhatsApp ► clicando aqui ou (11) 9 6056-8891
🔗 https://www.cpet.com.br

 

30 de setembro de 2020
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa