fbpx

Curso Técnico em Guia de Turismo EAD

Você sabe o que faz um técnico em guia de turismo EAD? Acompanhe essa matéria e saiba mais!

O turismo é uma das principais atividades econômicas do Brasil. Em 2019, foram mais de 97 milhões de visitas em todo território nacional de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), obtendo uma alta de 1,8% em relação ao ano de 2018. Infelizmente, o mundo sofreu com a pandemia de COVID-19, afetando todos os tipos de comércios e negócios.

No entanto, o turismo é um dos ramos mais cobiçados depois meses e meses de isolamento social. Com toda a certeza, essa atividade continuará crescendo ano após ano diante de tantas belezas naturais existentes no Brasil.

Consciente de todo esse cenário, o Centro de Profissionalização e Educação Técnica disponibiliza o Curso Técnico em Guia de Turismo EAD. Isso permite a preparação dos estudantes para os futuros positivos que esperam e tendem a voltar a crescer.

O que faz um técnico em guia de turismo EAD?

O aluno formado estará apto para atuar em sua Unidade da Federação de Registro nas operações de planejamento, execução e avaliação de viagens, interpretando e traduzindo o patrimônio material e imaterial para os visitantes.

Além disso, o técnico em turismo presta todo o suporte a eles, durante sua estadia, valorizando as características culturais, históricas e ambientais de diversas localidades e atuando como fomentador do desenvolvimento sustentável do turismo e da hospitalidade.

Ao concluir do curso, o profissional terá habilidades técnicas para ser o responsável pela recepção, condução, orientação e assistência de pessoas ou grupos durante traslados, passeios, visitas e viagens em âmbito Local, Regional e Nacional.

É importante notar que, para aqueles que pretendem realizar o cadastramento na categoria de Guia de Turismo Excursão Internacional, é necessário a apresentação do Exame de Proficiência, ou do Atestado de Fluência em pelo menos uma língua estrangeira. Todas essas informações podem ser adquiridas no próprio CPET, bastando entrar em contato pelo e-mail guiainternacional@cpet.com.br.

Quais são as habilidades desenvolvidas?

É importante lembrar que o técnico em guia de turismo EAD atuará em duas frentes bastante importantes: organização de viagens e contato com público. Ou seja, o profissional precisará desenvolver inúmeras habilidades de pesquisa e de organização para, por exemplo, verificar as legislações dos locais de viagem, a disponibilidade e o valor de passagens, a reserva de hotéis, ente vários outros pontos.

Ao mesmo tempo, seu contato com o público é constante, seja trabalhando localmente em uma agência, seja atuando como guia propriamente dos turistas. Isso exige que o profissional se comunique bem (seja despojado, criativo, extrovertido dentro dos limites, tenha boa oratória e conhecimento geográfico e cultural dos ambientes de suas viagens).

É importante, claro, o aprendizado de outros idiomas. O Brasil recebe turistas do mundo todo e o idioma utilizado para a comunicação internacional é, com bastante frequência, o inglês. Por isso, o profissional não precisa necessariamente saber o idioma de cada turista que recebe (imagine em um grupo diversificado de turistas norte-americanos, alemães e franceses!). Mas é importante falar e compreender bem o inglês.

Toda essa formação é disponibilizada pelo Centro de Profissionalização e Educação Técnica (CPET) com uma carga horária curricular de mais de mil e quinhentas horas. Com conteúdos que vão desde o marketing até a educação ambiental, o curso técnico em guia de turismo EAD amplia não apenas os horizontes profissionais, como, também, as próprias noções de civilidade e sustentabilidade e enriquecendo o país com boas práticas de turismo.

Saiba mais em nosso blog

📱 Envie um WhatsApp ► clicando aqui ou (11) 9 6056-8891
🔗 https://www.cpet.com.br

30 de setembro de 2020
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa