fbpx

Dicas para estudar em casa (Parte 1)

Estudar em casa muitas vezes parece algo complicado, por isso, preparamos para você algumas dicas para estudar em casa!

Muitas pessoas querem começar seus estudos em casa, mas acham difícil devido a uma série de motivos, incluindo a falta de disciplina. Por isso, o Centro de Profissionalização e Educação Técnica (CPET) organizou esse artigo para demonstrar que, apesar das dificuldades, existem grandes vantagens em se fazer um curso técnico a distância.

Essas dificuldades podem ser, no entanto, superadas com um pouco de treino e por meio de algumas dicas que podem fazer toda a diferença em seus estudos em casa com educação a distância. E, claro, superadas com excelentes ferramentas, como as que o CPET disponibiliza.

Por isso, escrevemos um tutorial com cinco partes selecionando algumas dicas importantes para que seus estudos em casa sejam possíveis e tenham bons frutos.

Nessa primeira parte vamos elencar algumas coisas que precisa conhecer; e uma das mais importantes delas é conhecer você mesmo.

Lembre!

Você depende de muitas coisas e muitas coisas dependem de você. Existe inúmeras relações entre seu corpo, sua mente, seus estudos, e vice-versa.

Por isso, começar a se observar é algo extremamente importante para quem quer estudar em casa.

Seus hábitos, sua rotina, seus desejos e mesmos seus desinteresses são essenciais para você criar seu ritmo de estudos. Eles ajudam você a estabelecer novos hábitos, a deixar para trás atitudes inconvenientes e errôneas.

Conhecer tudo isso, vai te auxiliar a formar uma harmonia importante entre seu corpo, seus estudos e sua mente. Com isso, terá um grande suporte em si mesmo para iniciar seus estudos em casa.

Sua mente

Já parou para pensar como é e como está o seu psicológico?

Quais são as suas emoções mais frequentes? Paciência? Tranquilidade? Raiva? Ansiedade?

Isso é importante para você, pois, assim, poderá conhecer mais os seus limites e tentar lutar contra o que pode prejudicar seus estudos.

Por exemplo, se você sabe que é uma pessoa ansiosa, poderá tentar não se cobrar tanto pelos resultados; se você é uma pessoa que fica com muito sono em uma vídeo-aula, poderá se ater mais à leitura ou o contrário.

O importante é conhecer o seu psicológico para refletir e criar estratégias cada vez melhores que o ajudarão a estudar em casa.

Seu corpo

Embora pareçam coisas distintas, a mente faz parte do corpo e o corpo faz parte da mente. Infelizmente, a tradição intelectual compreendeu e estabeleceu, ao longo de séculos, uma grande divisão entre corpo e mente.

Mas isso não é verdade. Existe uma relação íntima e fundamental entre ambos. Por isso, o modo como você trata o seu corpo é também o modo como trata a sua mente e vice-versa. Comodismo e sedentarismo podem afetar negativamente seus estudos.

Muitas pessoas acham que o sucesso dos estudos está em estudar horas e mais horas por dia detidamente, sem intervalos, descansos e distrações. Isso não é plenamente verdade. Claro que uma maior carga de estudos trará também mais resultados em teoria.

Mas na prática, essa carga de estudos pode ser menos efetiva do que uma carga menor devido a exercícios físicos e descansos adequados. Procure sempre mesclar bem essas situações para que você possa retirar o máximo possível de seus estudos, mantendo sua saúde. Esse é um benefício que você colherá por toda a sua vida.

Seus estudos

Seus estudos são, sempre, uma consequência de sua vida. Isso inclui uma diversidade imensa de pontos: contextos, vontades, saúde, condições financeiras, métodos adotados, corpo, mente, etc., etc., etc.

Por isso, leve considere essas dicas como uma boa oportunidade de fazer com que eles se aperfeiçoem.

Por meio delas, você poderá aprimorar sua aprendizagem, diversificá-la e até intensificá-la se for o caso. Como veremos, o CPET possui ferramentas e plataformas que conseguem viabilizar esses estudos. Com estratégias sofisticadas, fazer um curso técnico no CPET não é apenas agradável e prazeroso.

Vamos, então, para a segunda parte desse tutorial de Dicas para estudar em casa II.

Saiba mais em nosso blog

📱 Envie um WhatsApp ► clicando aqui ou (11) 9 6056-8891
🔗 https://www.cpet.com.br

5 de setembro de 2020
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa