fbpx

7 Técnicas de Leitura para Ajudar nos Estudos

Desde os tempos antigos, as pessoas buscam meios de se desenvolverem intelectualmente e um desses meios são as técnicas de leitura. E, desta forma, surgiram diversas técnicas que podem ajudar no processo de aprendizagem. Hoje vamos falar sobre uma delas: leitura. O processo de leitura é o mais simples e natural da história da humanidade; ler para aprender significa absorver informação sem esforço algum.

7 técnicas de leitura para ajudar nos estudos

  • Faça um plano para o seu tempo de estudo
  • Divida o seu tempo de leitura em várias partes da semana
  • Use a lista com palavras-chave para facilitar sua leitura
  • Leia livros para crianças
  • Use uma caneta esferográfica para marcar as palavras difíceis e consulte um dicionário quando necessitar
  • Faça anotações nas margens dos livros, onde você tem ideias sobre o texto e argumentos contra o mesmo
  • Leia por meia hora todos os dias, mesmo que você esteja sem vontade ou tenha terminado o que precisa fazer

Neste texto, você descobrirá como realizar este processo corretamente para obter os melhores resultados com essas técnicas de leitura.

1. Faça um plano para o seu tempo de estudo

A leitura é um processo natural, que vem desde a antiguidade. Há diversas técnicas de leitura para se aprender dessa maneira e hoje vamos falar de uma delas: O planejamento do tempo de estudo.

O primeiro passo é escolher os tempos em que você terá disponibilidade, sempre levando-se conta dos compromissos familiares. É preciso estabelecer o horário diurno (manhã) e noturno (noite).

O ideal é escolher um tempo para cada estudo:

  • Lendo e pesando os livros a ser lidos;
  • Estudando as palavras mais usadas do texto (dicionário);
  • Memorizando algumas frases importantes e trechos que podem servir como enredo;
  • Analisar outro livro sobre o mesmo assunto.

Estudar um determinado tema durante 20 minutos, seguindo a sequência: O planejamento do tempo pode ser feito por meio de uma agenda em papel, mas também é possível fazer isso pelas redes sociais, no computador e através dos celulares que permitem conexão à internet.

2. Divida o seu tempo de leitura em várias partes da semana

A ideia é dividir seu tempo de leitura em diferentes partes da semana: por exemplo, em um dia você pode dedicar meia hora a cada sessão de estudo. Utilizando essa como uma das técnicas de leitura, não nos sentiremos oprimidos por quanto precisa ser feito ou quando tudo estiver concluído.

Outro aspecto importante é que essas técnicas de leitura nos incentivam a estudar pela metade do tempo, já que é possível dividi-lo em vários períodos.

3. Use a lista com palavras-chave para facilitar sua leitura

Para facilitar a leitura, é necessário selecionar as palavras-chave que mais nos interessam. Dessa forma, é possível evitar que nos percamos em palavras desnecessárias que podem atrapalhar a nossa concentração. Além disso, utilizar deste fator como uma das técnicas de leitura, essa tarefa é útil para outros estudantes que queriam absorver muito de um conteúdo.

4. Leia livros para crianças

Leia livros para crianças - técnicas de leitura

Todo mundo sabe que a leitura é fundamental para desenvolvermos o nosso raciocínio e bem-estar. E, uma das técnicas de leitura de fazer aprimorar isso é ler livros para crianças em voz alta, assim você pode presenciar a sua evolução. Leia com entusiasmo e encontre outras formas de incentivá-los: faça perguntas sobre o que estamos lendo; use um “mapinha” ilustrado enquanto decifram os atalhos da história.

Além disso, não se esqueça de que a leitura é um processo único para cada pessoa, pois ela depende da nossa experiência e do tempo disponível. Por isso, procure diversificar os tipos de livros para ler, de forma a atender às suas necessidades e prazer.

5. Use uma caneta esferográfica para marcar as palavras difíceis e consulte um dicionário quando necessitar

Encontrar uma palavra que você não conhece no meio da leitura é difícil. Assim, você pode continuar tentando adivinhar o que poderia ser (o que provavelmente não funcionará) ou usar sua caneta para destacar palavras e procurá-las mais tarde, quando necessário. Utilize esse aspecto como uma das técnicas de leitura e obtenha mais sucesso em seus estudos.

6. Faça anotações nas margens dos livros, onde você tem ideias sobre o texto e argumentos contra o mesmo

técnicas de leitura

Uma das técnicas de leitura mais utilizadas é a de fazer anotações nas margens dos livros com sugestões e contra-argumentos. As notas das margens podem ser suas melhores amigas quando você está lendo um livro e tem opiniões diferentes das que está nele, ou deseja fornecer alguma crítica construtiva sobre certas passagens que não fazem muito sentido, etc.

7. Leia por meia hora todos os dias, mesmo que você esteja sem vontade ou tenha terminado o que precisa fazer

Você sabia que ler um livro por apenas meia hora todos os dias ajudará a aumentar o seu vocabulário? Além de ajudar a expandir as palavras em diferentes idiomas e melhorar a compreensão, utilizar essa como uma das técnicas de leitura é interessante também!

O que você achou desse post? Deixe um comentário aqui compartilhando suas experiências ou dúvidas, irei adorar lhe responder! Boa sorte e até mais!

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
5 de julho de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa