fbpx

Dicas para estudar em casa (Parte 4) – Confira!

Nessa quarta parte do tutorial elaborado pelo CPET para ajudar em seus estudos, nossa dica vai para aqueles que estudam muito. Muita gente acha que aquelas pessoas que possuem uma grande rotina de estudos em casa “sabe” estudar e não precisa dicas ou conselhos. Mas isso também não é verdade.

As dicas são importantes tanto para quem não consegue estudar quanto para quem estuda horas e mais horas sem descansar. Nesse último ponto, entra a nossa dica. Não adianta estudar exaustivamente se você não manter em sua rotina também o descanso e o entretenimento.

Com o passar dos dias ou meses, sua mente estará tão cansada que não conseguirá prosseguir com a mesma intensidade e vontade. Então, do que adianta ter alguns dias ou meses intensos no estudo, se no resto do ano você não manter o fôlego?

Essa dica é ainda mais importante para aquelas pessoas que estão iniciando agora seus estudos. Às vezes, a empolgação faz com que corramos demais. Mas o mais importante a ter na mente é: terminar a corrida. Por isso, veja nossas dicas a seguir.

Descanse! Os extremos são sempre perigosos

Enquanto muitas pessoas não conseguem sequer começar a fazer o que planejaram, existem outras que não conseguem pôr limites e acabam se extenuando corporal e mentalmente. Ou seja, estudam, trabalham, se exercitam tanto que isso passa a lhes prejudicar.

É necessário estabelecer um tempo para descansar sua mente e seu corpo e para conviver socialmente. Vá a parques, cinemas, museus, shows musicais, teatros, assista com moderação aquela série favorita, saia com os amigos e família.

Descanso não significa necessariamente procrastinação. Ao contrário, significa retomar as formas para manter o ritmo de estudos. Aos poucos, intensificar os estudos é algo natural. Mas isso leva um pouco de tempo.

Persistência: o segredo do sucesso

O conhecimento é doloroso. Aprender dói: mas a dor ensina, seja quando caímos aprendendo a andar de bicicleta seja quando gastamos horas e mais horas estudando algo. Por isso, é importante sempre continuar tentando algo até aprender.

A persistência é o segredo do sucesso. Ninguém falou que seria fácil. Não vai ser! Mas você precisa tentar e tentar aprender algo até que consiga.

Se o que estabeleceu como meta não está sendo aprendido com livros, então assista documentários, converse com pessoas mais sábias, reveja as vídeo-aulas, etc. Mude a estratégia, mas não desista!

Paciência: outro segredo para o sucesso

Ao lado da persistência, está a paciência. Ambas andam juntas.

Algumas pessoas cometem o erro de querer aprender de uma hora para outra e com pouco esforço.

O conhecimento leva tempo; em muitos casos, demora anos e requer muita prática e estudo para se tornar excelente em uma ou outra área.

Por isso, seja paciente. Tenha em mente que aprenderá um pouco por dia e, de tijolo em tijolo, construirá o seu castelo. O CPET está ciente dessas dificuldades e espera que essas dicas ajudem, cada vez mais, os seus estudantes a estudar em casa e aproveitar, da melhor forma possível, a educação de qualidade oferecida em seus cursos a distância.

Saiba mais em nosso blog

📱 Envie um WhatsApp ► clicando aqui ou (11) 9 6056-8891
🔗 https://www.cpet.com.br

21 de setembro de 2020
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa