fbpx

Curso Técnico em Mecânica EAD – Conheça este curso

O Centro de Profissionalização e de Educação Técnica elaborou esse artigo para mostrar a você as maravilhas e utilidades do curso técnico em mecânica. Ele está tão ligado à nossa vida e ao seu desenvolvimento que seria impossível pensar a nossa sociedade sem ele.

Apesar de a mecânica parecer estar distante de nosso cotidiano, na verdade, ela está atrelada a tudo ao nosso redor. Não apenas aos carros que dirigimos, mas também à indústria alimentícia, têxtil e diversos outros setores.

O que faz um técnico em mecânica?

O curso técnico em mecânica forma profissionais que planejam e realizam projetos mecânicos e automatizados. Ou seja, eles projetam, aplicam e controlam os procedimentos de instalações industriais e empresariais, além de realizar manutenções mecânicas em diversos equipamentos.

O técnico em mecânica consegue garantir e aperfeiçoar os processos de fabricação e montagem de diversos produtos utilizados em nosso cotidiano. Para isso, esse profissional utiliza diversas técnicas de medição e ensaios, cria e especifica materiais e peças para utilizações mecânicas e elabora na documentação de tais projetos.

É importante notarmos que o mercado de trabalho e as indústrias estão aumentando, cada vez mais, seus processos automatizados. Isso exige profissionais elaborados não apenas para a manutenção de seus equipamentos, como, também, para a criação e implementação de novos projetos, máquinas e melhorias.

Por isso, o técnico mecânico é formado também para trabalhar com engenharia reversa, manufatura aditiva e impressões 3D. Todas essas atividades se aliam aos setores de engenharia responsáveis da empresa, criando laços importantes e fundamentais entre os técnicos e engenheiros.

Mercado de trabalho para o técnico em mecânica

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIEP) e pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mais de 70% dos estudantes técnicos conseguem trabalho pouco tempo depois de concluírem seus cursos.

Isso acontece devido ao desenvolvimento tecnológico constante que aprimora os processos industriais e empresariais e exige mais profissionais nessa área. Além disso, o mercado de trabalho dessa área é bastante amplo e diversificado. Ele abrande atividades mais antigas (indústrias de construções de peça e automobilísticas) até setores mais recentes, como as indústrias farmacêuticas, químicas, agrícolas, etc.

O técnico em mecânica pode atuar também em empresas de pesquisa e desenvolvimento, em manutenção, em laboratórios de qualidades, em empresas prestadoras de serviços gerais, em montadores de máquinas variadas, entre muitas outras possibilidades. Estima-se que um técnico em mecânica ganha, em médio, mais de 3 mil reais, iniciando sua remuneração a partir de 2 mil reais.

Mas a rápida inserção como técnico em diversas empresas pode também abrir outros caminhos ainda mais frutíferos, com outros cursos técnicos e cursos de superiores de engenharia. Por isso, também, o CPET disponibiliza o curso técnico em mecânica com alta qualidade, chegando a abordar diversas matérias e conteúdos presentes em cursos superiores de engenharia.

Saiba mais em nosso blog

📱 Envie um WhatsApp ► clicando aqui ou (11) 9 6056-8891
🔗 https://www.cpet.com.br

30 de setembro de 2020
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa