Quanto tempo leva para obter um diploma de técnico por competência?

Marketing CPET • 1 de agosto de 2025
Quanto tempo leva para obter um diploma de técnico por competência?

Quer saber tudo sobre obter um diploma de técnico por competência? É importante conhecer o passo a passo para que possa identificar se está de acordo com o prazo.


Afinal, em alguns momentos é natural ter maior pressa, com o intuito de aproveitar oportunidades como um concurso em aberto ou vaga de emprego que exige a comprovação.


Nós trouxemos todos os detalhes sobre quanto tempo leva para obter um diploma de técnico por competência, confira tudo a seguir.


Conheça o processo para obter um diploma de técnico por competência


Um profissional que solicita o diploma de técnico por competência passa por um processo avaliativo, que consiste em:

  • Comprovar que cumpre os pré-requisitos e tem experiência na área;
  • Análise documental;
  • Entrevista com especialistas da área;
  • Prova escrita;
  • Emissão do diploma técnico.


Por isso, o processo varia em função de uma série de fatores, como a disponibilidade do interessado.


Afinal, a instituição proporciona a possibilidade de agendar as etapas em diferentes datas. Quanto maior é a disponibilidade do interessado, mais rápido o processo flui.


Portanto, é interessante considerar todos esses aspectos em relação ao processo, para que possa se organizar da melhor forma, com o intuito de emitir seu diploma técnico por competência com a rapidez que combina com a sua demanda.


Quanto tempo leva para concluir todas as etapas?

Dependendo de seu ritmo, o processo pode demorar apenas algumas semanas ou alguns meses.


Afinal, é preciso ser aprovado em todas as etapas, o que requer que o profissional interessado em obter a certificação reúna sua documentação, comprove os dados e faça as etapas seletivas.


Para tal, é importante se preparar, com o intuito de que possa ser aprovado na primeira tentativa, evitando que demore mais para obter o diploma.


Portanto, é interessante compreender que o próprio interessado é um agente ativo que determina se o processo será rápido ou lento.


Desde a disponibilidade para agendamentos das etapas, até o processo de propriamente ser aprovado dependem diretamente do candidato.


Com um bom suporte e orientação em todas as etapas, é possível obter o documento com agilidade, garantindo que possa começar a utilizar o documento para que consiga ter todos os benefícios de construir uma carreira repleta de possibilidades.


Uma vez que, um técnico devidamente certificado poderá assumir cargos que são mais bem remunerados em sua área.


O que acontece se for reprovado em etapas da emissão de diploma técnico por competência?


É natural ter receio de ser reprovado em uma das etapas e atrasar o processo de certificação, por isso, é interessante estar atento ao que pode ocorrer quando se tem uma reprovação, entenda:


Reavaliação

As instituições certificadoras permitem que o candidato refaça as provas ou avaliações em que foi reprovado, geralmente com um prazo definido para isso.


Dessa forma, o profissional tem a oportunidade de estudar aquele conteúdo em que teve uma performance ruim. O que faz toda a diferença para que se possa entender como funciona o processo na prática e consiga ser aprovado na segunda oportunidade.


Afinal, é comum achar que por trabalhar na área você domina todos os conhecimentos necessários para ser aprovado e não estudar para a prova ou entrevista.


Esse erro pode ocasionar uma reprovação, que acaba lentificando o processo de obtenção de seu diploma de técnico por competência.


Número de tentativas

É comum que haja um limite de tentativas para cada etapa do processo. Geralmente, são permitidas até duas tentativas para as provas teóricas.


Por isso, é importante se preparar para o processo, com o intuito de que possa ser aprovado, viabilizando que consiga obter seu diploma de técnico por competência.


Reprovar na primeira tentativa não significa que você reprovará na segunda! É interessante estudar o conteúdo que percebeu dificuldade na primeira tentativa.


Justamente com o intuito de que possa aprofundar seus conhecimentos e ser aprovado na segunda tentativa.


Outras possibilidades em caso de reprovação

Caso o candidato não seja aprovado após as tentativas permitidas, ele pode buscar outras instituições que ofereçam a certificação por competência ou optar por fazer o curso técnico tradicional.


Dessa forma, o profissional terá a oportunidade de continuar a busca por seu certificado, viabilizando que tenha uma atuação totalmente regularizada no mercado em que já está construindo sua carreira.


Importância da preparação

A reprovação pode indicar a necessidade de maior estudo e preparação para as avaliações. Buscar materiais de estudo, cursos preparatórios ou orientação profissional pode ser útil.


Nós recomendamos que todo interessado no processo de certificação por competência revise os conteúdos e estude para o processo.


Justamente com o intuito de que possa se tornar um técnico com certificação por ter concluído o processo em tempo hábil e com a eficiência esperada. Uma vez que, poderá usar todo o conhecimento acumulado em sua carreira e todos os dados que estudou para que possa performar bem em sua prova.


Prepare-se para o processo de certificação por competência


Para evitar que fique travado em alguma etapa do processo, é importante se preparar para que possa ser aprovado em todas as etapas, por isso, aproveite algumas dicas:


Estude conteúdos técnicos da sua área

Mesmo atuando na área, é comum que não aplique todos os conceitos no dia a dia. Afinal, é comum que o profissional seja especialista em uma função.


Por isso, a dica é estudar tudo aquilo que já não faz parte de seu cotidiano de trabalho e que pode cair na prova, por ser conteúdo da área.


Existem cursos gratuitos online que te ajudam nessa jornada de atualização profissional. Além de existir a possibilidade de assistir aulas sobre temas específicos que estão gratuitamente disponíveis no YouTube.


O que contribui para que você atualize os seus conhecimentos, se aprofunde em dados relevantes e possa ser aprovado em seu processo de certificação por competência.


Esteja atento para eventuais atualizações

É importante estar atento para as atualizações que são comuns em diferentes áreas de atuação, como ocorre com o técnico em segurança do trabalho, técnico em TI e outras áreas.


São setores de atividade com atualizações constantes e, geralmente, essas informações recentes são cobradas em processos seletivos e provas.


O objetivo é realmente incentivar que o profissional tenha uma prática atualizada. Uma vez que, se tem o intuito de garantir que os profissionais certificados sejam capazes de entregar uma atuação de qualidade, de acordo com as práticas mais recentes indicadas para o mercado.


Portanto, é interessante ter clareza a respeito das atualizações e como elas impactam diretamente em sua prática profissional.


Dessa forma, é possível garantir que se tenha excelentes resultados, construindo uma carreira respeitável no mercado.


Prepare-se para a entrevista

É importante analisar que muitos profissionais são experientes, capacitados, mas não possuem boa capacidade de comunicação.


E é justamente por isso que acabam tendo dificuldade de transmitir os próprios conhecimentos durante a entrevista.


A pessoa se sente insegura, não consegue transmitir todo o conhecimento acumulado e acaba tendo uma performance abaixo do esperado.


Por isso, um truque relevante é simular uma entrevista em casa, treinando o que dizer até mesmo nas perguntas mais simples.


De modo que, possa adquirir a desenvoltura necessária para que possa transmitir seus conhecimentos ao longo da interação, com o intuito de que consiga ser aprovado na entrevista.


Faça seu registro profissional

Um ponto importante de observar é que após obter seu diploma de técnico por competência, você passa a ter direito de fazer seu registro profissional no órgão fiscalizador de sua área de atuação.


É o mesmo registro que os egressos de curso técnico possuem direito de fazer, justamente por ter o diploma que comprova a expertise na área.


O registro técnico é fundamental para uma atuação regular no mercado, viabilizando que possa assumir cargos em empresas que precisam de um técnico que possa assumir a responsabilidade por suas atividades.


Além de garantir que sua atuação é regular, o registro profissional é vantajoso por proporcionar acesso ao órgão, que costuma promover eventos e atualizações. O que é importante para que possa fazer networking e aproveitar momentos de confraternização com colegas de profissão.


Conte com o CPET para obter seu diploma técnico por competência


Agora que já sabe mais sobre o processo e quanto tempo leva para obter um diploma técnico por competência, aproveite o suporte da equipe CPET.


Nosso time é preparado para te auxiliar em todas as etapas do processo, contribuindo para que possa obter seu certificado técnico e consiga usufruir de todos os benefícios que o documento proporciona para a sua carreira.


Afinal, com a sua expertise reconhecida, é possível usufruir de uma jornada de crescimento na área escolhida para atuar.


Uma vez que, a formação e certificação na área possibilitam que atue como técnico responsável, viabilizando que assuma cargos de liderança na empresa.


O que faz toda a diferença para que possa ter salários mais elevados, usufruindo de uma formação que te auxilia a construir a carreira de sucesso que sempre almejou para si mesmo.


Conte conosco e dê início ao processo de certificação técnica por competência hoje mesmo.

Conheça nossos cursos de NR
5 mitos sobre certificação por competência que você precisa saber
Por Marketing CPET 30 de julho de 2025
Existem alguns mitos sobre certificação por competência que acabam circundando o universo daqueles que buscam o reconhecimento de suas habilidades já adquiridas ao longo da carreira.
5 Cargos em logística que aceitam certificação por experiência
Por Marketing CPET 28 de julho de 2025
Sabia que existem vários cargos em logística que aceitam certificação por experiência? Usar esse documento para dar o próximo passo em sua carreira é uma decisão que pode valorizar significativamente sua jornada profissional.
NRs que exigem certificação: como comprovar sua competência em Segurança do Trabalho
Por Marketing CPET 24 de julho de 2025
Algumas Normas Regulamentadoras (NRs) não apenas tratam da segurança do trabalho, mas exigem diretamente a presença de um Técnico em Segurança do Trabalho (ou outro profissional especializado, como Engenheiro de Segurança) em determinadas situações na empresa.
Certificação por competência em Segurança do Trabalho: como validar sua experiência?
Por Marketing CPET 21 de julho de 2025
Sabia que é possível obter a certificação por competência em Segurança do Trabalho? Trata-se de uma das áreas técnicas mais bem remuneradas pelo mercado.
Mercado de trabalho para técnico em meio ambiente
Por Marketing CPET 18 de julho de 2025
Se você tem interesse em atuar com sustentabilidade, licenciamento ambiental ou conservação de recursos naturais, o curso técnico em Meio Ambiente é uma excelente escolha.
12 Motivos para fazer um Técnico em Segurança do Trabalho
Por Matheus Farhan 17 de julho de 2025
Confira alguns excelentes motivos para estudar um técnico de segurança do trabalho. Dessa forma, você poderá analisar a carreira e determinar se ela se encaixa no seu perfil.
10 dicas para todo técnico em Segurança do trabalho
Por Marketing CPET 16 de julho de 2025
Quem almeja ter sucesso na atuação como técnico em Segurança do Trabalho precisa seguir algumas dicas úteis. Confira ness artigo!
Certificação por competência em Administração: vale a pena para quem já trabalha na área?
Por Marketing CPET 14 de julho de 2025
A certificação por competência em administração é uma excelente opção para aqueles que adquiriram conhecimentos na área e desejam validar essa capacitação acumulada na prática.
novo Marco Regulatório para a Educação Profissional a Distância
Por Marketing CPET 7 de julho de 2025
A Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na modalidade a distância, ganhou um novo e importante capítulo em sua trajetória no Brasil.
Mais Posts