fbpx

6 destaques do curso técnico em segurança do trabalho

O objetivo do curso técnico em segurança do trabalho é formar profissionais que ajudarão a reduzir o número de acidentes de trabalho de acordo com 36 normas regulatórias. Neste curso, também é oferecido conselhos e conhecimentos sobre temas como trabalho em ambientes apertados, uso de EPIs, ergonomia, manuseio de máquinas, e muito mais.

6 destaques do curso técnico em segurança do trabalho

De acordo com a Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil está entre os três principais países do mundo em acidentes de trabalho. E, somente os Estados Unidos e a China estão à nossa frente. Os resultados mostram a necessidade de profissionais adicionais dedicados à prevenção de acidentes nas empresas.

Os formados no curso técnico em segurança do trabalho, que se tornaram uma necessidade no mercado, realizam esta tarefa. Para aqueles que estão intrigados com a perspectiva de fazer um curso sobre segurança no local de trabalho, você pode encontrar todas as informações que está procurando visitando este site.

Quer saber mais sobre o curso técnico em segurança e seus pontos positivos que se destacam? Continue a leitura para conferir!

O que faz o técnico em segurança do trabalho?

Os graduados podem ingressar na força de trabalho e encontrar empregos altamente remunerados após um curso técnico de segurança no trabalho de 15 meses.

Além disso, o programa de treinamento em segurança do trabalho feito por uma técnica em segurança tem o foco de manter os funcionários da empresa em segurança.

Esse profissional também inspeciona equipamentos, instalações e condições de trabalho, procurando eliminar riscos à saúde. Além disso, ele tem o trabalho de fazer cumprir as normas para garantir o cumprimento.

Algumas empresas pensam que os técnicos de SST são um cruzamento entre os anjos da guarda e uma última linha de defesa.

Os formados no curso técnico em segurança do trabalho também não estão lá apenas para monitorar se um trabalhador está em um relógio de ponto, mas para garantir que todos estejam seguros no trabalho e que os trabalhadores não desenvolvam nenhuma doença a partir de seu local de trabalho.

Para cumprir com sucesso todas essas tarefas, o formado no curso técnico em segurança do trabalho deve elaborar planos para lidar com condições perigosas, monitorar como os planos estão sendo implementados e educar os funcionários sobre como usar o equipamento de proteção individual (EPI) e seguir os padrões de segurança da empresa e da indústria.

As vantagens do curso técnico em segurança do trabalho EAD

As vantagens do curso técnico em segurança do trabalho EAD

  1. 1.Flexibilidade de horários e localização

Entre as muitas vantagens e desvantagens da EAD, alguns dos maiores pontos de colagem são a flexibilidade de tempo e localização da classe, inclusive para se realizar um curso técnico em segurança do trabalho.

Quando os professores ensinam os alunos em um programa de ensino à distância, eles fornecem palestras ao vivo em um horário definido, e as sessões são gravadas para que os alunos possam acessá-las mais tarde.

Isto permite que cada aluno tenha aulas em um horário e local de sua escolha. Para aqueles que têm que fazer malabarismos entre estudar e trabalhar, há uma grande vantagem disponível.

  1. Mensalidades mais em conta

A mensalidade do curso técnico em segurança do trabalho é tipicamente mais baixa em instituições de ensino à distância, ao contrário daquelas que oferecem ensino presencial.

Além disso, as instituições de ensino têm a opção de reduzir as despesas, eliminando a necessidade da estrutura física para realizar as aulas, o que significa que os alunos estão pagando menos e as instituições de ensino podem escalar o número de alunos.

  1. Mesma qualidade do curso presencial

Aqueles interessados em compreender os prós e contras dos graus de ensino à distância podem estar se perguntando sobre a qualidade de tais graus. Estas escolas oferecem o mesmo credenciamento que as instituições tradicionais.

Para garantir que o ensino à distância para o curso técnico em segurança do trabalho seja eficaz, o MEC (Ministério da Educação) o garante com portarias, leis e decretos.

  1. Desenvolvimento de habilidades

Você não deve assumir que os cursos à distância significarão que você terá menos tempo para estudar.

É importante para aqueles que optam por este tipo de ensino demonstrar a capacidade de se concentrar, estabelecer metas e interagir com colegas e professores para alcançar uma melhor compreensão do assunto.

O curso virtual foi ainda mais favorável, devido a estes fatores, pois eles ajudaram a desenvolver habilidades importantes necessárias para uma carreira.

Grade curricular do curso técnico em segurança do trabalho 

Os alunos do curso técnico em Segurança do Trabalho durante quase todo seu curso estudam as disciplinas relacionando-as as Normas Regulamentadoras (NRs) e algumas instituições de ensino exigem a elaboração de um projeto final para a conclusão do curso.

As disciplinas podem variar de uma instituição para outra, no caso da CPET, algumas das disciplinas encontradas no curso técnico em administração são:

  • Introdução a Administração – sg
  • Empreendedorismo – sg
  • Introdução ao Empreendedorismo – rd
  • Teorias Aplicadas na Administração – sg
  • Matemática Financeira – sg
  • Organização, Sistemas e Métodos – sg
  • Processos Gerenciais – sg

Áreas de atuação do técnico em segurança do trabalho 

Áreas de atuação do formado no curso técnico em segurança do trabalho 

As normas brasileiras de segurança no trabalho são cumpridas e as leis são mantidas através da avaliação dos equipamentos e instalações físicas do local de trabalho e da emissão de certificações.

Além dos esforços destinados a evitar incidentes e doenças, o profissional realiza trabalhos em áreas onde há alto risco de danos, incluindo laboratórios, hospitais, canteiros de obras, fábricas, e assim por diante. As responsabilidades do formado no curso técnico em segurança do trabalho incluem

  • No local de trabalho, criar e propor políticas de segurança;
  • Seguir inspeções, pesquisas e auditorias;
  • Desenvolver modelos de segurança no trabalho;
  • Planejar e implementar testes e pesquisas;
  • Gerenciar equipes.

Iniciar uma empresa no campo relacionado à segurança do trabalho também poderia ser uma opção. E, equipamentos de proteção individual (EPIs) e serviços de consultoria e assessoria, desde lojas que vendem este equipamento até organizações e instituições públicas, apresentam amplas e diversas oportunidades de exploração.

Salário de alunos formados no curso técnico em segurança do trabalho 

Os salários dos formados no curso técnico em segurança do trabalho são regidos por políticas sindicais, e variam de acordo com a região e a indústria.

No caso de São Paulo, foram estabelecidos diferentes níveis salariais para trabalhadores que se dedicam a várias indústrias, incluindo técnicos em segurança hospitalar, engenheiros de construção, trabalhadores comerciais e empregados industriais.

Aliás, o piso salarial mínimo no estado de São Paulo, por exemplo, é de R$ 3.239 para a consultoria de técnicos em segurança no campo da engenharia.

Mercado de trabalho para os formados no curso técnico em segurança do trabalho 

O mercado de trabalho para os formados no curso técnico em segurança do trabalho é tão competitivo que a maioria dos estudantes termina o curso com uma oferta de trabalho.

A pessoa que se forma nesta área também tem uma série de oportunidades de contratação, pois pode trabalhar em muitos setores.

O salário é uma consideração adicional que deve encorajar os indivíduos a seguir este caminho de carreira.

Portanto, a taxa de remuneração que este profissional recebe é maior devido ao fato de que ele ou ela é procurado pelo mercado.

Agora cabe a você decidir! Tire um momento para dar uma olhada nos cursos técnicos EAD do CPET.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
22 de novembro de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa