fbpx

Guia dos Cursos EAD: Saiba Tudo Sobre o EAD

Saiba tudo sobre os cursos EaD e como essa modalidade de ensino forma profissionais qualificados para o mercado de trabalho.

O ensino de Educação a Distância ou EaD é uma das principais ferramentas de aprendizado que um aluno pode ter, principalmente no período onde o home office ganhou muita notoriedade, para conseguir a conclusão do ensino médio, uma especialização em curso técnico e até a graduação.

Se você ainda tem dúvidas sobre a qualidade do ensino a distância, vai aprender agora sobre como os Cursos EaD são capazes de formar profissionais tão qualificados quanto os alunos que se formam no ensino presencial e entender as diferenças e vantagens de estudar de onde quiser.

Mas, o que são os Curso EaD e como funcionam para estudar em casa e conseguir uma formação com direito a certificado válido para todo território nacional?

Segundo o portal do Ministério da Educação (MEC), a Educação a Distância é um tipo de interação do ensino e aprendizado que acontece com o uso de meios tecnológicos de informação e comunicação, como por exemplo, um celular, tablet ou um computador, entre alunos e professores que estão em locais diferentes, podendo ser ao mesmo tempo ou em tempos diferentes.

A definição encontrada no site está presente no Decreto 5.622, de 19.12.2005 (que revoga o Decreto 2.494/98), que regulamenta o Art. 80 da Lei 9.394/96 (LDB) que estabelece os critérios para instituições de ensino oferecerem curso EaD, por exemplo.

Os cursos EaD, são cursos técnicos ou de graduação que podem ser realizados a partir de casa ou de um lugar onde o aluno tenha conexão com a internet, desde que sejam ofertados pela instituição de ensino escolhida, que deve ser certificada para oferecer ensino a distância.

Além disso, existem cursos na modalidade EaD para que o aluno com formação básica incompleta, consiga terminar o ensino médio e avançar na sua futura carreira profissional.

Qual a origem do curso EaD?

Em primeiro lugar precisamos compreender que a educação a distância é muito maior do que conhecemos ou julgamos.

O ensino, nessa modalidade, pode acontecer de diversas formas, como por meio de aparelhos eletrônicos, televisão,  livros, apostilas, tutoriais, troca de cartas e outras ferramentas que transmitam conhecimento e por parte do aluno, o aprendizado.

Então, é possível compreender que o EaD é bem mais amplo do que imaginamos.

É importante saber isso, porque o ensino a distância já acontece a muito tempo.

Um relatório de pesquisa e investigação científica publicado no site da Associação Brasileira de Ensino a Distância (ABED) diz que no Brasil, a Educação a Distância (EAD) como forma de ensino tem suas primeiras experiências registradas no fim do século XIX, pelos idos da década de 1850, citando artigo de Marques (2004) que dizia “agricultores e pecuaristas europeus aprendiam, por correspondência, como plantar ou qual a melhor forma de cuidar

do rebanho”.

Como vimos, eles aprendiam por correspondência.

Além disso, esse exemplo de Curso EaD sendo ministrado de várias formas não foi só no Brasil.

Calleb Phillips, americano, enviava cartas aos seus alunos com conteúdos sobre Taquigrafia já em 1928.

Depois disso, as aulas a distância evoluíram com o tempo.

O conceito de cursos EaD começou a surgir no Brasil no início dos anos 90, quando as instituições de ensino começaram a usar a internet para transmitir seu material de ensino para alunos.

Foi quando em 1996, o MEC criou a Secretaria de Educação a Distância (SEED).

Assim, as certificações para habilitar escolas e universidades começaram a acontecer a partir de então.

Com isso, os cursos EaD foram ganhando mais espaço no cenário nacional e à medida que o avanço tecnológico ia acontecendo, equipamentos eletrônicos com acesso a internet facilitaram ainda mais o aprendizado e a rapidez com que são absorvidos os conteúdos fornecidos por escolas e faculdades de quem escolhe essa modalidade de ensino.

Principais vantagens e desvantagens dos cursos EAD

Se você ainda não decidiu sobre a modalidade de ensino que vai estudar, decidi ajudar na sua escolha detalhando as principais vantagens dos cursos EaD e as desvantagens que podem ser superadas.

Flexibilidade nos horários de aulas

Os cursos EaD, oferecem a vantagem do aluno estudar no horário que puder nos dias da semana. Isso se torna uma facilidade, quando o aluno tem que conciliar o trabalho com os estudos.

Como não são todas as aulas que o aluno pode escolher o horário para assistir, é importante manter a organização e o planejamento para estar presente em transmissões ao vivo, que contam como presença e avaliações com hora marcada, modelo de algumas instituições de ensino.

Custo menor

A modalidade de ensino a distância oferece cursos EaD com menor custo que os cursos presenciais e semipresenciais.

Além das mensalidades, em sua maioria, serem praticadas com valor mais baixo que os outros formatos de ensino, o aluno tem a vantagem de economizar com deslocamento até sua unidade de ensino e alimentação.

Qualidade de ensino

Se ainda existe dúvida sobre a qualidade do ensino a distância, saiba que existem leis, decretos e portarias que regulamentam o EaD no Brasil.

Portanto, cursos online oferecidos por instituições de ensino credenciadas pelo MEC são capazes de ofertar aos alunos, a mesma qualidade que instituições no modelo presencial de nível médio, técnico e superior.

Certificado

Todo curso a distância credenciado pelo MEC, entrega um certificado de conclusão no final do curso válido em todo território nacional.

Os certificados de nível técnico e de graduação permitem ao aluno obter registro profissional no conselho de classe específico ao curso escolhido, habilitando o aluno para trabalhar na área de sua formação.

Diferentes canais de aprendizado e comunicação

Se você tem acesso a internet é possível fazer o curso a distância que você mais se identificou ao estudar sobre áreas e carreiras que estão em alta no mercado de trabalho.

As aulas, ministradas pela instituição de ensino, são feitas em ambiente online, onde normalmente, ficam armazenadas em área de membros ou área do aluno que pode ser acessada com um login e senha de onde você quiser apenas de um celular, tablet ou computador.

Administração do tempo

O aluno que decide por estudar a distância precisa saber administrar seu tempo, para não faltar aulas e provas em horários marcados, além de estudar no ambiente online para cumprir a carga horária necessária para aprovação e conclusão do curso.

Portanto, saber gerir o tempo e se organizar é fundamental para garantir um bom aprendizado e com isso, uma excelente formação profissional.

Distrações

Outro fator que pode se tornar uma desvantagem no processo de aprendizagem do aluno, é não ter um local para estudar onde o perigo da distração é reduzido.

Prefira ambientes onde não tem televisão e mantenha o celular no modo silencioso ou mesmo desligado durante as aulas.

Falta do contato presencial

Uma maneira de evitar que a falta do contato presencial com professores e instituição de ensino tenha impacto negativo no aprendizado do aluno, é usar as ferramentas de interação que a própria escola oferece.

Hoje, é comum encontrar em ambientes de cursos EaD, diferentes maneiras de tirar suas dúvidas com professores.

Algumas delas são:

  • chat online durante as aulas ao vivo;
  • fórum de dúvidas;
  • e-mail dos professores, e
  • materiais de apoio anexados na área do aluno.

EAD x Presencial: por que estudar à distância pode ser mais proveitoso?

EAD x Presencial por que estudar à distância pode ser mais proveitoso

Agora que você já sabe sobre o potencial dos cursos EaD na sua educação e formação profissional, fica mais fácil de entender que estudar a distância pode beneficiar sua carreira profissional.

Muitas pessoas trabalham o dia inteiro e não conseguem estar em uma instituição de ensino para, no mesmo dia, ficar horas sentado em uma cadeira, cansado e se esforçando muito para manter a atenção e o foco na aula.

Os cursos EaD podem ser realizados a partir de casa, em um ambiente confortável que pode ser preparado por você para alcançar o melhor rendimento possível, sem ter que se preocupar com grandes deslocamentos entre trabalho e escola, curso ou universidade.

Além disso, o aluno vai economizar muito com as mensalidades do curso escolhido, em comparação com o mesmo curso feito de forma presencial.

Como a tecnologia influencia a educação à distância

As mudanças tecnológicas sempre influenciaram a forma de aplicar o ensino a distância.

Com isso, as novas tecnologias de informação, não mudaram apenas a maneira com que as pessoas se relacionam ou interagem socialmente. Mas também, forneceram ferramentas capazes de proporcionar cada vez mais ambientes de formação online que qualificam pessoas em uma ampla variedade de cursos.

De fato, muitas instituições de ensino não estavam preparadas para atender a grande demanda de alunos estudando a partir de casa durante o isolamento social por causa da crise sanitária que envolve a pandemia pelo novo coronavírus, desde 2020.

Porém, por parte das instituições de ensino, não é difícil estabelecer a interação entre professores e alunos em ambiente online.

Com a conexão Wi-Fi, é possível fornecer aulas para os alunos até mesmo em ambientes mais simples e gratuitos como o Google Meet ou Google Classroom.

Existem instituições de ensino que oferecem seus cursos EaD em formatos mais robustos com área para acesso com login e senha dentro do próprio site.

Na parte dos alunos, a facilidade de ter uma conexão com a internet e um celular para assistir às aulas abre cada vez mais possibilidades para as pessoas conseguirem uma formação técnica ou de graduação com a mesma qualidade do presencial.

Mercado de trabalho e a aceitação dos cursos EAD

O mercado de trabalho não vê como problema a formação de um profissional ter acontecido através de cursos EaD.

Pelo contrário, além da formação por ensino a distância ter a mesma qualidade que o modelo presencial, o certificado de conclusão de curso possui o mesmo valor.

Além disso, as empresas compreendem que o profissional que teve formação em curso online, desenvolve habilidades como organização pessoal, administração do tempo e atitude.

Por isso, o futuro aluno da modalidade a distância tem cada vez mais opções de cursos técnicos e graduações, justamente porque as empresas não fazem distinção do tipo de ensino escolhido pelo aluno.

Áreas onde os cursos à distância são mais procurados

Os cursos mais procurados em graduação a distância são os da área de humanas. Podemos encontrar, por exemplo, cursos EaD de Administração, Ciências Contábeis, RH, Logística, Marketing e Economia.

Os cursos técnicos EaD são dos mais variados e possuem muita qualidade e entregam certificado de conclusão válido com o mesmo peso que os cursos presenciais.

Com o ensino mais direcionado para a prática, capacitando o aluno para entrar no mercado de trabalho mais rapidamente que a graduação, alguns dos cursos EaD de nível técnico mais procurados são das áreas de mecânica, eletrônica, edificações, administração e segurança do trabalho.

Ficou com alguma dúvida sobre o Ensino a Distância?

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
4 de outubro de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa