10 vantagens de fazer um curso técnico antes da faculdade

Marketing CPET • 6 de maio de 2024
10 vantagens de fazer um curso técnico antes da faculdade

Está pensando em fazer um curso técnico antes da faculdade? Existem muitas vantagens atreladas a essa decisão estratégica.


Tendo em vista que, são dois estilos de formação diferentes entre si, com vantagens que são igualmente diferentes.


Portanto, é válido que o interessado em ter uma carreira de sucesso em uma área de sua preferência, invista nos dois estilos de formação, para começar a própria jornada profissional com a melhor qualificação. Confira mais detalhes a seguir e entenda.


Curso técnico antes da faculdade: conheça as vantagens


Fazer um curso técnico antes da faculdade pode oferecer várias vantagens significativas para o seu currículo e desenvolvimento profissional. Por isso, é uma opção válida para todos que desejam ter uma carreira de sucesso, independentemente da área de atuação.


Nós trouxemos algumas das vantagens atreladas a ter a formação técnica antes de seguir para o ensino superior, confira a seguir:


1) Adquirir conhecimento e experiência prática


Um grande diferencial dos cursos técnicos em relação ao ensino superior é o foco prático. Portanto, ao longo da formação você consegue aprender habilidades específicas relacionadas a uma profissão.


E isso é muito valioso para ganhar experiência prática em um campo específico. O que permite que o egresso do curso técnico consiga conquistar uma vaga de emprego com facilidade.


Afinal, os empregadores buscam profissionais que conseguem resolver problemas e aplicar seus conhecimentos para trazer soluções.


Quem tem conhecimento prático naturalmente consegue ter uma performance acima da média, que impacta diretamente toda a equipe ao seu redor.


2) Se inserir no mercado de trabalho


Quem tem a necessidade de se inserir rapidamente no mercado de trabalho, fica melhor preparado com um curso técnico.


Tendo em vista que, consegue desenvolver habilidades específicas e que atendem à demanda do mercado. Além disso, o salário de um técnico costuma ser melhor que o salário de um egresso do ensino médio sem formação alguma.


Portanto, suas habilidades são valorizadas pelo mercado, aumentando suas chances de conseguir um emprego.


Ao mesmo tempo em que poderá aproveitar as possibilidades específicas para técnicos, visando adquirir experiência no mercado e se destacar.


Um aluno que dá o melhor de si na formação costuma ter significativa facilidade de se inserir no mercado.


3) O curso é rápido e de custo acessível


Quando comparamos com um curso de ensino superior, os cursos técnicos geralmente têm uma duração mais curta e são mais acessíveis financeiramente.


Dessa forma, é possível melhorar o seu currículo de forma prática e rápida, alcançando seus objetivos de se posicionar no mercado de trabalho já com o destaque necessário.


Afinal, um técnico que tem um certificado reconhecido pelo MEC, pode aproveitar as múltiplas possibilidades de vagas abertas em sua área de formação.


4) Competências complementares


Mesmo quem deseja fazer um curso de faculdade depois de concluir o técnico, estará desenvolvendo habilidades e conhecimentos que se complementam.


O que se aprende em um curso técnico é diferente do material disponibilizado na universidade. Portanto, é natural e interessante que os dois cursos se complementam.


E se a sua dúvida é em relação a área na qual deseja se especializar, é possível fazer o curso técnico e perceber se realmente tem a habilidade necessária para atuar naquele segmento do mercado.


Afinal, é possível viver a experiência ao longo do curso e evitar se comprometer com uma graduação na mesma área caso não goste da experiência.


Muitas vezes, após concluir o ensino médio a pessoa tem uma visão equivocada de quais são suas habilidades e preferências. Estudando mais profundamente a pessoa se desenvolve e percebe se é realmente o que esperava para si ou se pretende seguir uma outra carreira.


5) Desenvolvimento de habilidades específicas


Ainda falando sobre habilidades, os cursos técnicos são projetados para fornecer habilidades práticas e conhecimentos específicos para uma determinada profissão.


Ao longo do curso, o profissional desenvolve habilidades altamente especializadas e diretamente aplicáveis ao campo de trabalho escolhido, tornando-o mais qualificado e preparado para lidar com os desafios do mundo profissional.


É útil perceber que a forma como o curso técnico desenvolve o aluno é bastante diferente da faculdade, que tem uma formação menos prática e mais teórica.


Por isso, são conhecimentos que se complementam e fazem total diferença na carreira de quem deseja ser um profissional bem preparado e que se destaca frente aos demais.


6) Networking


Ao longo do curso técnico, o aluno pode aproveitar a oportunidade de interagir com profissionais experientes e estabelecer contatos na área em que deseja trabalhar.


Fazer networking é de grande importância ao longo da trajetória profissional. Afinal, são as pessoas que abrem oportunidades e nos auxiliam ao longo da nossa jornada em busca de oportunidades de emprego.


Conhecendo pessoas da área é possível empreender, aprender, fazer amigos, ter bons contatos e muito mais.


Portanto, a formação técnica é interessante para que possa já se inserir no mercado na área em que deseja atuar. Aprendendo com bons profissionais e criando laços.


7) Desenvolver seu portfólio de trabalho


Muitos egressos da faculdade não conseguem se posicionar no mercado por não ter o conhecimento prático.


Já os estudantes que fazem um curso técnico aproveitam todas as oportunidades para trabalhar em experiências do mundo real relacionadas à sua área de estudo.


Dessa forma, é possível construir um portfólio de trabalho sólido, que pode ser apresentado a futuros empregadores como prova de suas habilidades e conquistas.


Portanto, o aluno que sai do curso técnico tem diferenciais competitivos quando comparado com o aluno que apenas concluiu o curso superior.


Mesmo que os dois tenham a mesma área de interesse, se o curso técnico foi bem feito, o profissional terá mais habilidades valorizadas pelo mercado que o egresso do ensino superior que não fez curso técnico.


8) Rapidez para entrar no mercado de trabalho


Muitos cursos técnicos são voltados para profissões em alta demanda, o que significa que você pode conseguir um emprego rapidamente após a conclusão do curso.


Como é o caso dos profissionais que buscam cursos técnicos na área de tecnologia. Afinal, quem busca se colocar no mercado de trabalho o mais rápido possível, aproveitando as vagas em aberto, costuma aproveitar a formação técnica.


Desenvolvendo as habilidades necessárias é possível performar bem no mercado, demonstrar sua certificação e disputar vagas bem remuneradas.


9) Chegada na faculdade com experiência prévia


Todos os programas de graduação em instituições de ensino superior exigem muito do aluno. É preciso ser responsável, dedicado e entender que a sua formação depende de você.


Portanto, o aluno que sai do curso técnico com a mentalidade preparada, performa melhor no curso superior.


O que faz com que a diferença do ensino médio para a graduação não seja percebida de forma muito impactante. Afinal, o aluno conseguirá se adaptar com facilidade, por já ter passado por um preparatório no curso técnico.


Afinal, mesmo tendo o suporte dos professores, o curso depende do aluno que deve estudar e se dedicar para que absorva o conteúdo da formação.


10) Absorção de diferentes conhecimentos


Sem dúvidas, a última e principal vantagem de fazer um curso técnico antes da faculdade é justamente absorver diferentes conhecimentos.


Ao traçar uma trajetória para si, é possível absorver conhecimentos de diferentes professores, ter valiosos insights e aproveitar todo o processo de sua formação.


Em resumo, fazer um curso técnico antes da faculdade pode proporcionar uma base sólida de habilidades práticas, experiência profissional e oportunidades de networking que podem impulsionar sua carreira a longo prazo.


O que faz toda a diferença para quem sonha em construir uma jornada profissional de sucesso expressivo.


É possível fazer curso técnico e faculdade ao mesmo tempo


Um outro ponto importante de observar é que atualmente é possível fazer o curso técnico e a faculdade ao mesmo tempo.


Afinal, o curso técnico EAD não demanda inúmeras horas, deslocamento e outros aspectos que inviabilizariam o aluno de seguir as duas formações.


Por isso mesmo, quem deseja pode fazer os dois cursos ao mesmo tempo. No entanto, é preciso ter clareza de que há necessidade de se dedicar, estudar com afinco e realmente dar o seu melhor.


Somente assim é possível concluir as duas formações com habilidades que te ajudam a se destacar no mercado de trabalho.


Se você já está matriculado no curso superior e acha que é pouco prático e que gostaria de aprender mais sobre habilidades práticas, é válido aproveitar seu tempo livre para fazer um curso técnico EAD.


Conte com a qualidade dos cursos CPET para seu currículo


Agora que já sabe quais são as 10 principais vantagens de fazer um curso técnico antes da faculdade, é hora de começar a considerar fazer a sua matrícula.


Portanto, conte com a qualidade dos cursos CPET que são reconhecidos pelo MEC. Fazer a sua matrícula em um dos cursos CPET garante que seja possível ter toda a qualidade que a formação técnica exige.


Uma vez que, a empresa tem profissionais renomados, oferece todo o suporte para os alunos e garante uma formação de excelência.


Faça sua matrícula hoje mesmo, conte com suporte e um time altamente especializado para te auxiliar a concluir sua formação técnica.

Conheça nossos cursos de NR
Quem pode solicitar a certificação por competência em Edificações?
Por Marketing CPET 12 de setembro de 2025
Muitos profissionais podem solicitar a certificação por competência em edificações e não sabem. E justamente por desconhecimento, acabam perdendo diversas oportunidades que poderiam alavancar a própria carreira.
6 destaques do curso técnico em transações imobiliárias
Por Matheus 10 de setembro de 2025
Descubra por que o curso técnico em Transações Imobiliárias do CPET é ideal para quem busca uma carreira promissora no mercado imobiliário. Confira os 6 destaques!
Técnico por competência aumenta o salário? Veja os dados
Por Marketing CPET 9 de setembro de 2025
É natural ter dúvidas se vale a pena passar pelo processo de certificação como técnico por competência. Afinal, será que aumenta o salário? Melhora a empregabilidade? É realmente reconhecido em todo o país?
Conheça a Profissão de técnico em transações imobiliárias
Por Marketing CPET 7 de setembro de 2025
Saiba tudo sobre a carreira de Técnico em Transações Imobiliárias e conheça o curso do CPET: EAD, reconhecido pelo MEC e com alta empregabilidade.
Quais habilidades em Automação Industrial podem ser certificadas por experiência?
Por Marketing CPET 4 de setembro de 2025
É importante saber quais habilidades em automação industrial podem ser certificadas por experiência, para que possa identificar se você poderá solicitar o documento.
Como montar um dossiê para comprovar competências em Logística
Por Marketing CPET 2 de setembro de 2025
Quem almeja o certificado por experiência em logística precisa montar um dossiê para comprovar competências na área.
CPET no Prêmio Reclame Aqui 2025
Por Marketing CPET 29 de agosto de 2025
O Prêmio Reclame Aqui é uma das premiações mais relevantes do Brasil quando o assunto é qualidade de atendimento e transparência.
Certificação por competência em Edificações: como funciona para pedreiros e mestres de obra?
Por Marketing CPET 29 de agosto de 2025
Sabia que pedreiros e mestres de obras podem iniciar o processo de certificação por competência em edificações?
Certificação por competência em Logística: como comprovar sua experiência?
Por Marketing CPET 27 de agosto de 2025
Que tal iniciar a jornada de certificação por competência em logística? É uma área em que frequentemente os profissionais trabalham sem a devida formação.
Mais Posts