fbpx

Conheça o curso técnico em Mecânica

Você já saiu do ensino médio e deseja entrar no mercado de trabalho o mais rápido possível? Então, o curso técnico em Mecânica pode ser a melhor alternativa para impulsionar a sua carreira.

Afinal de contas, essa é uma das áreas que mais empregam em todo Brasil, especialmente porque falta mão de obra qualificada. Além disso, o mercado de trabalho para o mecânico é muito amplo, logo diversas portas são abertas após a conclusão do curso.

No entanto, antes de fazer o curso técnico em Mecânica é importante conhecer mais afundo sobre ele e abaixo está tudo que você precisa saber. Confira!

Conheça o curso técnico em Mecânica

O curso técnico em Mecânica é uma opção de curso rápido voltado para aqueles que querem se inserir no mercado de trabalho o quanto antes.

Dessa maneira, o curso prepara o estudante para trabalhar com projetos mecânicos, além da manutenção de equipamentos e diferentes atividades dentro dessa área da mecânica.

Por ser uma área que tem uma certa escassez de profissionais, é natural que o técnico formado em mecânica consiga boas oportunidades dentro do mercado de trabalho.

Por essa razão, cada vez mais pessoas estão buscando essa alternativa de curso para adentrar no mercado de trabalho com o pé direito.

Ora, com tantas oportunidades disponíveis, o nível de empregabilidade é muito grande.

Diante disso, se você gosta da área de mecânica, se identifica com o segmento da indústria e tem interesse em atuar dentro dessa área, esse é o curso certo para você impulsionar a sua vida profissional.

Grade curricular

O curso tem uma carga horária de 1165 horas na modalidade a distância, que é ideal para quem gosta de autonomia no momento da aprendizagem.

Desse modo, é possível concluir o técnico em um tempo até mais curto, podendo assim já ir em busca das oportunidades que esse mercado tem.

Portanto, o curso técnico em Mecânica EAD é o mais recomendado para quem deseja uma formação rápida.

Então, nele você tem contato com a seguinte grade curricular:

  • Funções e trigonometria básica para mecânica;
  • Matemática essencial para mecânica;
  • Mecânica técnica;
  • Desenho técnico mecânico;
  • Introdução ao AutoCad 2D;
  • Ciências dos materiais I;
  • Introdução à ciência dos materiais;
  • Metrologia I;
  • Introdução a eletrotécnica;
  • Introdução a segurança do trabalho;
  • Primeiros socorros.

Visto isso, fica nítido que as disciplinas tem o objetivo de ajudar no desenvolvimento do estudante, em especial nas suas competências técnicas para que ele atue dentro dessa área da melhor maneira possível.

Assim, com essa qualificação e a certificação em mãos, o profissional se torna apto para ir em busca das oportunidades existentes dentro desse mercado tão promissor.

O que faz um técnico em Mecânica?

A partir do momento que você termina o curso técnico em Mecânica você se torna apto para desenvolver projetos mecânicos e sistema automatizados.

Portanto, se trata de um profissional que planeja, aplica e controla os procedimentos de instalação e manutenção mecânica de máquinas e equipamentos.

Além disso, é de responsabilidade do técnico desenvolver e controlar os processos de fabricação, bem como os conjuntos mecânicos.

Como se não bastasse tudo isso, o profissional ainda faz medição e ensaios, estabelece materiais para a construção mecânica e elabora a documentação.

Na responsabilidade do técnico em mecânica ainda está o cumprimento de normas, bem como procedimentos de segurança no trabalho e preservação ambiental.

Ao contrário do que muitos acreditam, o profissional não atua de forma independente, normalmente, ele trabalha sob a supervisão de uma equipe de Engenharia.

Dessa maneira, ele ajuda na questão operacional, o que é fundamental para o sucesso dos projetos, sendo assim uma espécie de “braço direito” do engenheiro.

Como é o mercado de trabalho?

Segundo uma pesquisa feito pelo Serviço de Aprendizagem Industrial (SENAI), Ministério do Trabalho e Emprego e Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, 70% dos estudantes que fazem um curso técnico conseguem um emprego com maior rapidez e, em alguns casos, antes mesmo de concluir os estudos.

Então, falando sobre o mercado de trabalho para o curso técnico em Mecânica as oportunidades são vastas, visto que essa é uma área bastante ampla.

Dentre os locais em que o técnico pode atuar estão:

  • Indústrias diversas;
  • Empresas de manutenção industrial;
  • Prestadoras de serviços;
  • Oficinas de mecânicas;
  • Empresas de peças para veículos;
  • Fazendas e cooperativas;
  • Fábricas de máquinas, dentre outros.

Com relação a remuneração, a média salarial do profissional mecânico é de R$ 1.250,00 a R$ 3.500,00, a depender da região e da experiência.

Onde estudar?

Quer fazer o curso técnico em Mecânica? No CPET (Centro de Profissionalização e Educação Técnica) você encontra essa qualificação na metodologia a distância.

Dentre os diferenciais da instituição estão:

  • Estudos 100% online;
  • Instituição credenciada pelo MEC;
  • Certificação amplamente aceita no mercado de trabalho.

Logo, tome a decisão correta, conheça o curso de Mecânica do CPET e se inscreva agora mesmo para impulsionar a sua vida profissional.

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
5 de fevereiro de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa