fbpx

3 funções de Técnicos em Edificações em Canteiro de Obras

Dentre as várias funções de Técnicos em Edificações, o que talvez arregimente o maior número de profissionais da classe é o Canteiro de Obras. O fato de a variedade de opções de trabalho no setor ser grande faz com que muitos técnicos consigam atuar em suas “áreas de escolha”, e assim, preterindo as possíveis burocracias cotidianas de um escritório em áreas que demandam uma relação íntima e introspectiva entre o cidadão e seu cubículo (e geralmente muita conta).

Já as funções de Técnicos em Edificações no Canteiro é diferente. O Canteiro de Obras é um organismo motu proprio, quase sempre insalubre às facilitações do dia-a-dia e preconceituoso com neófitos. É por isso mesmo que é tão atraente.

3 funções de Técnicos em Edificações em Canteiro de Obras

Neste artigo, exporemos 3 funções de Técnicos em Edificações em Canteiro de Obras. São rotinas de suma importância para o desenvolvimento dos trabalhos, pois lastreiam tomadas de decisões fundamentais e, muitas vezes, irreversíveis.

Gestão das Rastreabilidades de Insumos

Por obedecimento às Normas Técnicas e Exigências de Projetos – além de órgãos como a CEF (com seu código de práticas), o PBQP-h, CONFEA/CREA’s, entre outros – muitos insumos da construção civil devem ter monitoradas as suas eficácias.

Fazem parte deste escopo também os elementos vinculados aos desempenhos estruturais, como Concretos, Grautes, Argamassas e Blocos (além dos Prismas, quando tratamos da Alvenaria Estrutural). Em suma, todo elemento constituinte de uma estrutura deve ser ensaiado, e essa é uma das funções de Técnicos em Edificações.

É muito comum que as Empresas Construtoras possuam seus próprios procedimentos respaldados em Normas para fazer esta gestão. Por sistemas informatizados especialistas ou mesmo por simples planilhas eletrônicas, resumidamente dados são imputados para que os resultados sejam monitorados a fim que haja a garantia de que estes últimos estejam compreendidos em uma faixa de valor aceitável.

Em muitas oportunidades, a gestão desta cadeia é uma das funções de Técnicos em Edificações.

Gestão das Rastreabilidades de Insumos é uma das funções de Técnicos em Edificações

As habilidades envolvidas vão desde o controle da chegada destes insumos no Canteiro até a paralização total dos serviços da Obra caso exista algum resultado anômalo importante que possa atingir grau de patologia. Peguemos como exemplo os Concretos. Seu escopo de serviços, além dos dois supracitados, compreende a gestão de: moldagem de corpo-de-prova, catalogação, armazenagem nas condições normatizadas, desforma, despacho, acompanhamento das datas de rompimentos, solicitação ou tratamento dos resultados, análise de dados e tomada de decisão.

Aferição de Serviços

Como mencionado acima, quase a unanimidade das Construtoras de relevância possuem seus próprios procedimentos inerentes a execução dos serviços. Apesar de existirem Normas e até mesmo Leis que balizem este ponto, há muita liberdade para as Empresas na maneira de como os serviços em si possam ser realizados devido metodologias construtivas variadas, customizações edificativas, tipos de mão-de-obra e outros.

Um “serviço” ou “atividade” é considerado concluído quando atendeu a todos os quesitos previstos neste procedimento que iremos chamar ficticiamente de “Instrução de Serviço”.

Imagine esta instrução com os seguintes tópicos: mão-de-obra envolvida (quem fará? Um pedreiro? Um carpinteiro?), supervisão envolvida (quem instruirá? O Mestre-de-Obras? O Encarregado?), equipamentos de execução (será feito com uma enxada? Com uma marreta?), equipamentos de aferição (será aferido com um esquadro? Com um prumo?) metodologia de execução (como o serviço deve ser executado passo-a-passo?) e, finalmente, como será liberado (quais pontos serão checados no decorrer e no final da sua execução?).

aferição de serviços é uma das funções de Técnicos em Edificações

Feita esta introdução, o que há muito se tem percebido é a tendência de que a gestão deste processo seja uma das funções de Técnicos em Edificações, na figura do cargo de “Técnico da Qualidade”. Algumas das intenções envolvidas na seleção desta figura para a função são a de se mitigarem erros no que tange a qualidade de verificação/aprovação (muitas vezes o engenheiro possui muitas tarefas a desempenhar e acaba valendo-se do recurso de amostragens), a valorização do profissional (atribuindo-lhe tarefa muito importante e primordial ao canteiro) e a garantia ao cumprimento de Normas internas e externas (satisfazendo quesitos de exigências demandadas por Órgãos Institucionais, com intuito que seja aprovado o acesso das empresas a financiamentos, por exemplo).

Para exercer essas funções de Técnicos em Edificações é importante ter este profissional presente no canteiro, pois gera um benefício quando comparado a manutenção de 2 Engenheiros in loco.

Gestão da Obras

Uma das funções de Técnicos em Edificações mais exercidas, e possivelmente a mais interessante, é a de Gerenciar seu próprio canteiro como responsável principal. Como é sabido, estes profissionais estão habilitados legalmente em assinar projetos de determinada metragem quadrada. Se escolhida esta função, na ocasião da oportunidade o Técnico em Edificações tratará de toda a cadeia produtiva que envolvem a gestão de Materiais, Mão-de-Obra e Equipamentos; tendo em mente os conceitos de Qualidade, Custo, Prazo e Segurança do Trabalho.

Para isso, o profissional deve ter em mente os desafios envolvidos nesta escolha, até por essa ser uma das funções de Técnicos em Edificações mais importantes: situações de elaboração de projetos, orçamento, cronograma, aquisição de materiais, contratação de mão-de-obra, adesão aos procedimentos normativos, execução da edificação, documentação de entrega e garantia do pós-obra. O fim dessa história é na maioria das vezes gratificante. Percalços como dificuldades financeiras, ações trabalhistas, atrasos e muitos outros conflitos são rotineiros na vida deste gestor, porém, é forçoso concluir que apenas passando por estas adversidades um Técnico em Edificações formará sua conduta e desenvolverá sua expertise para contornar estes cenários.

O que você achou sobre as funções de Técnicos em Edificações? Gostaria de ingressar nessa área?

O CPET oferece o Curso Técnico em Edificações EAD, reconhecido pelo MEC e pelo mercado de trabalho, onde você poderá se qualificar e ficar preparado para atuar na área de construção civil de forma profissional.

Nós do CPET valorizamos muito este profissional! Gostaríamos muito de sua opinião a respeito dos nossos artigos e ficaríamos felizes em esclarecer eventuais dúvidas. Conheça-nos em cursos técnicos EAD do CPET.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
15 de junho de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa