fbpx

A Educação a Distância no Brasil

A Educação a Distância no Brasil (EaD) se popularizou muito nos últimos anos e tem ganhado muito mais espaço no atual contexto de pandemia e isolamento social.

Essa modalidade se mostrou muito interessante e uma boa opção para não ficar para traz nos estudos e continuar se capacitando e se profissionalizando a partir de sua casa.

Além disso, suas vantagens perante o ensino presencial fazem grande diferença para quem opta por esta modalidade, como por exemplo, a redução de gastos mensais, o conforto de estudar em sua casa e a flexibilidade de horários.

O Centro de Profissionalização e Educação Técnica (CPET) está conectado com o mundo e com suas tendências. Com diversos recursos tecnológicos bastante aperfeiçoados, disponibilizamos plataformas e ferramentas que tornam a educação a distância uma experiência bastante agradável.

Como muitos de nós já sabemos, esse tipo de ensino já está presente em diversos ambientes educacionais e o seu movimento é natural. A EaD ocupa um espaço cada vez maior nos modelos de aprendizagem atuais e uma opção a mais para muitos estudantes. Mas essa história é bastante longa.

Portanto, conhecer um pouco mais do desenvolvimento desse “novo” modo de estudar é importante inclusive, para sabermos nos adaptar e aproveitar ainda mais o EaD.

Contexto histórico da Educação à Distância no Brasil

A prática de um certo tipo de educação à distância data desde o início do século passado com a oferta era de cursos profissionalizantes. A partir de 1946, com a criação do SENAC, a oferta de cursos profissionalizantes à distância aumentou e em 1960 a educação à distância se estendeu para o campo da alfabetização de adultos.

Já na década de 1970, a educação à distância era oferecida no nível fundamental e para alguns cursos de nível superior. Desse período em diante, a transmissão via TV e rádio de telecursos cresceu muito, contando inclusive com materiais impressos.

Já na década de 1990, com a chegada e expansão da internet, a Secretaria de Educação à Distância (SEED) foi criada para regulamentar e avaliar as instituições de ensino que ofereciam a modalidade EaD.

A partir de 2005, a SEED cria parcerias com diversas instituições de ensino para a promoção e expansão dos cursos de educação à distância pelo país. Nesse período, a oferta de cursos disponíveis na modalidade EaD teve um aumento significativo e se tornou muito popular e reconhecido socialmente.

Assim, com o objetivo de democratizar o ensino, a educação à distância alcançava pessoas que queriam estudar, mas que não possuíam condições financeiras e nem instituições próximas à suas residências para frequentar.

Como está hoje a Educação à Distância no Brasil

Em 2017, novos decretos foram autorizados em relação às leis que permitiam a oferta de cursos de educação à distância e as novas regras facilitaram o surgimento de novas instituições voltadas apenas à EaD, sem a necessidade de ofertar aulas presenciais.

Com esse novo contexto, a educação à distância se consolidou ainda mais no país e hoje oferece cursos dos mais diversos níveis: fundamental, médio, técnico, profissionalizante, superior e de pós-graduação.

Este cenário propicia novas condições de estudo para pessoas ainda mais distantes de uma realidade que antes era necessária para se realizar cursos de capacitação e profissionalização.

Atualmente, as ofertas de vagas para cursos à distância no nível superior passaram as ofertas de cursos presenciais. Porém, o número de estudantes matriculados em instituições de ensino presenciais ainda é superior aos da EaD.

Ambas as modalidades têm suas vantagens e dificuldades, mas todas podem ser superadas e escolhidas de acordo com as necessidades, disponibilidades e realidades de cada estudante.

O Centro de Profissionalização e Educação Técnica (CPET) se orgulha, por sua vez, de ser uma das principais instituições de ensino técnico do Brasil. Expandindo-se para outros países, queremos levar educação a distância de qualidade para todas as pessoas.

📱 Envie um WhatsApp ► https://bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: https://instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: https://twitter.com/CpetCursos
18 de janeiro de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa