fbpx

Conheça o Curso Técnico em Segurança do Trabalho

Conheça um pouco melhor sobre a profissão de Técnico em Segurança do Trabalho, entender a importância dela e como ela se enquadra no mercado de trabalho.

Imagine trabalhar em uma empresa ou fábrica que não segue as legislações de segurança brasileiras. Você não apenas está sujeito a acidentes como, sobretudo, está em um ambiente cujos superiores não se importam muito com a condição física e psicológica dos trabalhadores.

Contra tais situações, existe a segurança de trabalho. Ela é uma ciência com importância vital em nossa sociedade, pois almeja promover a proteção do trabalhador em seu ambiente de trabalho, visando tanto a prevenção e redução de acidentes e doenças quanto a própria continuação do processo de produção de uma fábrica e empresa.

Quando alguns chefes não se importam com a segurança do trabalho acreditando que ela pode acarretar mais custos para sua empresa, eles não levam em conta não apenas a integridade do trabalhador, como, também, a possibilidade de que qualquer pessoa acidentada pode causar mais prejuízos do que se a empresa investisse em segurança.

Para compreender essa situação, basta imaginar que um acidente ocorre em um ambiente de trabalho e incapacita o trabalhador. A empresa precisa procurar outro para assumir suas funções e, consequentemente, terá prejuízos em sua produção. O mesmo acontece com um acidente que danifica algum equipamento ou alguma máquina.

Por isso, a segurança do trabalho é tão importante tanto para os trabalhadores quanto para a própria econômica. O Centro de Profissionalização e Educação Técnica elaborou esse artigo para que você possa conhecer um pouco melhor sobre a profissão de Técnico em Segurança do Trabalho, entender a importância dela e como ela se enquadra no mercado de trabalho.

O técnico em segurança do trabalho

O Brasil tem uma longa história na trajetória de conquistas de direitos trabalhistas, incluindo as leis relacionadas à segurança do trabalho, como, por exemplo, as Normas Reguladoras (NR).

Diante desse cenário, o técnico em segurança do trabalho é um profissional que deve garantir a segurança dos trabalhadores em seus ambientes de trabalho, por meio da adoção de medidas e padrões. Seu objetivo é evitar qualquer tipo de acidentes e doenças ocupacionais. Isso protege, claro, a integridade física e psíquica dos trabalhadores durante suas jornadas de trabalho.

Para que isso aconteça, o técnico em segurança do trabalho utiliza várias técnicas e estratégias. Ele elabora e implementa políticas de saúde e de segurança; realiza auditorias a fim de verificar se as normas de segurança estão sendo cumpridas. Acompanha e avalia todos os processos industriais e empresariais, entre tantas outras coisas.

Outro fator bastante interessante é o carácter educativo e preventivo da segurança do trabalho. O profissional desenvolve diversas ações educativas na área da saúde e da segurança a fim de conscientizar os funcionários. Ele utiliza estatísticas e gráficos para demonstrar os riscos, cria cursos e palestras, promove dinâmicas e reuniões.

Além disso, pesquisa e propõe o uso de novas tecnologias e de novos instrumentos mais sofisticados e mais seguros para seus superiores. Em outras palavras, esse profissional é essencial tanto para cumprir as leis obrigatórias para todas as empresas quanto para assegurar a integridade dos trabalhadores.

Mercado de trabalho

O técnico de segurança do trabalho atua em diversos setores. Ele pode trabalhar tanto em empresas públicas quanto em privadas ou em órgãos oficiais. Com bastante frequência, abrem-se editais públicos para a contratação desse tipo de técnico.

Isso porque todas as empresas precisam de um profissional para integrar os especializados das Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego. A legislação brasileira obriga que todas as empresas cumpram requisitos mínimos de segurança, elevando, assim, a quantidade de vagas e de procura por esse tipo de profissional.

Por todos esses fatores, as empresas valorizam esse profissional, com buscas frequentes de técnicos com boa formação. Desse modo, o CPET disponibiliza um curso de alta qualidade visando o mercado de trabalho e valorizando a vida e a integridade física e mental de cada trabalhador.

O curso técnico em segurança do trabalho é uma excelente escolha para quem quer se inserir rapidamente no mercado de trabalho e prestar, ao mesmo tempo, um serviço fundamental tanto para as empresas em que trabalha quanto para a sociedade como um todo.

Saiba mais em nosso blog

📱 Envie um WhatsApp ► clicando aqui ou (11) 9 6056-8891
🔗 https://www.cpet.com.br

30 de setembro de 2020
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa