fbpx

6 diferentes tipos de estudantes

Se você é ou já foi estudante, deve saber que existem diferentes personalidades e formas diferentes em que cada um estuda. Confira 6 diferentes tipos de estudantes que separamos para você conhecer neste artigo.

  • O estudante que faz apenas o necessário
  • O estudante que é extremamente dedicado e perfeccionista
  • O estudante que não tem muito tempo para se dedicar aos estudos
  • Os estudantes que não tem tempo para se dedicar às suas notas e apenas querem passar
  • Os estudantes que não prestam atenção na aula e acabam perdendo
  • Os estudantes que querem aprender porque gostam de aprender

Os estudantes têm diferentes tipos de personalidades. Eles podem ter diferentes níveis de exigência ou aceitação dos alunos. Você provavelmente conhece pelo menos um dos tipos de estudantes descritos aqui!

6 diferentes tipos de estudantes

Esse post, irá descrever os diferentes tipos de estudantes para você saber!

1. O estudante que faz apenas o necessário

Esse é o estudante que realiza a sua tarefa somente quando ela for necessária. Quando esses tipos de estudantes não são capazes de fazer um exercício, teve uma falha na apresentação ou as notas sobre o trabalho passaram para baixo longe do seu objetivo ele nunca irá se preocupar muito com isso!

Eles pensam: “Talvez posso me concentrar no próximo teste.” Ou então “O professor nem sempre coloca os dados todos”. Porque esses tipos de estudantes parecem que não se importam, é difícil descrever o tipo de estudantes.

Eles só pensam naquilo que teve um impacto negativo para a sua nota e elas tendem a ser os melhores colegas porque eles percebem isso com uma facilidade! Por exemplo: Os amigos dos alunos podem perguntar “Nossa, você vai à festa hoje? Você quer ir?” Mas o estudante ignorante dirá: “Por quê?”

Quando ele pode realmente ter ganho um ótimo tempo para estudar.

O fato é que esses alunos não têm muita disciplina e quando a tecnologia apareceu, ela funcionou atalho para uma solução.

2. O estudante que é extremamente dedicado e perfeccionista

O estudante que é extremamente dedicado e perfeccionista pode ser teimoso.

Esse tipos de estudantes conhece-se bem o suficiente para reconhecer seus pontos fortes, mas também saber qual dos seus pontos fracos precisa melhorar.

Os tipos de estudantes dedicados tem um bom senso de auto responsabilidade, mesmo que não tenha tido oportunidades educacionais iguais às outras pessoas.

Além disso, eles continuarão perseverando, independentemente, dos obstáculos no caminho da universidade tradicional convencional.

Esses tipos de estudantes são orientados na meta final: ter uma vida completamente livre das preocupações financeiras!

Um exemplo de um estudante extremamente dedicado é o “estudante-exemplo”. Eles podem atingir os objetivos que estabelecem e quase nunca teve problemas com as matérias.

3. O estudante que não tem muito tempo para se dedicar aos estudos

Os tipos de estudantes que não tem tempo para se dedicar aos estudos é o tipo de pessoa que teria as mesmas notas semanas passadas em uma hora nova, mas teve outras coisas acontecendo na sua vida.

Esses são os primeiros candidatos a abandonar um curso universitário porque desistiram do processo durante esses anos longos e torturantes.

Eles acreditam que existem mais alunos inteligentes na faculdade, então talvez não dê certo para aprender sozinhos. Esses também podem ser os tipos de estudantes que teve uma grande mudança na sua vida.

Eles têm a habilidade rara de se concentrar em todos os tipos de coisas, mas para as matérias? Nem tanto.

Provavelmente esses estudantes teriam notas mais altas se ficasse apenas no curso universitário, técnico ou ensino médio por um ano, ou dois anos e voltar às atividades normais depois disso.

No entanto, é importante acrescentar que não significam abandonando totalmente dos estudos – sempre há algum tempo para estudar, mesmo se é apenas para estudar um pouco.

4. Os estudantes que não tem tempo para se dedicar às suas notas e apenas querem passar

Os tipos de estudantes que não tem tempo para se dedicar às suas notas e apenas querem passar

Os estudantes que não têm tempo para se dedicar às suas notas e apenas querem passar podem ser aqueles que tem pouco interesse em estudos. Talvez esses tipos de estudantes estejam preocupados com outras coisas na vida ou simplesmente porque não gostam de pensar sobre ela.

No entanto, é importante acrescentar que nem todos os tipos de estudantes só queriam passar sem se esforçarem – talvez um grupo teve problema financeiro e precisa aprovar as matérias para conseguir seu diploma.

O caminho para esses tipos de estudantes pode ser fazer uma escolha racional de matérias, tirando aqueles que teve problema financeiro e evitando ao máximo os cursos cuja nota é considerada “fácil”.

Eles podem também procurar alguns tutores especializados em apenas aquele curso ou confiar na internet com vídeos educativos feitos por acadêmicos reconhecidamente bem preparado sobre isso.

Não significa que o estudante que não tem tempo para se dedicar às suas notas é uma pessoa despreparada.

Pode ser um indivíduo teimoso, obstinado e irresponsável, mas isso significa apenas que esses estudantes precisam de ajuda extra porque não sabem como melhor utilizar os seus tempos livres.

Uma boa ideia poderia ser procurar na internet esquemas educacionais adequados para as tarefas do dia a dia no trabalho, visto que ela já existe muita informação sobre esse tema e não é necessário criar um teórico pronto.

Isto talvez seja uma boa saída para os tipos de estudantes que são extremamente dedicado, mas ter pouco tempo para isso – sempre vale a penas procurar quando existem tantos tutores disponíveis na internet, assim como materiais digitais de aprendizagem à disposição.

5. Os estudantes que não prestam atenção na aula e acabam perdendo

O estudante que não presta atenção na aula e acaba perdendo tem muitas chances de ser um estudante com altos teores de ansiedade por dentro, isso pode ocorrer devido à pressão social, cultura da nota elevada para ter sucesso acadêmico, etc.

Para esses tipos de estudantes é preciso aprender algumas técnicas que os encorajem durante as provas (ex: relaxar antes dos exames), mas também desenvolverem habilidades sociais relacionadas, como a empatia, a autoestima e outras.

O que também pode ser útil é dar à esses estudantes uma visão positiva dos erros – desenvolverem o pensamento de “erro é aprendizado”

Esses tipos de estudantes e tipo de teoria já tem sucesso em alguns países, como na Coreia do Sul. A teoria funciona porque os estudantes não se sentem culpados nos momentos que fazem as coisas errada e acabam indo mais cauteloso para evitar novos erros no futuro.

6. Os estudantes que querem aprender porque gostam de aprender

Este é um grupo muito específico dos tipos de estudantes, pois seu objetivo não tem relação com o sucesso acadêmico.

É preciso que a escola entenda isso quando tratar de estudantes desse tipo, os incentivos para esses estudantes podem ser outros que não só tecnologias e inovações na educação.

Porém, mesmo para este tipo de estudante existe tecnologia capaz de facilitar as coisas: há diversos softwares que auxiliam nos processamentos matemáticos para que estudantes possam fazer exercícios de matemática sem a necessidade de usar calculadoras e outras ferramentas.

O que você achou desse post sobre tipos de estudantes? Deixe um comentário aqui compartilhando suas experiências ou dúvidas, irei adorar lhe responder! Boa sorte e até mais!

Agora é com você! Aproveite para conferir os cursos técnicos EAD do CPET.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
5 de julho de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa