5 mitos sobre certificação por competência que você precisa saber

Existem alguns mitos sobre certificação por competência que acabam circundando o universo daqueles que buscam o reconhecimento de suas habilidades já adquiridas ao longo da carreira.
Compreender o que é mito e o que é verdade a respeito da certificação por competência é importante para que possa ter clareza antes de dar o próximo passo em sua carreira.
Nós trouxemos algumas informações que farão a diferença para te ajudar a tomar uma decisão que impactará diretamente em seu futuro profissional.
5 mitos sobre certificação por competência
Por não ser algo do conhecimento de todos, a certificação por competência é cercada de mitos, desmistifique alguns:
Certificação por competência é a saída de quem não estudou
Mito! Na realidade, a certificação por competência é a validação de quem aprendeu fazendo.
O MEC compreende que o Brasil é um país diverso, com diferentes contextos socioeconômicos e que muitos profissionais acumulam anos de experiência prática.
Por isso mesmo, oferece a possibilidade de validar os conhecimentos desses profissionais por meio da certificação por competência.
Uma vez que, a pessoa demonstra em entrevista e prova que domina os conhecimentos necessários para atuar naquele mercado em que almeja se certificar.
Dessa forma, o profissional tem seus conhecimentos validados, viabilizando que suas habilidades sejam reconhecidas pelo mercado. O que é fundamental para que se possa ter acesso a mais oportunidades de emprego.
A certificação técnica por competência é mais fácil que fazer o curso técnico
Mito! Na realidade, tudo depende do contexto de cada pessoa. O curso técnico é indicado para aquele jovem que não trabalhou ainda e quer se inserir no mercado, ser bem remunerado e deseja adquirir conhecimentos técnicos para tal.
Enquanto a certificação técnica por competência é indicada para aqueles que já atuam em uma determinada área técnica, foram treinados na empresa para atuar naquela área, possuem real expertise na área e já acumulam mais de 2 anos de experiência comprovada.
Ou seja, são processos distintos e que focam em situações diferentes entre si. O que significa dizer que não há um método mais fácil que o outro.
Na prática, por ter objetivos diferentes não é possível alegar que um método de certificação é mais fácil que o outro.
E já adiantamos: sem conhecimento real e experiência comprovada, é impossível obter a certificação técnica por competência. Afinal, como o próprio nome sugere, é preciso ter competência na área para que consiga seu certificado.
A certificação por competência não vale o mesmo que um diploma tradicional
Mito. Na realidade, a certificação por competência tem validade legal reconhecida pelo MEC e pelo sistema educacional brasileiro. Como consequência, o certificado também é reconhecido pelo mercado de trabalho.
O que contribui para que você possa usar o documento para trabalhar formalmente na iniciativa privada e até prestar concursos que exijam formação técnica.
Outro ponto importante de observar é que não há diferença visual entre o seu certificado por competência e o certificado daquele aluno que concluiu o curso técnico.
Por isso mesmo, o contratante não identifica no primeiro momento uma diferença entre os candidatos. O que vai fazer a diferença no processo seletivo é a sua capacidade, demonstrada durante os testes conduzidos.
Portanto, quem busca ter uma boa empregabilidade pode contar com a certificação como um aliado. Uma vez que, poderá usufruir do documento para comprovar que é capaz de atuar na área e que pode contribuir para a empresa.
A certificação técnica por competência serve para qualquer área
Mito! É interessante saber que a certificação técnica por competência só é possível em algumas áreas.
O processo é regulamentado pelo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT).
Segundo o catálogo, existem áreas que não podem obter certificado por competência comprovada, por causa dos riscos oferecidos por essa área.
Como é o caso do técnico em enfermagem, por exemplo, que é um profissional que quando falha pode expor o paciente a graves riscos.
Por isso, o órgão entende que não é possível certificar a experiência de alguém na área. O ideal, nesse caso, é que o profissional interessado faça o curso técnico do zero, adquirindo as habilidades que não absorveu ao longo da carreira.
Portanto, quando se tem o objetivo de fazer a certificação por competência, é preciso analisar se a área na qual você atua e tem expertise a comprovar é passível do processo.
Entrando em contato com a instituição certificadora, é possível identificar quais são as áreas em que se pode obter o certificado desejado.
Caso a instituição não certifique seus conhecimentos, é interessante compreender os motivos e observar quais são as possibilidades para que tenha um diploma em sua área de atuação. Como é o caso de iniciar um curso técnico na área.
Basta pagar e receber o certificado
Mito! A certificação por competência é um processo sério, que envolve uma avaliação rigorosa das habilidades da pessoa que está solicitando o certificado.
Para tal, é feito um processo de avaliação, que observa o portfólio do profissional e toda a documentação que comprova sua experiência.
Além disso, o processo conta com entrevista e prova escrita. Portanto, é um processo bastante completo e que visa compreender quais são as habilidades do técnico, para que ele possa ser certificado.
Sempre recomendamos que o candidato desconfie de promessas fáceis, ao estilo pagou passou. Afinal, para que seu certificado seja reconhecido e respeitado perante o mercado, é importante que ele seja emitido por uma instituição confiável e respeitada.
Verdades sobre a certificação por competência
Além de saber os mitos, é importante saber algumas verdades que podem parecer mitos a respeito do processo, confira:
É a melhor alternativa para quem não pode fazer um curso
Seja por uma questão relacionada à disponibilidade de tempo ou por não ter condições financeiras de investir em sua formação, a certificação técnica por competência é mais acessível.
Afinal, é um processo de validação de seu conhecimento que se dá em algumas semanas ou meses, dependendo de sua disponibilidade para os agendamentos.
Portanto, acaba sendo a melhor alternativa para aqueles que enfrentam limitações em relação a fazer o curso técnico do zero.
Existem requisitos para cada área especificamente
Verdade! Existem requisitos mínimos que o candidato deve cumprir de acordo com a área na qual almeja seu certificado.
Por isso, é importante estudar antes de iniciar o processo, se atualizando para que possa ser aprovado nas avaliações.
Entender o processo é importante para que se prepare para cada etapa, seja reunindo os documentos que comprovam sua experiência, seja estudando para a entrevista e prova escrita.
Afinal, ser aprovado em todos os processos é importante para que possa ter o documento emitido.
É importante escolher uma boa instituição certificadora
Verdade, a instituição escolhida impacta diretamente na imagem que o mercado tem de seu documento.
Afinal, quando a instituição é séria e respeitada, ela transfere essa seriedade e respeito para cada documento emitido.
E isso faz toda a diferença para que o certificado tenha peso em processos seletivos. Uma vez que, toda empresa prefere contratar os profissionais mais capacitados para os cargos disponíveis que precisam de colaboradores.
O que revela a importância de escolher uma instituição confiável, respeitada e que tenha um processo rigoroso, para que possa concluir a obtenção de seu certificado.
A certificação abre portas
Verdade, aqueles que desejam aumentar o próprio salário, aqueles que buscam possibilidade de progressão de carreira e outras oportunidades devem fazer a certificação.
Tendo em vista que, a certificação técnica por competência possibilita comprovar a sua expertise na área, viabilizando que possa ter uma oportunidade de acessar novas oportunidades até mesmo dentro da empresa em que já atua.
Afinal, para alguns cargos de liderança é preciso ter comprovações específicas, para que o profissional possa ter uma atuação regular junto aos órgãos fiscalizadores.
O que desencadeia a necessidade de investir em dar o próximo passo em sua carreira, para que tenha chance de ser um técnico respeitado e reconhecido por sua atuação.
Aproveite a oportunidade oferecida pela certificação técnica por competência e dê os próximos passos em sua carreira, construindo uma reputação excelente no mercado em que atua.
Além de beneficiar a progressão da carreira, a certificação é uma possibilidade interessante para aqueles que desejam mudar de empresa ou alcançar mais estabilidade na carreira. Afinal, é possível se resguardar, tendo seus conhecimentos validados para concorrer a qualquer vaga disponível na área.
Faça sua certificação por competência com o CPET
Aproveite que agora já sabe o que é mito e o que é verdade sobre o processo de certificação por competência e conte com a qualidade oferecida pela equipe CPET.
Com anos de atuação no mercado, nossa equipe oferece todo o suporte necessário para que seu processo de certificação por competência seja concluído com agilidade e seriedade.
Aproveite para entrar em contato conosco, esclareça suas dúvidas e dê início ao processo de certificação por competência.
Sem dúvidas, é uma oportunidade para construir uma carreira bem remunerada e que tem possibilidade de progressão na área em que já atua e tem o reconhecimento de seus colegas.