fbpx

O que faz um técnico em eletrotécnica?

O curso técnico em eletrotécnica torna apto o profissional para trabalhar com fontes de energia renováveis ou não renováveis. Além disso, nesta profissão, o eletrotécnico tem por responsabilidade criar e manter circuitos de energia mecânicos ou automáticos. Se você está buscando por um lugar no mercado de trabalho e seu perfil encaixa com esta profissão, que tal sabermos melhor sobre o curso técnico de eletrotécnica? Acompanhe todo o texto e saiba mais!

Neste artigo, vamos abordar os seguintes assuntos:

  1. O que faz um profissional de eletrotécnica?
  2. Como é o mercado de trabalho, onde atuar?
  3. Qual a média salarial de um profissional de eletrotécnica?
  4. Como fazer o curso técnico de eletrotécnica?

Desta forma, vamos trazer informações relevantes, acompanhe!

O que faz um profissional de eletrotécnica?

Como dito anteriormente, o profissional de eletrotécnica é responsável por criar e manter circuitos de energia mecânicos ou automáticos. Também tem por responsabilidade avaliar propriedades, acessórios e dispositivos de redes de alta e baixa tensão.

O Técnico em Eletrotécnica instala, opera e mantém elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Este profissional, atua ainda, na elaboração e no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e de infraestrutura para sistemas de telecomunicações em edificações.

Sendo responsável pelo planejamento e execução da instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas. Além disso, o mesmo pode aplicar medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas.

No dia a dia do Técnico em eletrotécnica, ele trabalha para garantir a geração, medição e distribuição de energia elétrica. O Técnico Eletrotécnico muitas vezes é considerado como um eletricista geral que possui curso técnico.

Em suma, afirmamos que este profissional é muito mais que isso! A importância do mesmo no mercado de trabalho é fundamental para o bom funcionamento da sociedade.

Como é o mercado de trabalho, onde atuar?

curso técnico em eletrotécnica

O eletrotécnico tem diversas opções de empregabilidade. Primeiramente, ele pode trabalhar em indústrias metalúrgicas, assistência técnica, telecomunicações e até mesmo em construção civil.

Logo, o lugar mais adequado e que a profissão é mais valorizada são em empresas voltadas a geração e distribuição de energia elétrica. A eletrotécnica é uma área bem abrangente da eletricidade. Desta maneira, o profissional formado no curso técnico em eletrotécnica pode atuar em todas as 4 grandes áreas da elétrica:

  • Geração
  • Transmissão
  • Distribuição
  • Consumo

Com esta vasta área de atuação, o eletrotécnico pode atuar em vários setores:

  • Área petrolíferas,
  • Industriais diversas,
  • Projetos,
  • Especificação de materiais,
  • Desenvolvimentos de sistemas elétricos,
  • Pesquisa,
  • Ensaios e testes,
  • Manutenção de sistemas elétricos diversos
  • Entre outros

Qual a média salarial de um profissional de eletrotécnica?

A remuneração de um profissional técnico em eletrotécnica depende de muitos fatores.

Os vencimentos, podem variar de acordo com o tipo de trabalho que será realizado, assim como da capacitação do profissional que estará realizando a tarefa.

Além disso, o profissional de eletrotécnica tem a opção de trabalhar como autônomo, e tem boas condições de ganhar um bom dinheiro.

Isto, irá depender da sua capacidade de aproveitar as oportunidades e capacitar-se cada vez mais.

Por isso, faça um curso técnico em eletrotécnica e esteja preparado para o mercado de trabalho.

Como fazer o curso técnico de eletrotécnica?

curso técnico em eletrotécnica
curso técnico em eletrotécnica

A profissão de Técnico em Eletrotécnica está presente nos mais diversos setores da atividade produtiva. O aluno estará apto ao final do curso para instalar e operar elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

Atuando no planejamento e execução da instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas. Você sabia que um curso técnico em eletrotécnica melhora ainda mais o seu currículo?

Se você tem este perfil, aproveite a oportunidade de fazer parte dos milhares de alunos da CPET.

O curso capacita o aluno com professores qualificados e com uma grade curricular preparatória para o mercado de trabalho. Além disso, você pode obter seu registro no CREA com o Curso Técnico em Eletrotécnica

Com o curso técnico em eletrotécnica você poderá fazer:

  • instalação, montagem, operação manutenção elétrica,
  • aplicar métodos e técnicas científicas e tecnológicas
  • conhecer todos os procedimentos e normas técnicas, ambientais, de qualidade, de saúde e segurança no trabalho.

Ao final do curso, você aluno desenvolverá habilidades técnicas para otimizar sistemas convencionais de instalações e manutenção elétrica, realizar o controle de qualidade dos bens e serviços produzidos e instalar e fazer a manutenção de equipamentos e sistemas elétricos utilizando critérios de padronização e mensuração.

O grande diferencial do curso técnico em eletrotécnica da CPET, são as certificações obtidas, veja:

  • 31 Certificados referentes a cada Curso Isolado Livre
  • 04 Cursos de Formação Profissional:
    • Auxiliar de Desenho Técnico em Eletroeletrônica – CBO – 3180-05
    • Auxiliar eletrotécnico – CBO 3131-05
    • Auxiliar de Montador de Equipamentos Eletroeletrônicos – CBO – 7311-10
    • Auxiliar de Instalações Prediais e Industriais – CBO – 7311-10
  • 02 Qualificações Profissionais Técnicas de Nível Médio:
    • Montador de Equipamentos Eletrônicos – CBO – 7311-10
    • Assistente de Instalações Elétricas – CBO – 7156-15

O curso Técnico em Eletrotécnica é um dos cursos técnicos à distância fornecidos pelo CPET onde são formados profissionais que podem atuar em diversas áreas do mercado de trabalho dando destaque principalmente para as Concessionárias de Energia Elétrica que atuam no Brasil. Além disso, o seu trabalho é bastante aceito em indústrias e prestadoras de serviço.

O Técnico em Eletrotécnica atua de diferentes formas podendo participar das atividades de automação, fabricação de máquinas, equipamentos elétricos, entre muitos outros setores. O seu trabalho consiste em elaborar projetos elétricos residenciais, comerciais e industriais, supervisionar e inspecionar sistemas elétricos, executar e projetar instalações telefônicas e de tv.

Além disso, o curso Técnico em Eletrotécnica prepara o aluno para coordenar e executar ações de conservação de energia bem como, equipes de trabalho de instalações de montagem, operação reparo e manutenção além de auxiliar profissionais de nível superior realizando pesquisas científicas e tecnológicas de forma a melhorar a execução do trabalho como um todo.

Como funciona o Curso Técnico em Eletrotécnica?

O Técnico em Eletrotécnica é um dos cursos técnicos à distância fornecidos pela CPET que fornece ao aluno terá acesso à aulas 100 % online para estudar onde e quando quiser. O CPET é um instituição credenciada pelo MEC que está presente em todo o país possuindo mais de 298 polos, sendo possível assim, que você escolha o mais próximo de você para realizar suas avaliações.

Torne-se um profissional pronto para atuar no mercado de trabalho com maestria e muito conhecimento.

Faça parte dos cursos da CPET, 100% online e altamente qualificado! Venha ser um profissional de sucesso!

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
6 de maio de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa