fbpx

6 hábitos que estimulam o cérebro

Você sabia que deveria cuidar do seu cérebro da mesma maneira que cuida do seu corpo com exercícios físicos? É possível fortalecê-lo e expandir sua capacidade por hábitos que estimulam o cérebro, assim como é com os músculos, e vamos mostrar como neste artigo.

6 hábitos que estimulam o cérebro

  • Descanse bastante
  • Praticar atividade física
  • Certifique-se de que você está recebendo comida suficiente
  • Relaxar e tomar banho de sol
  • Aprender um novo idioma
  • Tenha um hábito de ler

6 hábitos que estimulam o cérebro acompanhe

Pessoas com problemas de memória, foco e raciocínio estão se tornando mais difundidas como resultado do ritmo frenético da vida moderna e do uso excessivo da tecnologia e por não realizar hábitos que estimulam o cérebro. A maioria dos trabalhos que precisam de aritmética ou memória pode agora ser completado em um smartphone, o que tem uma influência prejudicial no funcionamento do nosso cérebro.

Mas você quer saber alguns hábitos que estimulam o cérebro?

Vou explicar para você agora mesmo!

Descanse bastante

Um dos principais hábitos que estimulam o cérebro é você ter o seu tempo de descanso. Já discutimos como a maioria dos horários das pessoas são estressantes, mas também é importante entender como isso afeta seu sono. Dormir tarde e levantar cedo é prejudicial para a saúde mental.

O sono é essencial para a consolidação da memória e do aprendizado e um dos primordiais hábitos que estimulam o cérebro. A quantidade de matéria cinzenta no lobo frontal tende a diminuir quando você não dorme o suficiente. A dificuldade é que esta é a parte do seu cérebro que mantém e gerencia sua memória de trabalho e outros processos executivos importantes.

Em outras palavras, se você não dormir o suficiente, seu cérebro vai encolher.

Praticar atividade física

Praticar atividade física - hábitos que estimulam o cérebro

Todos entendem que a atividade física deve fazer parte da rotina diária, mas a miríade de tarefas diárias muitas vezes tem precedência. Para alterar isso, você deve criar um dos novos hábitos que estimulam o cérebro e pode precisar pensar na outra direção do que está acostumado: priorizar a atividade física é a única maneira de viver uma vida produtiva, longa e saudável.

A prática regular de exercícios não só melhora a saúde cerebral e a cognição, mas também melhora a memória e, a longo prazo, pode evitar que esse órgão crucial se desseca. Certo, acho que é motivo de sobra para começar a se exercitar.

Certifique-se de que você está recebendo comida suficiente

Uma dieta boa em nutrientes, com o exercício, só beneficia a saúde corporal e mental deve ser um dos principais hábitos que estimulam o cérebro. Então, nada de pular refeições ou correr por elas.

Concentre-se em alimentos que promovam a memória e o raciocínio, como antioxidantes, aminoácidos e vitamina E, para garantir que você esteja comendo de uma maneira que beneficie a saúde cerebral.

Relaxar e tomar banho de sol

Dada a escassez de tempo, por que não aproveitar o tempo gasto se exercitando para tomar sol? Os níveis de vitamina D no corpo podem diminuir drasticamente se você não conseguir sol suficiente, e é essencial para o corpo operar corretamente e retardar o processo de envelhecimento do cérebro.

No entanto, se você não conseguir absorver vitamina D do sol, seu médico pode prescrever um suplemento prescrito. Mas aproveite e desenvolva este como um dos hábitos que estimulam o cérebro.

Aprender um novo idioma

Aprender inglês, espanhol, francês ou qualquer outro idioma é uma ótima maneira de manter sua mente ativa e um dos mais legais e importantes hábitos que estimulam o cérebro.

Isso se deve ao fato de que a seção de linguagem do cérebro é muito adaptável, e aprender uma segunda língua pode ajudar a construir novas regiões e melhorar a atenção.

O bilinguismo não só melhora a comunicação e permite que você aprenda sobre várias culturas, mas também ajuda no crescimento cerebral. Ou seja, essa prática tem uma série de benefícios!

Tenha um hábito de ler

Não é novidade que a leitura é um dos hábitos que estimulam o cérebro, e só tem efeitos positivos no nosso crescimento, mas você sabia que os hábitos de leitura podem minimizar o declínio da função cerebral na velhice em 30%?

A suscetibilidade do cérebro à linguagem aumenta ao ler, tornando mais fácil aprender uma nova língua. E, como mostramos na última seção, aprender uma nova língua é benéfico para o desenvolvimento cerebral.

Não é maravilhoso como rotinas simples podem melhorar nossas habilidades cognitivas? Agora que aprendeu o básico, que tal colocá-los em prática?

Concentrar-se em um ou dois deles de cada vez vai ajudá-lo a viver uma vida mais saudável e ter um cérebro mais poderoso!

O que você achou desse post? Deixe um comentário aqui compartilhando suas experiências ou dúvidas, irei adorar lhe responder! Boa sorte e até mais!

Agora é com você! Aproveite para conferir os cursos técnicos EAD do CPET.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► https://bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: https://instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: https://twitter.com/CpetCursos
16 de julho de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa