fbpx

Educação técnica como combate ao desemprego

Apesar de essa ser um tema um pouco difícil de ser analisado, podemos apontar bons indícios e motivos para explicar o porquê de a educação a distância ser o futuro do combate ao desemprego. Esse assunto causa um pouco de divergências entre as opiniões por parte dos especialistas no tema, dos estudantes, dos professores e mesmo de alguns sistemas de educação, mas temos plena consciência de que a educação técnica como combate ao desemprego.

Educação técnica como combate ao desemprego

Felizmente, o Centro de Profissionalização e Educação Técnica (CPET) está conectado com o mundo e com suas tendências. Com diversos recursos tecnológicos bastante aperfeiçoados, disponibilizamos plataformas e ferramentas que tornam a educação a distância uma experiência bastante agradável e que auxiliam a educação técnica como combate ao desemprego.

As pessoas têm falado muito sobre o impacto econômico do desemprego na vida da população. Claro, quando você está desempregado, você deve refazer sua conta, cortar despesas e ajustar seu estilo de vida de acordo com a situação atual.

No entanto, o desemprego levará a mais perdas. Demora em média 14 meses para o brasileiro encontrar um novo emprego, de acordo com pesquisa realizada pelos Serviços de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Federação Nacional dos Lojistas (CNDL), porém, vale lembrar que hoje existem cerca de 13 milhões de desempregados no Brasil.

Além do trabalho mecânico

O trabalho tem um significado muito grande em nossa sociedade. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, ele não é apenas uma forma de ganhar dinheiro e pagar as contas. Apesar de isso ser algo essencial, é óbvio, o trabalho tem outros significados tão importantes quanto os fatores financeiros.

É preciso dizer que o trabalho ajuda a estabelecer a identidade das pessoas porque estabelece laços sociais e integra os indivíduos em um grupo. Ele começou a se sentir importante porque assumiu mais responsabilidades.

Ou seja, quando a pessoa está desempregada, não pertence mais a um lugar, não tem rotina fixa, perde a função e, em muitos casos, fica isolada em casa. É comum que a autoestima, a depressão, a insatisfação com a vida e até os sentimentos de depressão diminuam.

Consequências do desemprego

O desemprego dos trabalhadores como chefes de família também fez com que os jovens entrassem mais cedo no mercado de trabalho para ajudar a aumentar a renda familiar. No entanto, geralmente são jovens que não concluíram o ensino médio. Por falta de qualificação, ele buscará empregos instáveis ​​e oferecerá salários abaixo da média.

Há uma grande chance de desistir para se concentrar no trabalho. Haverá mais pessoas procurando empregos, mas não recebendo o treinamento para as melhores vagas. Vale ressaltar que, segundo levantamento da FGV, após a conclusão de todo o curso, o salário aumenta em média 15% ao ano.

Ademais, o desemprego também causa um aumento constante de profissionais informais. Levantamento do IBGE mostrou que, na comparação com o segundo trimestre, o número de empregos sem carteira de trabalho assinada aumentou 2,6% no segundo trimestre deste ano e 3,5% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Como realizar o combate ao desemprego?

É concebível que não exista uma fórmula mágica para resolver o problema e realizar o combate ao desemprego. No entanto, o governo pode tomar uma série de medidas para contribuir conjuntamente para a melhoria do país.

Crédito e ajuda financeira às micro e pequenas empresas, renegociação de dívidas empresariais e familiares e auxílio à continuidade dos estudos de crianças e jovens de baixa renda são ações muito importantes.

Por todos esses motivos, está cada vez mais certo não apenas de que a educação a distância é o futuro como combate ao desemprego, sobretudo, é o próprio presente. A EAD ocupa, hoje, um papel relevante no cenário educacional, promovendo a aprendizagem efetiva e a integração entre os estudantes e o mercado de trabalho.

O Centro de Profissionalização e Educação Técnica (CPET) se orgulha, por sua vez, de ser uma das principais instituições de ensino técnico do Brasil e auxiliar na qualificação profissional de milhares de pessoas e de certa forma realizar o combate ao desemprego. Expandindo-se para outros países, queremos levar educação a distância de qualidade para todas as pessoas.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► https://bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: https://instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: https://twitter.com/CpetCursos
17 de maio de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa