fbpx

12 dicas para aprender um novo idioma

Aprender um novo idioma é sempre útil. Esta é talvez a única coisa que sempre o beneficiará. Quer você aprenda por causa de um curso universitário ou para uma oportunidade de emprego diferenciada, ser bilíngue pode levá-lo a muitos lugares. A aprendizagem de línguas traz muitos benefícios. Abaixo seguem listadas alguns deles.

Aprender um novo idioma é bom para o seu cérebro

Em muitos estudos, descobriu-se que a capacidade de falar outro idioma é realmente boa para sua saúde mental. Além disso, melhora a memória, habilidades de resolução de problemas e concentração. Os alunos sempre desenvolvem melhores habilidades de escuta e são melhores em lidar com várias tarefas ao mesmo tempo.

Ser bilíngue também ajuda a desacelerar o declínio cognitivo que ocorre com a idade.

Um futuro brilhante

Quando você pretende aprender um novo idioma, poderá aumentar suas chances de conseguir mais empregos. Quando dizemos que o mundo se tornou uma aldeia global, falamos sério. O mundo não é mais um lugar isolado onde você não pode se comunicar com pessoas em todos os continentes.

A globalização aumentou o valor das pessoas que falam vários idiomas. A maioria dos empregos hoje em dia exige que a pessoa seja capaz de se comunicar com outras pessoas ao redor do mundo. Aprender uma língua estrangeira também significa que você pode trabalhar em um país estrangeiro com mais facilidade.

Experiência de viagem aprimorada

É sempre útil quando você conhece uma língua estrangeira quando está viajando. Um bilíngue terá uma experiência diferente ao viajar para o exterior do que uma pessoa que fala apenas um idioma. Você deve ter notado que os lojistas e os motoristas de táxi cobram mais dos turistas. Saber a língua nativa significa que você pode pedir aos moradores para orientá-lo sobre as tarifas e os melhores pontos turísticos da região.

Melhor compreensão da cultura

Diz-se que se você quer entender uma cultura, é melhor começar pelo idioma. A linguagem é a primeira coisa que o homem inventou para se comunicar e sobreviver. Um idioma pode dizer muito sobre a história e cultura de uma região.

Quando você consegue se comunicar com pessoas de diferentes países, pode ter uma melhor compreensão do mundo. Você se torna mais receptivo às diferenças que as pessoas compartilham, o que é sempre uma experiência esclarecedora.

12 dicas para aprender um novo idioma

Como aprender um novo idioma mais rápido

Aprender uma segunda língua é diferente. O tempo que você leva para aprender um novo idioma depende de algumas circunstâncias e estratégias. Aqui estão algumas regras de ouro que o ajudarão a aprender um novo idioma em um curto espaço de tempo.

Obtenha um professor ou participe de um curso

O primeiro passo, quando você quer aprender um novo idioma, é obter ajuda. Um profissional estará mais bem equipado para ajudá-lo a aprender um novo idioma. Se você começar sozinho, o aprendizado de um idioma será possível, mas difícil.

Um tutor será capaz de orientá-lo e dar-lhe uma direção em que você deve se mover. Participar de escola para aprender um novo idioma é sempre a melhor opção. Mas mesmo que você não possa ingressar em aulas de idiomas por motivos diversos, ainda há maneiras de obter ajuda profissional.

Existem vários sites e professores de línguas que oferecem seus serviços de ensino. Essas pessoas podem ensinar você virtualmente; tudo que você precisa é de um laptop / celular. Com a ajuda do Skype, você pode aprender um novo idioma sem ser afetado por sua localização ou fuso horário.

Descobrir por que você está aprendendo um novo idioma

Se você definir uma meta para si mesmo, que é muito vaga, criará complicações para você. Pergunte a si mesmo, o que você quer fazer. Você quer se candidatar a um emprego? Você está estudando por causa do programa de estudos de sua escola / faculdade?

Sua motivação é puramente baseada em sua paixão por aprender um novo idioma?

Essas perguntas são importantes porque suas respostas afetarão a maneira como você aborda um idioma. A razão por trás do seu aprendizado será capaz de dizer em quais áreas você deve se concentrar. Se você quiser se candidatar a um emprego em um país estrangeiro, precisará aprimorar suas habilidades de conversação.

Se você estiver estudando para um exame, precisará aprimorar suas habilidades de redação. Se você deseja melhorar suas habilidades de escrita, mas em vez disso está dedicando seu tempo para aprender as pronúncias e fonética, você acabará perdendo seu tempo e demorará mais para alcançar o resultado desejado que você espera.

Divida sua jornada em etapas

Depois de descobrir por que deseja aprender um novo idioma, você precisa dividir sua jornada em partes. Aqui está um exemplo simples para ajudá-lo a entender o conceito. Se um homem estiver no ponto A e precisar viajar até o ponto E, ele precisará passar pelos pontos B, C e D, respectivamente.

Se ele não seguir a rota e, em vez disso, tentar pular para o ponto E pulando os destinos do meio, ele se perderá. Isso levará mais tempo ao viajante, e ele pode nem mesmo chegar ao destino. Sua jornada linguística não é diferente porque você precisa seguir um caminho definido.

Seja ambicioso e prático

No início, você sentirá que pode fazer o que quiser, mesmo que isso signifique aprender um novo idioma em um mês. Seu limite são as estrelas, mas o tempo que você leva para chegar lá deve ser humanamente possível.

Quando dizemos que você deve ser ambicioso, mas prático, significa que seus objetivos não devem ser muito fáceis ou muito difíceis. Se você atingir seus objetivos sem se esforçar, isso o tornará preguiçoso. Você ficará entediado e não se esforçará o suficiente.

Em breve, sua paixão por aprender irá desaparecer. Quando a meta é muito difícil de alcançar, isso o desencoraja, e essa é a última coisa de que qualquer aluno precisa. Estabeleça metas que possam mantê-lo interessado, e você também não fique preso a uma rotina.

Aja como uma criança

Existe uma teoria popular que acredita que as crianças aprendem melhor do que os adultos. Isso implica diretamente que é por causa da idade. Embora a teoria esteja correta, a razão por trás dela não está. As crianças não são melhores na aquisição da linguagem porque têm melhores habilidades cognitivas.

As crianças são alunos competentes porque não se afogam na autoconsciência. Por outro lado, os adultos se preocupam muito com sua imagem e como as outras pessoas veem. Isso pode parecer uma coisa pequena, mas na realidade, pode realmente atrapalhar seu progresso.

A criança fará perguntas sobre as coisas que a confundem e usará suas habilidades sem medo. Um adulto preferirá não falar na segunda língua porque tem medo de que as pessoas o julguem. Esse medo por si só pode ser uma grande desvantagem. Isso significa que você não está disposto a falar. Portanto, você não pode praticar mais. Como você pode aprender um novo idioma se não praticar?

Encontre um parceiro para aprender um novo idioma

A melhor maneira de aprender é encontrando alguém que está passando pela mesma jornada que você. As crianças têm uma chance melhor de aprender algo em um ambiente de sala de aula. Recomenda-se aos alunos que estudem em grupos, pois melhora o aprendizado.

Aprendendo em grupos de dois ou três, há uma chance melhor de absorver novas informações. Aprender com um colega também dá a você a chance de discutir coisas que o confundem. Você também pode pedir ao seu parceiro para praticar o idioma com você. Há um benefício nessa técnica para ambos os alunos, portanto, todos ganham.

Aproveite o processo

Não se assuste com o processo, pois isso o desencorajará. Aprender um novo idioma é uma arte se você puder aprender seus truques. Encontre maneiras divertidas e empolgantes de aprender.

Existem aplicativos disponíveis em telefones celulares que prometem ensinar os alunos da maneira mais natural possível. Resolva quebra-cabeças relacionados a aprender um novo idioma de destino e receba ajuda visual para aprender o vocabulário.

Adote a estratégia certa

É essencial adotar a estratégia certa quando se trata de aprender qualquer coisa, seja linguagem ou outra coisa. Cada idioma possui um conjunto de palavras comumente usadas. Diz-se que, se você aprender essas palavras, poderá se comunicar facilmente no idioma de destino.

Por exemplo, se uma pessoa quer aprender um novo idioma porque está se mudando para o exterior, tudo o que ela precisa é de um conjunto básico de habilidades para se comunicar. Aprender palavras básicas pode permitir que ele se comunique com o falante nativo.

Se a mesma pessoa passar o tempo concentrando-se na gramática, não chegará a lugar nenhum. Você pode se comunicar sem a gramática correta, mas se você não tiver um vocabulário rico, não será capaz de formar uma frase simples.

Ouça com atenção

Ouça com atenção para aprender um novo idioma

Qualquer tempo que você tiver, utilize-o. Esteja você em um ônibus indo para o trabalho / faculdade ou indo ao supermercado, cada minuto é importante. Ouvir é a melhor maneira de aprender um novo idioma.

É assim que as crianças aprendem sua primeira língua também. Você deve baixar podcasts, programas de TV, programas de rádio e músicas no idioma nativo. Ouça esses áudios sempre que tiver tempo e não se arrependerá.

Ouvir também melhora sua pronúncia. Você também pode assistir a filmes, pois estará ouvindo falantes nativos. Você terá um benefício adicional se tiver acesso às legendas. Anote as palavras que você não entende e depois descubra seu significado. Na próxima vez que você assistir ao programa / filme, consulte seu diário com os significados. Essa estratégia o ajudará a aprender mais.

Pratique

Uma coisa que você nunca deve parar é a prática. Quanto mais você pratica, melhor você se tornará. É uma lei universal. Alcançar a grandeza significa que você tem que fazer a tarefa repetidamente até encontrar a perfeição.

Tente falar em seu segundo idioma sempre que puder. Pessoas que moram no exterior têm a oportunidade perfeita de praticar com os falantes nativos em seus locais de trabalho ou mesmo em cafés.

Se você não conseguir encontrar um falante nativo, contrate um, se tiver condições. Existem pessoas prontas para ajudá-lo a falar em seu idioma de destino que cobram preços razoáveis.

Fale com você mesmo

A pessoa com quem você passa mais tempo é você mesmo. Isso significa que seja dia ou noite, feriado ou dia de trabalho, você sempre pode contar consigo mesmo. Converse “internamente” em uma língua estrangeira.

Falar consigo mesmo é, na verdade, um ótimo truque para ganhar confiança. Muitos apresentadores de talk shows e atores têm o hábito de falar quando estão sozinhos, pois fortalece seu domínio sobre a fala. Dessa forma, da próxima vez que você se deparar com outra pessoa, não hesitará ou se esquivará.

Permaneça motivado e tenha fé

Aconteça o que acontecer, não fique sobrecarregado por esta jornada. Qualquer coisa que você fizer exigirá tempo e trabalho árduo, mas nunca perca a esperança. Só porque você não pode ver o progresso, não significa que ele não esteja lá.

Muitas pessoas ficam desanimadas com seu pequeno nível de progresso, quando deveriam sentir o oposto. O progresso, não importa quão pequeno ou grande, sempre será importante. As coisas levam tempo e você precisa ser paciente.

Você não pode aprender um novo idioma em questão de poucas semanas, não importa o que faça. Se você quer que seu aprendizado seja eficiente, você precisa dar tempo ao seu cérebro para adquiri-lo.

Ficou alguma dúvida sobre aprender um novo idioma?

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
4 de outubro de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa