Curso Técnico em Transações Imobiliárias – Conheça

MAtheus • 5 de outubro de 2020

O mercado imobiliário é um dos mercados mais prósperos do Brasil. Mas, também, exige mudanças constantes. Ai que entra o Técnico em Transações Imobiliárias, que deve ser qualificado, sendo o grande diferencial para aqueles que querem se destacar profissionalmente e fechar bons negócios.

Com o aquecimento do setor, muitas pessoas mudaram suas antigas profissões e se tornaram corretoras. No entanto, nem todas adquiriram uma boa formação, com conhecimentos sólidos sobre as transações imobiliárias. Por isso, aquelas que estão preocupadas em progredir profissionalmente precisam ter técnicas avançadas e certeiras para comprar, vender e alugar imóveis.

Pensando nisso, o Centro de Profissionalização e Educação Técnica (CPET) elaborou esse artigo que fala um pouco sobre o que é o curso técnico em transações imobiliárias e selecionou alguns motivos para que você entenda o porquê de fazer esse curso.

O que é o curso técnico em transações imobiliárias?

O curso técnico em transações imobiliárias é a habilitação profissional para intermediar a compra, a venda, a locação e a permuta de imóveis e propriedades. Esse curso permite atuar na administração de bens imóveis, solicitar e orientar os clientes em relação às documentações necessárias para diversas coisas.

Entre elas, para o cadastramento, a transferência, a inscrição e o registro junto aos órgãos competentes de seu imóvel ou seu terreno. Além disso, esses profissionais são responsáveis por apresentar os imóveis aos clientes interessados e orienta investimentos no mercado imobiliário.

Mas o técnico em transações imobiliárias tem outras funções além da compra e venda de imóveis e terrenos. Ele pode realizar também pesquisas de mercado, elaborando estratégias de venda e negociação e diagnosticando os padrões de uso e ocupação do solo para lotes urbanos e áreas rurais. Diante de tantas funções, vamos ver alguns motivos para você fazer esse curso.

O curso é obrigatório para ser corretor

Muitas pessoas acham erroneamente que, para ser corretor de imóveis, basta ser contratado por alguma imobiliária, como se fosse um vendedor comum. Mas isso não é verdade. Para ser corretor, é necessário formação específica e regularização no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci).

De certo modo, o curso técnico em transações imobiliárias, conhecido também pela sigla TTI, é a porta de entrada nessa profissão e nesse mercado de trabalho. Além da realização do curso de TTI, cabe ao profissional o cumprimento de um estágio. Caso tenha uma boa formação em uma instituição de qualidade, o estudante pode receber um certificado entre 30 e 60 dias para atuar como estagiário na área.

Com isso, ele obtém conhecimentos teóricos e práticos reais, aprendendo os diversos procedimentos relacionados às transações imobiliárias e tendo a oportunidade de exercer esses mesmos procedimentos. A partir da conclusão do curso de TTI e dos estágios, o profissional deve cumprir todos processos exigidos pelo Creci, referentes ao seu registro profissional. Pronto, assim você se torna realmente um corretor de imóveis.

Preparação para o mercado

A ascensão do mercado imobiliário é bastante conhecida atualmente. No entanto, não basta realizar apenas o registro no Creci para entrar nesse mercado. Como é bastante concorrido, os profissionais também possuem excelentes formações. Por isso, não adianta fazer um curso qualquer. É necessária uma preparação de excelência para conseguir entrar no mercado de trabalho.

Sabendo disso, o CPET possui um curso técnico de alta qualidade com uma carga horária superior a mil horas de matérias e de conteúdos. Em sua grade curricular, podemos destacar disciplinas como: Introdução a Técnicas de Negociação, Gestão de Vendas e Negociação, Introdução a Teoria Geral dos Contratos, Introdução ao Direito do Consumidor, Administração de Imóveis e Locação, Marketing Digital, Análise de Mídias Sociais, Parcelamento do Solo Urbano e Suas Diversas Formas, Planejamento Urbano e Ambiental, Estudo Arquitetônico para Gestores Imobiliário.

O Curso técnico em Transações Imobiliárias Corretor CRECI é uma excelente escolha para aqueles alunos que acabaram de sair do ensino médio e desejam logo se aventurar no mercado de trabalho.

Isso porque, se trata de uma profissionalização rápida, que lhe possibilita aprender uma nova atividade em pouquíssimo tempo, exatamente para você começar a impulsionar a sua carreira.

Aliás, dentro da área imobiliária a necessidade desse profissional é muito grande, uma vez que esse é um segmento bem aquecido.

Contudo, antes de se inscrever nessa nova profissionalização, confira abaixo tudo sobre o Curso técnico em Transações Imobiliárias Corretor CRECI.

Conheça o Curso técnico em Transações Imobiliárias Corretor CRECI

O Curso técnico em Transações Imobiliárias Corretor CRECI se trata de um curso voltado para aqueles que desejam seguir carreira no campo da gestão e negócio, fazendo diversas atividades ligadas a administração de imóveis.

Como existe um número cada vez mais crescente de imóveis no país, é natural que a busca por esse profissional seja realmente alta.

Logo, aqueles que se profissionalizam, através de um curso de qualidade, conseguem automaticamente se destacarem perante o mercado de trabalho.

Dessa maneira, se trata de uma qualificação ideal para quem busca oportunidades e um salário acima da média.

Como se trata de uma profissão bem vista, o curso é todo focado em ensinar o aluno a realmente ser um profissional pronto para os desafios desse mercado.

Portanto, se você gosta do segmento de imóvel, fazer esse curso é uma excelente pedida para alavancar a sua vida profissional.

Grade curricular do Curso técnico em Transações Imobiliárias Corretor CRECI

Durante o curso o aluno aprenderá tudo que é relevante e importante na vida desse profissional.

Por essa razão, os conteúdos mesclam conhecimentos científicos e técnico, tornando assim mais fácil a absorção do conhecimento por parte do estudante.

Com isso em mente, veja algumas das disciplinas que você terá contato através desse curso:

  • Introdução a Administração;
  • Empreendedorismo;
  • Introdução ao empreendedorismo;
  • Teóricas aplicadas na administração;
  • Matemática financeira;
  • Introdução a matemática financeira;
  • Gestão da qualidade total;
  • Modelos de gestão;
  • Organização, sistemas e métodos;
  • Processos gerenciais;
  • Gestão de vendas e negócios;
  • Marketing digital;
  • Planejamento urbano e ambiental;
  • Análise de mídias sociais;
  • Introdução ao direito do consumidor.

É válido mencionar que todos esses conteúdos são distribuídos em uma carga horária de 1065 horas na modalidade EAD, que é a mais recomendada para quem busca uma formação rápida.

Isso porque, você consegue estudar em casa, ditando seu ritmo de aprendizagem e assim se inserindo dentro do mercado de trabalho no momento certo.

O que faz o formado no Curso técnico em Transações Imobiliárias Corretor CRECI?

Existem diversas atividades que ficam sob a responsabilidade do profissional técnico em Transações Imobiliárias, algumas delas envolvem:

  • Inscrever imóveis no cadastro da imobiliária;
  • Apresentar imóveis aos potenciais clientes;
  • Orientar investimentos na atividade;
  • Identificar e aplicar os parâmetros de uso e ocupação para lotes urbanos;
  • Ler e interpretar projetos e mapas;
  • Planejar, coordenar e avaliar comercializações imobiliárias.

Sendo assim, são demandas bem amplas, que apenas um profissional capacitado é capaz de executá-las.

Inclusive, é exatamente por conta desse ponto que a qualificação, através do Curso técnico em Transações Imobiliárias Corretor CRECI, se faz necessária.

Por fim, para alcançar uma boa posição dentro do mercado de trabalho o profissional deve ter consigo algumas habilidades e características, como:

  • Domínio técnico para negociação e venda;
  • Capacidade de raciocínio matemático;
  • Capacidade de identificar oportunidades de negócios imobiliários;
  • Habilidade verbal;
  • Habilidade para manusear projetos arquitetônicos e maquetes.

Como é o mercado de trabalho?

Mas e o mercado de trabalho para esse profissional? Então, a boa notícia é que existe um número crescente de imóveis dentro do país, logo o mercado de trabalho necessita desse técnico.

Por conta disso, essa é uma profissão considerada em ascensão e o momento exato de se inserir nela é agora.

Afinal de contas, você vai encontrar um amplo campo, podendo atuar em atividades diferenciadas, mas ligadas sempre a esse segmento, como:

  • Marketing;
  • Treinamento de vendas;
  • Lançamentos de empreendimentos imobiliários;
  • Administração de locação de bens, condomínios, imóveis;
  • Venda de imóveis,
  • Loteamento de áreas rurais;
  • Incorporação imobiliárias, dentre outras.

No mais, a média salarial desse profissional é de R$ 1.600,00 e pode chegar até R$ 4.000,00 por mês, a depender da experiência e região na qual se atua.

Por conseguinte, é uma área realmente promissora com um salário acima da média.

Onde estudar Curso técnico em Transações Imobiliárias Corretor CRECI?

Essa área desperta seu interesse? Então, faça o curso em Transações Imobiliárias no CPET.

Afinal, essa é uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e o foco são as aulas 100% online.

Dessa maneira, você consegue estudar sem precisar sair de casa, tendo todo o apoio e suporte necessário do CPET.

Então, com a sua certificação em mãos, basta ir para o mercado de trabalho em busca de oportunidades, que, como vistos, são vastos.

Sabendo disso, se inscreva agora mesmo no técnico em Transações Imobiliárias do CPET e leve a sua carreira profissional para outro nível.

Com uma formação com tanta qualidade, o CPET é, com certeza, uma das melhores opções para você entrar nesse mercado de trabalho tão concorrido e conquistar ótimas oportunidades e salários.

Saiba mais em nosso  blog

? Envie um WhatsApp ►  clicando aqui  ou (11) 9 6056-8891
https://www.cpet.com.br

Conheça nossos cursos de NR
Quem pode solicitar a certificação por competência em Edificações?
Por Marketing CPET 12 de setembro de 2025
Muitos profissionais podem solicitar a certificação por competência em edificações e não sabem. E justamente por desconhecimento, acabam perdendo diversas oportunidades que poderiam alavancar a própria carreira.
6 destaques do curso técnico em transações imobiliárias
Por Matheus 10 de setembro de 2025
Descubra por que o curso técnico em Transações Imobiliárias do CPET é ideal para quem busca uma carreira promissora no mercado imobiliário. Confira os 6 destaques!
Técnico por competência aumenta o salário? Veja os dados
Por Marketing CPET 9 de setembro de 2025
É natural ter dúvidas se vale a pena passar pelo processo de certificação como técnico por competência. Afinal, será que aumenta o salário? Melhora a empregabilidade? É realmente reconhecido em todo o país?
Conheça a Profissão de técnico em transações imobiliárias
Por Marketing CPET 7 de setembro de 2025
Saiba tudo sobre a carreira de Técnico em Transações Imobiliárias e conheça o curso do CPET: EAD, reconhecido pelo MEC e com alta empregabilidade.
Quais habilidades em Automação Industrial podem ser certificadas por experiência?
Por Marketing CPET 4 de setembro de 2025
É importante saber quais habilidades em automação industrial podem ser certificadas por experiência, para que possa identificar se você poderá solicitar o documento.
Como montar um dossiê para comprovar competências em Logística
Por Marketing CPET 2 de setembro de 2025
Quem almeja o certificado por experiência em logística precisa montar um dossiê para comprovar competências na área.
CPET no Prêmio Reclame Aqui 2025
Por Marketing CPET 29 de agosto de 2025
O Prêmio Reclame Aqui é uma das premiações mais relevantes do Brasil quando o assunto é qualidade de atendimento e transparência.
Certificação por competência em Edificações: como funciona para pedreiros e mestres de obra?
Por Marketing CPET 29 de agosto de 2025
Sabia que pedreiros e mestres de obras podem iniciar o processo de certificação por competência em edificações?
Certificação por competência em Logística: como comprovar sua experiência?
Por Marketing CPET 27 de agosto de 2025
Que tal iniciar a jornada de certificação por competência em logística? É uma área em que frequentemente os profissionais trabalham sem a devida formação.
Mais Posts