fbpx

Conheça o Curso Técnico em Secretariado

A profissão de secretariado engloba inúmeras atividades, como assessoria de empresas e de empresários, controles de arquivos, planejamentos, correspondências, organização de eventos, acompanhamento de reuniões, entre diversas outras funções.

Desse modo, o profissional possui uma posição estratégia e importante dentro de uma empresa, precisando, muitas vezes, ser uma pessoa de confiança já que trabalha com dados sigiloso e delicados.

Sabendo disso, o Centro de Profissionalização e Educação Técnica separou algumas informações bastante importantes para você compreender melhor quais são as funções desse profissional e quais são suas possibilidades dentro do mercado de trabalho de nossa sociedade.

O que é o curso técnico em secretariado?

O curso técnico em secretariado permite que os alunos tenham contato com as principais funções de um(a) secretrário(a), como, por exemplo, a catalogação de arquivos, o controle de entrada e saída de documentos e pessoas, a coordenação de projetos, a elaboração de relatórios e de apresentações, entre várias outras atividades.

O profissional aprende também a ter exigentes condutas éticas a fim de não apenas realizar suas funções de modo primoroso, resolvendo problemas e propondo soluções, como, também, para conquistar posições de confiança dentro de uma empresa e, com isso, melhores cargos e salários.

A partir disso, abrem-se diversas oportunidades no mercado de trabalho. Os profissionais podem trabalhar em diversas empresas de todos os portes e ramos. Entre elas, podem-se destacar: fábricas, multinacionais, consultorias, prestações de serviços, ONGs, comércios e o próprio serviço público.

As habilidades do técnico em secretariado

Entre tantas habilidades necessárias, os profissionais precisam possuir algumas competências essenciais para essa área. Algumas que podemos destacar são o desenvolvimento e o aprimoramento de sua identidade profissional.

Ou seja, ser muito organizado, possui conhecimentos sobre administração e demonstrar relacionamentos interpessoais amistosos. Além disso, outras características são essenciais para compor suas habilidades, como, por exemplo, a iniciativa, a flexibilidade, a autonomia, a responsabilidade, etc.

Por isso, o curso técnico em secretariado do CPET disponibiliza uma grade curricular elaborada com bastante cuidadosa. Fundamentos da Contabilidade, Contabilidade para não Contadores, Fundamentos da Língua Portuguesa, Comunicação Empresarial, Administração Financeira, Fundamentos da Economia, Comunicação Interna, Leitura e Interpretação de Textos, Administração de Pessoal, Administração de micro e pequenas empresas, Gestão do desempenho organizacional são apenas algumas das diversas matérias vistas nesse curso.

Acreditando na educação de qualidade, o CPET procura disponibilizar os melhores e mais requisitados cursos para o mercado de trabalho, oferecendo excelentes oportunidades de estudos aos seus alunos. Com toda a certeza, o curso técnico em secretariado uma excelente opção para quem quer entrar no mercado de trabalho e desenvolver suas habilidades pessoais e profissionais.

Se você quer fazer um curso técnico em Secretariado, começar a cogitar a ideia de se especializar nesta área é algo muito positivo, já que esse curto oferece uma formação rápida, focada e que lhe capacitará para atuar facilmente no mercado de trabalho.

Claro, para fazer esse tipo de Curso Técnico é muito importante que você já possua uma vontade prévia de trabalhar na área, já que dessa maneira tudo será muito mais agradável.

Para que você possa entender um pouquinho mais sobre esse curto técnico iremos explicar todas as suas principais nuances nesse conteúdo. Confira!

Curso técnico em Secretariado

O Curso Técnico em Secretariado é considerado uma formação de nível médio, a qual pode lhe capacitar a trabalhar na área em apenas 18 meses. Esse é um tempo muito curto para uma formação tão completa e abrangente, o que já conta como um ponto positivo para o curso técnico em Secretariado.

De qualquer forma, quem deseja apressar um pouco as coisas pode conseguir terminar sua formação em pouco menos de 6 meses, o que é um tempo ridiculamente pequeno, não é mesmo?

Entre os principais temas abordados neste curso, podemos citar:

  • Assessoria executiva de qualidade;
  • Tomada de decisão;
  • Planejamento estratégico;
  • Operações;
  • Eventos;
  • Treinamento;
  • Empreendedorismo;
  • Proatividade;
  • Cultura organizacional;
  • Gestão de documentos

Em relação ao trabalho, não há porque se preocupar. Afinal de contas, o curso técnico em secretariado abre diversas oportunidades em empresas variadas. Ou seja, você poderá trabalhar tanto em multinacionais, pequenas empresas, consultórios, ONGs, etc.

Aliás, profissionais com formação em secretariado conseguem trabalho com muita facilidade, justamente pela grande necessidade que existe para esse tipo de serviço. Em outras palavras, ter essa formação no seu currículo aumenta muito suas chances de se manter sempre empregado.

Vale a pena fazer o curso técnico ou o superior em Secretariado?

Bem, não há como negar que os cursos técnicos são muito mais rápidos do que cursos superiores, além de contarem com um foco maior na parte prática, o que por si só já é uma grande vantagem.

Entretanto, o mercado ainda tende a valorizar muito o curso superior para oportunidades mais avançadas, então isso é algo que você precisa ter em mente desde já.Isso não necessariamente é algo ruim, até porque a ideia de fazer apenas um curso técnico já está extremamente ultrapassada. Isto é, o curso deve ser apenas uma porta de entrada para o seu desenvolvimento profissional.

Justamente por esse motivo o Curso Técnico em Secretariado se torna uma grande oportunidade, visto que você irá conseguir ter uma ótima chance de subir na carreira logo de cara. Começar debaixo é o caminho obrigatório para todos nós, mas com esse curso suas chances serão inegavelmente potencializadas!

Mas colocando um “ponto final” nessa questão, podemos dizer que vale a pena começar fazendo um curso técnico em secretariado e então fazer a migração para um curso superior no futuro caso veja necessidade.

Caso contrário, você pode investir em outro tipo de formação no âmbito superior, que atue de forma complementar ao assunto que você já domina. Dessa maneira você acaba se tornando um profissional mais completo e desejado pelo mercado de trabalho.

Veja o que você irá aprender no Curso Técnico em Secretariado:

De modo geral, cada instituição de ensino costuma abordar alguns temas específicos

No curso técnico de Secretariado você vai estudar temas como:

  • Empreendedorismo
  • Ética e relações humanas
  • Gestão estratégica de pessoas
  • Liderança e negociação
  • Noções de matemática, economia e informática
  • Organização de agenda, reuniões e ambiente de trabalho
  • Planejamento, organização e coordenação de eventos

Cada um desses assuntos acaba tendo uma grande importância no trabalho de alguém que atua no secretariado, então aprender mais sobre esses assuntos é algo muito importante e as instituições de ensino acertam em cheio ao valorizar isso.

Entretanto, é muito importante ressaltar que um dos grandes diferenciais em termos de conhecimento que um formado em Curso Técnico de Secretariado pode ter é algo que não se aprende no Curso Técnico ou no Curso Superior, que é a fluência em outros idiomas.

Isso por si só dá ao profissional a possibilidade de receber diversas oportunidades, pois alguém com a capacidade de se comunicar em vários idiomas possui inúmeras vantagens em relação a um profissional “comum”.

Dito tudo isto, não poderíamos deixar de reforçar a importância que os Cursos Técnicos podem ter na sua vida, principalmente pelo desenvolvimento profissional que podem gerar em pouquíssimo tempo, com um preço acessível e um dos melhores custo-benefício que podem ser encontrados em todo o mercado.

Saiba mais em nosso blog

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
13 de abril de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa