fbpx

4 destaques do curso técnico em mecânica

O segmento mecânico, e consequentemente o curso técnico em mecânica, é um dos segmentos que mais emprega profissionais com um curso técnico, já que o mercado de trabalho é enorme e os profissionais podem desenvolver e controlar pequenas, médias e grandes máquinas e, inclusive, mesmo desenvolver projetos para a indústria automotiva em apenas dois anos de estudo.

Então, quer saber mais sobre o curso técnico em mecânica? Continue a leitura para conferir!

Se você acabou de terminar o ensino médio e quer entrar rapidamente no local de trabalho e se aperfeiçoar, então a melhor alternativa para alavancar sua carreira pode ser um curso técnico!

O que faz no curso técnico em mecânica?

A formação do curso técnico em mecânica permite ao profissional planejar, fabricar e manter equipamentos mecânicos. Nas diversas indústrias, eles são, portanto, altamente exigidos, garantindo que a tecnologia física esteja em perfeita ordem.

A carga horária mínima do curso é de 1.200 horas e normalmente dura 2 anos. Se o curso for EAD, deve ser presencialmente pelo menos 20% do tempo.

O curso técnico em mecânica qualifica profissionais das áreas, que são capazes de fornecer educação humanista, científica e tecnológica na operação, manutenção e instalação de máquinas e equipamentos. A qualificação proporciona condições para a integração no mercado de trabalho e o potencial de especialização.

Logo, os alunos que participam do curso técnico em mecânica devem ser capazes de desenvolver e testar equipamentos e máquinas, manter e reparar diversas máquinas, montar e instalar máquinas, ler e interpretar desenhos técnicos, montar peças e estruturas especiais, reparar máquinas como motores, tratores, redutores, caixas de câmbio, racks e assentamento; controle de máquinas de qualidade;

As vantagens do curso técnico em Mecânica

  1. Flexibilidade de horários

Aqueles que buscam maior flexibilidade de horários veem a EAD como uma opção fantástica para permitir a conciliação dos estudos com outras atividades, como o trabalho, por exemplo.

Há cursos oferecidos 24 horas por dia, 7 dias por semana, em uma plataforma de ensino à distância. Assim, você pode alcançá-los quando precisar deles, seja durante a semana, em um feriado, no fim de semana, ou no domingo.

Também é irrelevante se você preferir estudar cedo pela manhã, por exemplo. As aulas em vídeo são acessíveis sempre que você desejar vê-las e podem ser revisadas várias vezes até que o conteúdo seja totalmente compreendido.

Aliás, esta é uma vantagem do ensino à distância que é particularmente proeminente.

  1. Não há mais necessidade de se deslocar

Muitas pessoas interrompem seus estudos em sua escola ideal por causa da distância. Infelizmente, elas desconhecem que as melhores universidades brasileiras têm programas de ensino à distância disponíveis.

As aulas têm partes teóricas e práticas, e os estudantes podem acessá-las através do Ambiente virtual de aprendizagem (Virtual learning environment)

ou estudá-las em seu tempo livre, em qualquer lugar desde a praia até o parque. Em qualquer lugar que você desejar.

As reuniões individuais já foram marcadas no calendário acadêmico. Isto permite que você tenha mais tempo para atividades práticas, quer você saia do trabalho um dia mais cedo ou arranje uma carona.

Como é muito mais fácil viajar, você pode economizar recursos e ainda passar mais tempo com sua família ou amigos, praticando esportes ou estudando juntos.

  1. Curso mais em conta

Os cursos via ensino à distância são menos caros do que os cursos presenciais. Isto porque a universidade pode acomodar mais alunos em cada aula com aulas on-line.

Se houver 30 alunos em um curso presencial, 100, 200 podem ser matriculados em um curso à distância. Isto dilui o custo das aulas entre mais alunos, o que se reflete em preços mais baratos para aqueles que querem ir para a faculdade.

É uma economia ainda maior se considerarmos que você não precisa ir para a universidade todos os dias.

  1. O mesmo nível de qualidade de um curso presencial

A qualidade das notas de ensino à distância pode ser uma questão para aqueles que querem saber as vantagens e desvantagens do ensino à distância.

Estes cursos são tão válidos quanto as escolas presenciais. O MEC (Ministério da Educação) garante isto por meio de regulamentos, leis e decretos destinados a garantir a eficácia do ensino à distância.

Neste sentido, cada curso de graduação, seja presencial ou à distância, passa por dois processos: autorização e reconhecimento.

A autorização para a realização do curso será concedida após a instituição educacional ter apresentado um projeto e ter avaliado previamente a infraestrutura oferecida.

Quando a primeira turma do curso está prestes a se formar, o objetivo de uma nova avaliação é avaliar se a universidade preenche todos os requisitos para oferecer aos estudantes um curso de qualidade.

Grade Curricular do curso técnico em mecânica

O curso técnico em mecânica é uma boa mistura de assuntos práticos e teóricos.

E, além de disciplinas específicas, o currículo inclui disciplinas nas áreas de empreendedorismo, comunicação e gestão. Dê uma olhada em alguns dos tópicos encontrados no curso técnico em mecânica:

  • Fundamentos da soldagem;
  • Desenho Assistido Computador
  • Tubulações, válvulas e conexões;
  • Máquinas e equipamentos mecânicos II;
  • Manutenção de equipamentos II;
  • Hidráulica e Pneumática.

Áreas de atuação do formado no curso técnico em mecânica

O mercado de trabalho do setor mecânico é muito amplo e diversificado. E, as áreas de atuação do técnico em mecânica incluem setores operacionais, indústrias, oficinas e consultorias mecânicas. Considere os principais setores do setor dessa área:

  • Automotivos;
  • Farmacêuticos;
  • Químicos;
  • Laboratórios de controle de qualidade.
  • Empresas de logísticas
  • Indústria de peças automotivas
  • Oficinas de ferramentas;

Salário do aluno de um curso técnico em mecânica

Ao terminar o curso técnico em mecânica, você verá que esta é a profissão com alguns dos melhores salários no nível do ensino médio. Isto depende do tamanho de sua empresa, região e experiência de trabalho.

Em cada região do país o salário um técnico em mecânico muda, mas a média é de R$ 2.300 para iniciantes, e pode chegar a mais de R$ 4.000 para os mais experientes.

Mercado de Trabalho para o formado no curso técnico em mecânica

Segundo pesquisa do SENAI, da Federação das Indústrias de São Paulo e do Ministro do Trabalho, mais de 70% dos estudantes em treinamento técnico encontram facilmente emprego, com alguns ainda estudando.

Apesar da crise que o Brasil está passando, é improvável que um bom técnico mecânico esteja desempregado, pois seu trabalho é essencial para a economia. Sua presença no setor continuará a ser insubstituível.

Aliás, a maioria das vagas estão no Sudeste e na região de Manaus. O número de vagas na região nordeste também aumentou.

Agora cabe a você decidir! Tire um momento para dar uma olhada nos cursos técnicos EAD do CPET.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
11 de dezembro de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa