fbpx

5 dicas da importância da interatividade no EAD

A interatividade no EAD é um importante indicador da qualidade da educação. De acordo com do Ministério da Educação, o constante contato entre alunos, professores, professores e coordenadores ilustra plenamente a qualidade de um curso EAD.

Tudo isso permite que os alunos façam pleno uso do conteúdo, assim, os alunos conseguem usufruir melhor do serviço contratado. Claro, isso também dá aos administradores todas os mecanismos que podem ajudam a elaborar cursos de alta qualidade, dinâmicos e interessantes.

Não devemos esquecer que lidar com interatividade no EAD ajuda a aumentar a participação e o interesse dos alunos pelo curso, evitando assim a evasão.

Logo, se ter uma maior motivação e a participação, mais oportunidades esses alunos têm de concluir o curso.

5 dicas da importância da interatividade no EAD

Em vista disso tudo, veja este artigo, para entender a importância da interatividade para o ensino à distância e conhecer algumas ferramentas para isso.

Vamos lá?

1.Fórum de discussão

O fórum é um espaço público de discussão aberto a todos na web.

Geralmente é usado para iniciar discussões técnicas específicas, pedir ajuda, pedir ou dar opiniões.

Todos, em teoria, podem escrever nos fóruns, mesmo que haja uma presença de um moderador para atuar em algum problema se necessário.

O fórum é um espaço online de compartilhamento e discussão que vem sendo usado há muito tempo.

Eles permitem reunir alunos, professores ou mesmo moderadores de uma instituição de ensino à distância, assim, permite que eles se façam perguntas e realizem respostas.

Além disso, os fóruns são capazes ​​para dar e receber conselhos, no entanto, da mesma forma serve para tirar dúvidas.

2.Mural de recados virtual

Diversas plataformas possuem ferramentas para mural de recados virtual, o que aumenta a interatividade no EAD.

Ao contrário dos fóruns de discussão, os painéis de mensagens se concentram na informação e agiliza a comunicação.

Isso pode parecer simples, mas não muito útil, mas por meio do quadro de mensagens você pode organizar os alunos de EAD com mais facilidade.

Os cursos à distância exigem muito planejamento e disciplina, e é capaz que os alunos do EAD acabam não realizando atividades ou exercícios.

Portanto, um mural de recados virtual proporciona que todos possam sempre saber o que está ocorrendo no curso EAD.

 3.Chat

A troca de mensagens entre aqueles que fazem parte do curso é uma boa maneira estimular a interatividade no EAD. E bem, isso é o chat que é um mecanismo de mensagens instantâneas.

Dessa forma, os alunos de um curso EAD ficaram mais satisfeitas em ter um mecanismo de conversa rápido para entrar em contato com outros alunos, professores ou mesmo moderadores.

 4. Vide aulas

As vide aulas fornecem instruções para uma atividade ou processo que leva de 2 a 10 minutos. Nesse tipo de vídeo, diferentes métodos educacionais podem ser usados.

Em alguns casos, os termos “como fazer”, “aprenda” e “descubra” são usados ​​para nomear esses vídeos de instituições de ensino para estimular a interatividade no EAD.

Bem, para fazer um vídeo educacional neste estilo, devemos planejar bem e ter habilidades suficientes para fornecer uma capacitação.

5.Transmissão ao vivo

A transmissão ao vivo estimula a interatividade, portanto, combinar esses elementos com o EAD pode certamente ter muitos benefícios.

Assim, semelhantes as videoaulas, as explicações orais ajudam no aprendizado e, isso pode muito bem ocorrer numa transmissão ao vivo.

Mais do que isso, durante uma transmissão ao vivo, os alunos acabam sendo capazes de realizar perguntas, ajudar nas dificuldades nos conteúdos, além de permitir e interagir em tempo real.

É altamente recomendável usar este formato para realizar uma intensa revisão do que também é chamado de “aulão” antes de avaliações importantes.

Através disso, os alunos estão mais propensos a estabelecer contato com eles e estão genuinamente interessados ​​em resolver os problemas que possam encontrar.

A transmissão ao vivo da mesma forma pode atrair novos alunos.

Pois, atualmente, no mercado de EAD, já existem várias instituições de EAD de diversos níveis apostando nesses programas presenciais e interatividade no EAD. E, que podem não só atrair alunos, mas também fazer com que mais pessoas entendam melhor sobre sua instituição de ensino à distância.

Se este conteúdo foi útil de alguma forma, deixe um comentário abaixo com sua opinião e eventuais dúvidas sobre interatividade no EAD.

Agora é com você! Aproveite para conferir os cursos técnicos EAD do CPET.

Ficou com alguma dúvida sobre interatividade no EAD?

📱 Envie um WhatsApp ► https://bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: https://instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: https://twitter.com/CpetCursos
20 de fevereiro de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa