fbpx

Curso Técnico em Informática para Internet – Conheça

O técnico em informática para internet aprende sobre Fundamentos Computacionais, Tecnologias de Comunicação e de Informação e muito mais. Confira!

Na última década, estima-se que foram criados e armazenados mais dados do que dez mil anos, pelo menos, da história humana. Esse dado é bastante interessante porque ele está diretamente relacionado com o cenário atual de nossa tecnologia. Cada vez mais, o mundo presencia a invenção e o aprimoramento de diversas ferramentas físicas e virtuais.

Graças a esse desenvolvimento, por exemplo, é possível que a educação a distância possa atingir diversas pessoas com alta qualidade de aprendizagem e de informação. O Centro de Profissionalização e Educação Técnica (CPET) é prova viva do avanço tecnológico. Por meio de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) bastante avançados, os alunos podem assistir videoaulas, ler materiais e notícias, fazer perguntas, interagir com outros estudantes, etc.

Para que esse processo tecnológico possa ser bem gerenciado e desenvolvido, é preciso que a inserção e atualização de profissionais no mercado de trabalho também acompanhem esse ritmo. Nesse ponto, entra um curso bastante requisitado nos últimos anos: o técnico em informática para internet.

O que é o curso técnico em informática para internet?

Quando acessamos uma página na internet (www.google.com, www.facebook.com, www.cpet.com.br, etc.), usamos o nosso computador para pedir determinadas informações. Mas esse processo não é automático. Para que ele aconteça normalmente, é preciso que diversos programas sejam criados e administrados.

O técnico em informática para internet atua nesse ambiente. Ele desenvolve sistemas para web (sites e demais aplicações), aplica critérios de ergonomia, usabilidade e acessibilidade, utiliza ferramentas de auxílio no desenvolvimento das aplicações, além de desenvolver e realizar a manutenção de sites e portais na Internet e na intranet.

Esse profissional deve saber os principais conteúdos relacionados as diversas etapas da informática. Por isso, ele aprende desde os componentes físicos de um computador e de uma rede de computadores (hardware) até as lógicas e linguagens de programações necessárias para se criar e se administrar sites e bancos de dados.

Sobre a grade curricular

O Centro de Profissionalização e Educação Técnica sempre preza por grades curriculares com uma alta carga horária e com a abordagem diversificada de conteúdos não apenas para atender as exigências legais, mas, sobretudo, para formar profissionais com capacidades avançadas e destacadas no mercado de trabalho.

É interessante vermos alguns dos conteúdos abordados nesse curso. O técnico em informática para internet aprende sobre Fundamentos Computacionais, Tecnologias de Comunicação e de Informação, Fundamentos de Segurança da Informação, Sistemas Operacionais, Introdução ao Hardware, Montagem e Manutenção de Computadores, Introdução à lógica de programação, Introdução a Redes de Computadores, Introdução ao Banco de Dados.

Isso tudo apenas em um primeiro momento. Posteriormente, ferramentas e linguagens de programação mais específicas como são vistas como o HTML5, CSS, SQL, PHP, entre tantas outras. Noções sobre cabeamento e IoT (Internet of Things, ou em português, Internet das Coisas) são estudadas.

O técnico, a atualidade e o cotidiano

Atualmente, tudo está conectado à rede de computadores. O e-commerce­ cresceu imensamente, as coisas passaram a enviar e receber dados por meio de conexões (IoT), as contas de usuários em redes sociais aumentaram e mais de 4 bilhões de pessoas possuem acesso à Internet.

As empresas também automatizaram suas atividades por meio de robôs e computadores. Planilhas e documentos que eram feitos a muito custo se tornaram tarefas fáceis com a utilização de ferramentas como Word e Excel – que passaram a ser integrados em nuvem.

Diante de todo esse cenário, o técnico em informática para internet é extremamente requisitado, sendo um dos profissionais com mais vagas e melhores remunerações do mercado de trabalho. Por estar em todos os lugares, a internet necessita, cada vez mais, de profissionais bem qualificados.

O CPET acredita nessa transformação constante do mundo e da tecnologia e dedica grandes esforços para contribuir com esse cenário por meio da formação de profissionais bem capacitados e de ambientes de aprendizagem cada vez mais aperfeiçoados.

Saiba mais em nosso blog

📱 Envie um WhatsApp ► clicando aqui ou (11) 9 6056-8891
🔗 https://www.cpet.com.br

3 de outubro de 2020
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa