fbpx

O que é um curso técnico? Saiba aqui os conceitos!

Muito se tem falado ultimamente sobre os cursos técnicos. No Brasil, os últimos anos tiveram um aumento considerável nesse nível de ensino com curso técnico. Diversas vagas surgiram e novos cursos também. Além disso, grandes investimentos foram feitos nesse setor para que ele se tornasse cada vez mais competitivo e de qualidade.

Os cursos técnicos também são comumente posto como uma opção diante dos cursos superiores. Enquanto as graduações levam, no mínimo, o dobro da quantidade de anos do ensino técnico, os cursos técnicos não apenas possuem menos tempo como, sobretudo, não mais baratos.

Mas, afinal, você realmente sabe o que é um curso técnico? Sabe com ele funciona? Conhece as diferenças entre cursos técnicos, profissionalizantes e superiores? Essas são algumas perguntas que vamos responder nesse artigo.

Aqui no CPET priorizamos os estudantes, explicando tudo o que é possível para que suas escolhas sejam sempre feitas com bastante consciência. Isso tudo porque confiamos na qualidade de nossos cursos técnicos, profissionalizante se livres e confiamos em recursos tecnológicos. Confira abaixo o que é um curso técnico e boa leitura.

O que é um curso técnico?

Os cursos técnicos estão inseridos no Sistema de Ensino Brasileiro. Eles são regulamentados por lei e inspecionados pelo Ministério da Educação (MEC). Ao contrário dos cursos superiores cujo objetivo é o aprofundamento no conhecimento de uma determinada área, o ensino técnico está mais focado na aprendizagem direcionada para o mercado de trabalho. Por isso, ela acaba sendo um pouco mais rápida e mais prática do que as graduações.

Em relação ao seu estágio, tais cursos se enquadram entre o Ensino Médio e o Superior. Eles podem ser cursados durante o ensino médio ou posteriormente. No primeiro caso, são integradas as disciplinas práticas do técnico com as regulares do Ensino Médio em apenas só curso.

Tipos de cursos técnicos

No Brasil, existem algumas categorias de cursos técnicos. As principais são os cursos técnicos integrado e o curso técnico externo (ou concomitante) ao ensino médio.

O curso técnico integrado contempla, de certo modo, o Ensino Médio e pode ser iniciado somente após a conclusão do Ensino Fundamental. Ao finalizá-lo, o estudante recebe um certificado de conclusão do Ensino Médio, além de receber também um diploma na formação técnica escolhida.

O chamado curso técnico externo ou concomitante é separado do Ensino Médio. Ele pode ser feito ao mesmo tempo que ele ou posteriormente. Esse modelo deve ser iniciado após o primeiro ano do ensino médio, de modo que o ensino médio é realizado em uma instituição diferente da instituição em que se cursa o ensino técnico. Cada uma delas é a responsável por emitir o diploma do estudante.

Quem pode fazer um curso técnico?

O curso técnico é aberto a todos os candidatos que tenham finalizado o ensino fundamental e/ou o ensino médio, conforme as diferenças entre curso técnico “integrado” e “externo” que vimos acima.

Por isso, eles não possuam um limite máximo de idade; apenas a limitação dos certificados dos anos fundamentais e médios da escola.

Agora que você sabe o que é um curso técnico pode começar a pesquisar mais sobre as diversas possibilidades de cursos que existem. Aqui no CPET, disponibilizamos diversos cursos com ampla atuação profissional.

Todos são acompanhados e legalizados pelo MEC, de modo que o estudante pode se sentir bastante seguro e confortável sobre a qualidade de nossos conteúdos. Venha, confira os cursos técnicos de educação a distância que o CPET disponibiliza para você.

Saiba mais em nosso blog

📱 Envie um WhatsApp ► clicando aqui ou (11) 9 6056-8891
🔗 https://www.cpet.com.br

7 de setembro de 2020
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa