fbpx

Conheça o Curso Técnico em Meio Ambiente

Apesar de seus imensos benefícios, precisamos reconhecer que o desenvolvimento econômico e tecnológico e o crescimento das sociedades causaram grandes danos ao meio ambiente. Antigamente, não tínhamos tantos estudos sobre as mudanças climáticas de nossos últimos séculos.

Hoje, no entanto, sabemos que as condições ambientais não apenas são extremamente importantes para a continuação de toda forma de vida em nosso planeta como, sobretudo, para o crescimento da própria economia. A partir disso, várias posições políticas foram tomadas e entrou em pauta a ideia de sustentabilidade a fim de manter o desenvolvimento sem prejudicar o meio ambiente.

Embora esses dois cenários parecem distantes uns dos outros, crescimento econômico e meio ambiente podem sim se aliar. Para isso, existem diversas estratégias possíveis: turismo ecológico, extração controlada e regulamentada, pesca consciente (devolvendo os peixes pequenos e exercendo essa atividade em períodos corretos, etc.), entre tantas outras formas.

No entanto, esse cenário exige profissionais bastante qualificados e conscientes das dificuldades e das possibilidades que a utilização do meio ambiente pode trazer de benefício para a economia. O Centro de Profissionalização e Educação Técnica (CPET) organizou esse artigo para você entender um pouco mais sobre o que é o curso técnico em meio ambiente e divulgar questões importantes atualmente como é o caso da sustentabilidade.

O que é o curso técnico em meio ambiente?

O curso técnico em meio ambiente (também conhecido como “técnico ambiental”) é um curso de nível médio que forma profissionais para atuar na gestão e no controle do meio ambiente, conciliando as necessidades econômicas e os problemas ambientais de nossa sociedade.

Ao se formar, o técnico pode atuar na coleta, no armazenamento e na interpretação dados, informações e documentações relacionados ao meio ambiente. A partir disso, está capacitado para criar relatórios, estudos e projetos ambientais a fim de pensar e de propor medidas para a amenizar e eliminar os impactos ambientais das atividades humanas.

Com isso, ele pode também recuperar áreas degradadas a partir de sistemas de gestão ambiental e projetar melhores investimentos para empresas com consciência ambiental, evitando multas e repercussões negativas na mídia. Isso é importante pois pode influenciar diretamente nas vendas de uma empresa.

Por isso, o Centro de Profissionalização e Educação Técnica possui uma grade curricular extremamente elaborada para o curso técnico em meio ambiente. São mais de mil e duzentas horas de conteúdo, abordando disciplinas como: meio ambiente, ecologia, climatologia e hidrologia, direito e legislação ambiental, licenciamento ambiental, controle de poluição, recuperação de áreas degradas entre várias outras matérias.

Motivos para fazer o curso técnico em meio ambiente

Apesar de parecer distância do cotidiano das grandes cidades e, por isso, com poucas vagas no mercado de trabalho, o técnico em meio ambiente possui importantes funções em nossa sociedade: cuidar e preservar a natureza e aliar essa preservação ao desenvolvimento econômico sustentável.

Por meio dessa última frase, tocamos o ponto fundamental: sustentabilidade. Hoje, o mundo mira seus olhos para o Brasil e suas transformações ambientais. Grandes investidores e grandes empresas sabem, atualmente, da importância de conciliar a produtividade comercial com a sustentabilidade.

Por isso, existe grandes pressões internacionais para que o Brasil preserve seu patrimônio natural. Desse modo, as empresas brasileiras passam, também, a se preocupar cada vez mais e, por isso, cada vez mais contratar técnicos em meio ambiente.

Esse é, com toda a certeza, o motivo mais importante para você fazer esse curso técnico. No entanto, ainda existem outros fatores que devem ser levados em conta. Em franca ascensão, as vagas para o mercado de trabalho costumam oferecer remunerações iniciais a partir de dois mil reais.

A carreira desse profissional também é positiva, chegando a salário de mais de cinco mil reais, conforme o teto salaria dessa profissão. Isso varia, claro, conforme o porte das empresas (pequeno, médio ou grande porte) e conforme suas áreas de atuação, deixando a procura por vagas como algo flexível e positivo para o trabalhador.

Por isso, o CPET avalia de modo tão positivo esse curso e dedica tanta atenção a ele. Pois, o profissional técnico em meio ambiente não apenas é uma excelente escolha para a atualidade econômica e inserção no mercado de trabalho, como, também, possui uma função extremamente importante para a nossa sociedade.

Saiba mais em nosso blog

📱 Envie um WhatsApp ► clicando aqui ou (11) 9 6056-8891
🔗 https://www.cpet.com.br

13 de outubro de 2020
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa