fbpx

Conheça os 6 benefícios da sala de aula invertida

As novas tecnologias e ferramentas digitais proporcionaram transformações enormes na educação. Existem agora, novos modelos de aprendizagem, como a sala de aula invertida, que viraram a forma tradicional de ensinar professores de cabeça para baixo.

Mais do que isso, eles também mudaram a maneira como os alunos realizam suas tarefas e desenvolver seus conhecimentos. Dito isto, descubra aqui o modelo de ensino de aula de invertida.

Preparado?

 O que é sala de aula invertida?

A sala de aula invertida significa aula de cabeça para baixo, e com isso entendemos uma modalidade de ensino (e aprendizagem) suportada por conteúdos digitais onde os temas e esquemas de trabalhos são invertidos em comparação com as modalidades tradicionais.

Por isso em um primeiro momento explicativo, onde o professor dá uma aula presencial para a turma, seguido de um segundo momento onde os alunos realizam os trabalhos de casa individualmente.

Conheça os 6 benefícios da sala de aula invertida

1. Aprendizagem personalizada verdadeira

A escola deve ser adaptada aos nossos alunos, mas salas de aula superlotadas, tempo limitado e recursos limitados significam que este princípio muitas vezes não se aplica.

Com a aula clássica que é igual para todos, “focamos no meio”, penalizando não só quem tinha dificuldades, mas também aqueles alunos que são bons.

Graças à aula invertida, cada aluno passa a ser o verdadeiro protagonista da sua formação (não só no papel da programação de nós professores).

Aqueles que precisam assistir à lição duas ou três vezes podem fazê-lo facilmente, enquanto aqueles que são mais talentosos podem se aprofundar.

Na frente do vídeo, cada aluno prossegue com seu próprio passo.

2. Um novo papel do professor

De manhã, o professor torna-se tutor, facilitador, guia para as várias experiências laboratoriais, de grupo ou individuais.

Poderá organizar atividades de recuperação ou consolidação para quem precisa, mas também desafiar a excelência com algo que realmente os valorize.

Além disso, antes de iniciar a aula, você sempre poderá fazer um rápido brainstorming (chuva de ideias) para reencontrar o que foi expresso em um vídeo que ele mostrou aos alunos.

3. Menor frustração

Um aluno com dificuldades, sozinho em casa enfrentando um problema de matemática ou mesmo alguns exercícios de gramática, e, consequentemente,  provavelmente se sentirá frustrado e desistirá.

Essa mesma frustração poderia sugá-lo para um turbilhão de fracassos que poderia levá-lo para longe da escola em nenhum momento.

Logo, desempenhar as mesmas tarefas em sala de aula, com o apoio de professores e colegas, diminui a sensação de inadequação e evita o abandono.

E bem, isso só é possível graças ao modelo de ensino de sala de aula invertida.

4. Criar seus materiais

Com o tempo, entre recursos externos e recursos personalizados, você poderá reservar um número substancial de vídeos, materiais e atividades, que lhe permitirão enfrentar qualquer conteúdo, qualquer aula e qualquer aluno.

5. Gravar aulas é muito simples

Existem aplicativos e softwares totalmente gratuitos que são super fáceis de usar (e quando digo fácil quero dizer “aperte um botão e fale”).

Você pode usar o site Screencast-O-Matic para gravar a tela do seu computador.

Enquanto em dispositiovs iOs e Android você pode recorrer a aplicativos como:

6.Transformar os objetos diários em meios de aprendizagem

As crianças assistem a vídeos que os orientam em experimentos com seus smartphones e tablets. Quem disse que para inovar é preciso sempre ter grandes fundos disponíveis?

Logo, você pode recorrer a dispositivos móveis, computadores e outros elementos para aprendizagem. é um excelente benefício de utilizar a sala de aula invertida.

Em razão de tudo que foi visto, ficou com alguma dúvida sobre os 6 benefícios da sala de aula invertida? Deixe seu comentário, pois seu feedback é muito importante para nós!

Agora é com você! Aproveite para conferir os cursos técnicos EAD do CPET.

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos

 

29 de janeiro de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa