fbpx

Curso Técnico em Computação Gráfica

De certo modo, o curso técnico em computação gráfica está bastante próximo do curso técnico em informática para internet. A computação gráfica surgiu há pouco tempo como uma importante ferramenta aliada a diversas áreas científicas (estatística, matemática, física, etc.).

Por isso, engana-se quem acredita que está relacionada apenas com animações e entretenimento. Na verdade, o seu campo é bastante vasto e, cada vez mais, requerido por diversas empresas.

O Centro de Profissionalização e de Educação Técnica conhece bem as necessidades desse mercado de trabalho e as grandes contribuições que esses profissionais fazem para nossa sociedade. Por isso, vamos ver um pouco mais o que é a computação gráfica e como os profissionais atuam nessa área.

O que é computação gráfica?

A computação gráfica é uma área da computação e informática destinada à geração de imagens e conteúdos em geral, representando dados e informações científicas e profissionais e criando formas e significados em nosso mundo.

Por isso, essa área acaba possuindo uma infinidade de aplicações para diversas áreas hoje em dia. Entre elas, está a própria informática, que precisa de diversas interfaces gráficas para seus softwares (para computador, celular e outros dispositivos eletrônicos), seus sistemas operacionais, seus sites, animações e jogos.

Falando em animações, sem a computação gráfica seria impossível fazer desenhos e filmes como Toy Story, Shrek, entre tantos outros. Isso porque ela cria as imagens e lhes dá movimento, por meio de tecnologias cada vez mais maleáveis e sofisticadas.

Aplicações práticas

Como vimos acima, a computação gráfica possui diversas funcionalidades. Mas a riqueza disso é tão grande que merece um tópico exclusivo para explicarmos e demonstramos isso.

No campo das artes, a expressão artística pode ser beneficiada e potencializada por meio de ambientes gráfico-computacionais, formando gravuras digitais, artes digitais, web arte. Outra função área que exige muito da computação gráfica é a arquitetura e o design em geral.

O desenvolvimento gráfico de projetos em forma visual e a aplicação de cálculos matemáticos para realizar testes de resistência, variação de luz, tensão, etc. dão veracidade para os projetos, permitindo que os profissionais remodelem suas ideias sem causar prejuízos.

Poderíamos falar mais e mais sobre isso. Os jogos realistas ou não, o cinema com efeitos especiais (explosões, vozes, entre outros) e com personagens fictícios (como os dinossauros do filme Jurassic Park, por exemplo), a engenharia com projeção de edifícios, pontes e demais edificações, peças, automóveis são exemplos cotidianos e importantes do uso da computação gráfica.

O técnico em computação gráfica

Diante de tantos usos, pode-se afirmar com bastante certeza que essa é uma profissão com bastante inserção no mercado de trabalho. Existem vagas em diversas áreas diferentes (engenharia, cinema, arquitetura, etc.), possibilitando ao técnico em computação gráfica um leque de opções bastante variado.

Esse profissional deve possuir habilidades técnicas e espírito empreendedor, ser capaz de participar na elaboração e no desenvolvimento de projetos de duas ou mais dimensões, utilizando ferramentas de modelagem, ilustração, animação e educação de áudio e vídeo.

Desse modo, o Centro de Profissionalização e Educação Técnica tem orgulho em oferecer um curso tão importante para a nossa sociedade e com tanta disponibilidade para o mercado de trabalho.

Saiba mais em nosso blog

📱 Envie um WhatsApp ► clicando aqui ou (11) 9 6056-8891
🔗 https://www.cpet.com.br

12 de setembro de 2020
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa