fbpx

7 técnicas para se manter motivado enquanto estuda

Certamente você se pergunta muitas vezes em como se manter motivado enquanto estuda. Essa pode parecer uma missão complicada, mas preparamos algumas dicas para te ajudar com este tópico. Há fases da vida que precisamos nos comprometer mais para alcançar objetivos particulares, não é mesmo? Este é o caso de um aluno que vai fazer um teste de admissão para cursar a faculdade ou passar por uma semana de testes.

7 técnicas para se manter motivado enquanto estuda

  • Pensamento positivo
  • Boa estratégia de estudo
  • Reconhecer pequenas conquistas
  • Intervalos de horário
  • Identificar estratégia
  • Remova as distrações
  • Rotina saudável

Nestas circunstâncias, se manter motivado enquanto estuda e resgatar uma dose saudável de quantidade de estudo é crucial! Quando motivados, recebemos desempenho superior, o que favorece a obtenção dos resultados pretendidos.

Acontece que há algumas questões entre teoria e prática que podem ajudar muito a se manter motivado enquanto estuda, afinal, nem sempre somos tão ansiosos e concentrados.

1. Pensamento positivo

A primeira coisa a se preocupar para se manter motivado enquanto estuda é afastar ideias negativas. Na maioria das vezes, são eles que te levam a ser desencorajado e preguiçoso com suas ambições.

Nesse período de estudos, entre os mais prevalentes estão: “Não haverá tempo para estudar tudo”, “não consigo compreender essa questão”, “Não consigo fazer esse tipo de exercício corretamente”, “Não me lembrarei disso no momento do exame”, “não me mete na cabeça”.

Ter esse pensamento é típico, especialmente por causa da ansiedade e preocupação que experimentamos quando algo essencial vai acontecer. A coisa mais essencial, porém, não é permitir que eles se infiltrem em seus pensamentos e afetem seu desempenho no estudo, fazendo assim com que você possa se manter motivado enquanto estuda.

Assim como boas ideias podem congelar seu crescimento, pensar em coisas boas pode ajudá-lo a avançar. Acredite no seu potencial e ofereça o seu melhor!

2. Boa estratégia de estudo

Para se manter motivado enquanto estuda é necessário outro passo crucial para evitar se perder na rota é montar uma estratégia detalhada de tudo o que você precisa estudar, dado o tempo disponível para você.

Organizar sua rotina, definir um cronograma de estudo, é vital para se manter motivado enquanto estuda. Divida todos os deveres que você tem antes de você, de acordo com seu plano diário, criando metas a serem alcançadas.

Por exemplo, leia x páginas de um livro todos os dias, escreva um ensaio por semana, passe meia hora todos os dias verificando notícias sobre o que está acontecendo no mundo, resolvendo uma lista de exercícios, etc.

Você é quem deve determinar quais são seus objetivos se eles são diários, semanais, quinzenais, mensais ou o que você quiser. Isso facilitará para você vislumbrar suas tarefas e ainda dar-lhe um pequeno empurrão para cumprir todas elas. A missão está completa, não é?

3. Reconhecer pequenas conquistas

Já que estabeleceu pequenos objetivos para se manter motivado enquanto estuda, tenha cuidado para reconhecer os pequenos triunfos. Provavelmente todos os dias você terá motivos para se sentir triunfante na execução do que foi planejado e em busca do seu objetivo.

Não acredite que isso possa implicar em celebrar festas ou algo assim. Reconhecer os objetivos que você realiza deve ser claramente um incentivo para continuar em frente, não uma desculpa para perder o foco em se manter motivado enquanto estuda.

De tempos em tempos, é bom até mesmo oferecer-se alguma recompensa, como um filme, uma reunião com amigos ou um período de descanso, mas certifique-se de que toda a sua programação está atualizada antes de você fazer tal escolha e arriscar adiar seus planos.

4. Intervalos de horário

Intervalos de horário é uma das técnicas para se manter motivado enquanto estuda

Embora você esteja ansioso para viver um regime de estudo duro e se manter motivado enquanto estuda, é importante notar que as pausas são essenciais para a sua produtividade. Portanto, eles não devem ser considerados um fracasso, mas uma parte crucial de uma rotina frutífera.

Se você considerar, pausas são chances fantásticas de quebrar um pouco da exaustão e reiniciar a atenção. É muito difícil ficar 100% consciente do conteúdo por várias horas seguidas, mesmo que você queira, seu cérebro perde a atenção em algum momento.

Basta dizer que é praticamente difícil passar um dia inteiro usando livros e materiais sem perder a motivação. Planeje pausas ao longo de seus estudos para recuperar o fôlego.

Apenas certifique-se de que isso não é tão recorrente que atrapalha seu desempenho em se manter motivado enquanto estuda. Por exemplo, cada estudo de uma hora leva cinco minutos para mover o corpo, ir ao banheiro, beber água, entre outras demandas fundamentais.

5. Identificar estratégia

Uma coisa que ajuda muitos alunos a se manter motivado enquanto estuda é descobrir como estudar funciona melhor para eles, apostando nesse método como um meio de garantir motivação e sucesso.

Se você ainda não determinou a melhor técnica do seu perfil, pode demorar um pouco, mas vale a pena tentar. Tente resumir, fazer mapas mentais, fazer conexões mnemônicas, documentar explicações, espalhar disciplinas e outros que você conhece.

Não há regras ou métodos substancialmente superiores aos outros para se manter motivado enquanto estuda. Depende de quão confortável você está estudando. A partir dessa revelação, você descobrirá que o estudo se tornará mais leve e inspirador.

6. Remova as distrações

Não há nada mais desmotivador do que estudar com uma tentação. Um bom sofá, tv on, celular cheio de alertas de amigos, conversa familiar de fundo, etc. Evite esse tipo de situação para se manter motivado enquanto estuda.

Qualquer que seja o elemento de distração, sem dúvida desviará seu foco e diminuirá suas possibilidades de aprendizado. Portanto, o objetivo é evitar esse tipo de circunstância para que você não acabe “estudando” o dia todo sem qualquer eficiência sem mencionar o sentimento persistente de que você pode fazer qualquer outra coisa.

Tente se manter longe de qualquer distração para se manter motivado enquanto estuda. Encontre um lugar tranquilo para estudar e deixe a tecnologia para pausas.

7. Rotina saudável

ter uma rotina saudável é fundamental para se manter motivado enquanto estuda

Por fim, não se esqueça que seu corpo é como uma máquina que tem que se apresentar corretamente para absorver e recordar os materiais estudados. Portanto, sua saúde deve ser uma prioridade, caso contrário, você dificilmente permanecerá motivado.

Além de uma dieta saudável e equilibrada, cuide dos tempos de descanso e proteja a qualidade do sono para se manter motivado enquanto estuda. Além disso, hormônios associados ao prazer e bem-estar também são aconselhados para exercícios físicos.

E, para realizar, nunca perca de vista seu objetivo principal. Você deve pensar sobre isso quando você está cansado e precisa de força para continuar. Como a opinião comum diz, o único lugar que tem sucesso precede o esforço está no dicionário.

O que você achou desse post? Deixe um comentário aqui compartilhando suas experiências ou dúvidas, irei adorar lhe responder! Boa sorte e até mais!

Agora é com você! Aproveite para conferir os cursos técnicos EAD do CPET.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► https://bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: https://instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: https://twitter.com/CpetCursos
14 de julho de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa