
O curso técnico em Logística é um dos mais procurados no Brasil, especialmente por conta da modernização das empresas e dos transportes.
Afina de contas, hoje se tem um mercado totalmente globalizado, onde as mercadorias dos mais diferentes tipos transitam entre países e continentes em um ritmo acelerado.
Dessa maneira, o curso dessa área forma profissionais com habilidades e competências para realizar as atividades de distribuição de mercadorias, armazenamento e atividades que envolve o transporte.
Logo, se você tem vontade de trabalhar com logística, antes de qualquer coisa, é importante conhecer tudo sobre essa área. Confira abaixo!
Conheça o curso técnico em Logística
Para começar é fundamental que você entenda um pouco mais sobre esse curso, que tem o objetivo de formar profissionais que sejam capacitados para realizar atividades de armazenamento, transporte e distribuição de produtos.
Além disso, outros conhecimentos são repassados durante o curso, tais como planejamento, controle de produção e programação.
Isso porque, o curso tem o foco em promover atividades que estimulam o aprendizado dos profissionais com autonomia e participação extremamente ativa em análises, estudos de casos e soluções de problemas que são vivenciados no mercado de trabalho.
Aliás, é por conta disso que o estudante vai aprender sobre outras áreas durante o técnico, como administração e informática, por exemplo.
Sendo assim, é um curso profissionalizante rápido, que tem mercado de trabalho amplo, ideal para aqueles que querem sair a frente após a conclusão do Ensino Médio.
Grade curricular
É importante que você já conheça, de antemão, um pouco da grade curricular do curso, exatamente para ir se preparando para o que está por vim.
Portanto, o técnico em Logística tem uma carga horária de 1105 horas e você entra em contato com as seguintes disciplinas:
- Introdução à Administração;
- Empreendedorismo;
- Introdução ao empreendedorismo;
- Matemática financeira;
- Introdução a matemática financeira;
- Gestão de qualidade total;
- Modelos de gestão;
- Organização, sistemas e métodos;
- Processos gerenciais;
- Armazenamento e movimentação de cargas;
- Canais de distribuição física;
- Sistemas de transporte modais;
- Logística e distribuição.
Para quem deseja se qualificar com mais rapidez e assim entrar no mercado de trabalho o quanto antes, a modalidade EAD é sempre a mais indicada.
Desse modo, você tem autonomia sobre os estudos e consegue conciliar a profissionalização com as atividades da sua rotina, como trabalho, por exemplo.
No mais, existem algumas características que o técnico em logística deve ter para ser um bom profissional, como:
- Facilidade com a tecnologia;
- Bom relacionamento;
- Capacidade de adaptação;
- Visão estratégica;
- Dinamismo;
- Habilidade de comunicação;
- Flexibilidade;
- Raciocínio lógico.
O que faz o técnico em Logística?
O profissional formado no curso técnico em Logística é capaz de aprimorar o desempenho operacional de uma empresa atuando em atividades que envolvem o transporte, armazenamento e distribuição de produtos.
Dessa forma, ele planeja, programa e controla o fluxo de materiais, bem como informações, correlatadas desde a origem dos insumos até a chegada ao consumidor final.
Além disso, ele também executa e colabora na gestão de processos de planejamentos, controles de programação e operações dos bens e serviços.
Logo, diante disso tudo, é possível afirmar que o profissional, após a conclusão do curso, se torna apto para:
- Controlar processos operacionais usando técnicas e métodos adequados;
- Interpretar separação de materiais no setor de expedição;
- Identificar novas tecnologias;
- Aplicar métodos eficazes na movimentação, armazenagem, distribuição, transportes e fluxo de informações;
- Planejar atividades de armazenamento de materiais;
- Usar os instrumentos de planejamento, bem como executar, controlar e avaliar os procedimentos de ciclos;
- Elaborar planilhas que ajudam no controle de entrada e saída de materiais de produção;
- Aplicar a legislação referente ao trânsito de veículo, ao transporte de passageiro e a manipulação, armazenamento de transporte de cargas;
- Usar a documentação necessária para operações de transportes de acordo com a modalidade e tipo de veículo.
Como é o mercado de trabalho?
A demanda por profissionais qualificados na área é bastante grande forte e a tendência é que continue a crescer cada dia mais.
Isso porque, no Brasil se tem verificado o crescimento na questão industrial e há um aumento expressivo em transações de comércio eletrônico.
Assim sendo, esse profissional acaba sendo fundamental para o melhor fluxo e funcionamento das atividades de todas as empresas.
Portanto, ele tem uma área de atuação bastante diversificada, podendo trabalhar:
- Logísticas;
- Cadeia de suprimentos;
- Operações;
- Rotas;
- Meios de transportes;
- Processos logísticos;
- Aeroportos;
- Portos;
- Varejistas;
- Empresas de importação e exportação;
- Shopping centers;
Quanto a remuneração, o técnico dessa área têm um salário inicial de R$ 1.800,00 e pode vir a faturar até R$ 4.000,00 por mês a depender da experiência.
Onde estudar?
O melhor lugar para você fazer o curso técnico em Logística é no CEPT (Centro de Profissionalização e Educação Técnica), que é uma instituição reconhecida pelo MEC.
Além disso, ela conta com outros diferenciais que as demais instituições não apresentam, como estudo 100% online e presença em todas as regiões do Brasil.
Logo, entre em contato com o CEPT, faça a sua inscrição e garanta o seu futuro como técnico em Logística.
Saiba mais em nosso blog!
