fbpx

Curso Técnico em Mecânica EAD – Conheça este curso

O Centro de Profissionalização e de Educação Técnica elaborou esse artigo para mostrar a você as maravilhas e utilidades do curso técnico em mecânica. Ele está tão ligado à nossa vida e ao seu desenvolvimento que seria impossível pensar a nossa sociedade sem ele.

Apesar de a mecânica parecer estar distante de nosso cotidiano, na verdade, ela está atrelada a tudo ao nosso redor. Não apenas aos carros que dirigimos, mas também à indústria alimentícia, têxtil e diversos outros setores.

O que faz um técnico em mecânica?

O curso técnico em mecânica forma profissionais que planejam e realizam projetos mecânicos e automatizados. Ou seja, eles projetam, aplicam e controlam os procedimentos de instalações industriais e empresariais, além de realizar manutenções mecânicas em diversos equipamentos.

O técnico em mecânica consegue garantir e aperfeiçoar os processos de fabricação e montagem de diversos produtos utilizados em nosso cotidiano. Para isso, esse profissional utiliza diversas técnicas de medição e ensaios, cria e especifica materiais e peças para utilizações mecânicas e elabora na documentação de tais projetos.

É importante notarmos que o mercado de trabalho e as indústrias estão aumentando, cada vez mais, seus processos automatizados. Isso exige profissionais elaborados não apenas para a manutenção de seus equipamentos, como, também, para a criação e implementação de novos projetos, máquinas e melhorias.

Por isso, o técnico mecânico é formado também para trabalhar com engenharia reversa, manufatura aditiva e impressões 3D. Todas essas atividades se aliam aos setores de engenharia responsáveis da empresa, criando laços importantes e fundamentais entre os técnicos e engenheiros.

Mercado de trabalho para o técnico em mecânica

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIEP) e pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mais de 70% dos estudantes técnicos conseguem trabalho pouco tempo depois de concluírem seus cursos.

Isso acontece devido ao desenvolvimento tecnológico constante que aprimora os processos industriais e empresariais e exige mais profissionais nessa área. Além disso, o mercado de trabalho dessa área é bastante amplo e diversificado. Ele abrande atividades mais antigas (indústrias de construções de peça e automobilísticas) até setores mais recentes, como as indústrias farmacêuticas, químicas, agrícolas, etc.

O técnico em mecânica pode atuar também em empresas de pesquisa e desenvolvimento, em manutenção, em laboratórios de qualidades, em empresas prestadoras de serviços gerais, em montadores de máquinas variadas, entre muitas outras possibilidades. Estima-se que um técnico em mecânica ganha, em médio, mais de 3 mil reais, iniciando sua remuneração a partir de 2 mil reais.

Mas a rápida inserção como técnico em diversas empresas pode também abrir outros caminhos ainda mais frutíferos, com outros cursos técnicos e cursos de superiores de engenharia. Por isso, também, o CPET disponibiliza o curso técnico em mecânica com alta qualidade, chegando a abordar diversas matérias e conteúdos presentes em cursos superiores de engenharia.

Está pensando em se qualificar e ainda não sabe em qual área? Confira em nosso artigo 07 motivos para fazer um curso técnico em mecânica e veja se essa é a profissão que você quer seguir.

No Brasil, o crescente mercado da indústria justifica a proporção de empresas que buscam profissionais bem formados num curso técnico em mecânica está aumentando na mesma proporção.

Graças ao desenvolvimento deste mercado, a qualificação profissional dos trabalhadores mecânicos tornou-se cada vez mais necessária.

A fim de se manter atualizado no mercado, é importante especialização que aumente seus conhecimentos. Por isso, neste artigo, vamos mostrar os motivos para fazer um curso técnico em mecânica.

Boa leitura!

07 motivos para fazer um curso técnico em mecânica

1. Aprender os fundamentos teóricos é fundamental

O primeiro passo para se tornar um bom os fundamentos teóricos.

Com um curso técnico em mecânica, você poderá aprender o básico para começar a trabalhar na de verdade.

Na verdade, a vida de um técnico em mecânica é muito estressante e enfrentá-la com uma boa preparação básica torna-se imprescindível para não falhar de imediato. Logo, a preparação teórica acaba por ser adequada e fundamental.

Este é um dos maiores motivos para fazer um curso técnico em mecânica

2. Aprender a praticar sem pressa

No campo profissional você não terá a oportunidade de parar e aprender, mas terá que fazê-lo na com pressa. Por isso, aprender a fazer os preparativos básicos com calma é essencial na área de mecânica.

Você poderá dedicar o tempo certo para cuidar de técnica e acima de tudo não terá o estresse de cometer erros. Em um curso técnico em mecânica, os alunos são encorajados a tentar, cometer erros e tentar novamente.

3. Aprender em grupo e também aprender com seus colegas

Vai parecer um detalhe, mas temos entendido ao longo dos anos a importância desse ponto. Na verdade, em uma sala de aula seja EAD ou não, o relacionamento com os colegas torna-se um ingrediente importante no caminho de aprendizagem.

Dessa forma, o apoio, a ajuda e aquele toque certo de competição levam o aluno a explorar plenamente seu potencial.

4. Você pode pedir conselhos e ajuda de um profissional experiente

Mais um dos motivos para fazer um curso técnico em mecânica é que durante o curso a parte prática e teórica é sempre realizada por um técnico em mecânica com anos de experiência na área. Isso permite que você resolva todas as suas dúvidas sem problemas.

Este ponto é fundamental porque, ao contrário do que vai acontecer posteriormente no campo profissional onde inevitavelmente terá que aprender com os erros, neste caso poderá tirar todas as suas dúvidas.

Não tenha medo de perguntar, explore e mostre sua curiosidade sobre cada detalhe. Logo, tenha em mente que o segredo do aprendizado é perguntar.

 5. Ter um certificado para usar no futuro

No mercado de trabalho, uma concorrência é extrema. Apresentar um pedido de emprego com um certificado em mãos é definitivamente uma vantagem.

Além de todas as vantagens que listamos acima, isso não é indiferente. Muitos dos nossos alunos conseguem encontrar emprego em pouco tempo também porque até os empregadores conhecem as escolas de formação e sabem quais são de confiança como o Centro de Profissionalização e Educação Técnica (CPET).

Este é um dos maiores motivos para fazer um curso técnico em mecânica

6. Mais chances de encontrar trabalho

Quem participa de um curso profissionalizante tem muito mais chances de ser contatado por uma empresa, pois em comparação com outras pessoas em busca de trabalho, tem conseguido se formar de uma forma diferente.

E isso representa uma vantagem em todos os aspectos.

7. Você se torna mais competitivo

Para ser capaz de se diferenciar de outros candidatos e agregar valor ao seu currículo, você precisa enriquecê-lo com conhecimento e experiência.

Além disso, a participação em curso técnico em mecânica permite, portanto, expandir o campo profissional, pois um dos pontos fortes de um bom curso é a formação na área.

E aí, achou bacana este conteúdo sobre os motivos para fazer um curso técnico em mecânica ? Deixe seu comentário, pois seu feedback é muito importante para nós!

Saiba mais em nosso blog

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
12 de abril de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa