fbpx

Compensa fazer curso técnico depois da faculdade?

Você acha que a graduação te prepara completamente para o mercado? Confira aqui algumas vantagens de fazer um curso técnico depois da faculdade.

Ter as habilidades e preparação necessárias para se destacar por uma boa oportunidade de tantos outros candidatos. Esta é a realidade que os profissionais de hoje têm que enfrentar, já que a competitividade é alta e a demanda é alta.

Com um diploma universitário em mãos, as chances de empregabilidade são consideravelmente maiores, e uma é até mesmo um requisito básico para alguns empregos.

Compensa fazer curso técnico depois da faculdade?

Se você concluiu um curso superior, mas ainda tem dúvidas se deve retornar à escola e fazer seu curso técnico depois da faculdade para obter um diploma de cursos técnico, fique conosco e saiba a resposta.

O que é um curso técnico?

É um curso de nível médio destinado a fornecer aos alunos conhecimentos teóricos e práticos em diversas atividades de produtividade.

Além disso, um de seus objetivos, além da reclassificação ou mesmo reintegração ao mercado, é o acesso imediato ao mercado de trabalho.

Quem pode fazer curso técnico depois da faculdade?

O curso técnico depois da faculdade está aberto a candidatos que tenham concluído o ensino fundamental. Pode ser realizado com ou após o ensino médio.

Aliás, é necessário ter concluído o ensino médio para obter o diploma técnico.

Como o curso técnico funciona?

O Sistema Educacional Brasileiro inclui cursos técnicos. Deve-se lembrar, entretanto, que eles não fazem parte do ensino superior. Em outras palavras, eles não são válidos como estudantes de graduação.

Você deve completar um curso em uma instituição de ensino superior de sua escolha, se quiser este tipo de diploma.

Esta é a maneira mais rápida de se qualificar para o mercado de trabalho. Como há escassez de trabalhadores qualificados no país, os cursos técnicos podem ajudar.

Desde o início do curso, você será apresentado a alguns assuntos teóricos. Em seguida, você começará a experimentar situações práticas que aplicam esta teoria.

Se você tiver um conhecimento mais amplo no curso de graduação e depois escolher uma especialidade, desde o início, você será direcionado a um desempenho específico no curso técnico.

Portanto, é muito importante que você avalie o que deseja no futuro, pois você será moldado para fazer este trabalho.

Qual a validade do diploma de curso técnico?

Embora útil e valorizado, o diploma técnico não tem o mesmo peso que, por exemplo, o diploma de bacharelado.

Você se lembra que mencionamos que o curso superior não é um curso técnico?

O estudante recebe um diploma no final da formação, que comprova a qualificação do profissional para trabalhar, mas não apenas um “diploma”.

É interessante ter uma faculdade e um curso técnico por essa mesma razão. Isto permite combinar os conhecimentos de formação técnica com os de um bacharelado, sem mencionar a experiência adquirida em uma instituição de ensino superior e as habilidades desenvolvidas.

Nada é mais enriquecedor do que duas qualificações para um resumo, certo? Portanto, é um investimento valioso.

Diferença entre curso técnico e graduação

Bem, as diferenças entre os cursos técnicos e os cursos tecnológicos têm sido discutidas. Agora é hora de descobrir como o curso técnico depois da faculdade difere de um diploma.

Com um prazo mais longo (média de 4 a 6 anos), os cursos de graduação são cursos de nível superior, envolvem estudos teóricos e práticos, abordam conhecimentos mais amplos e ajudam os estudantes a aprender sobre a área selecionada.

Há vários tipos de graduação, como bacharéis, licenciatura e até tecnólogos, dos quais já falamos, com durações um pouco menores e outras características especiais.

Além disso, pode-se optar por vários métodos educacionais como o presencial, semipresencial e 100% on-line. O estudante recebe um diploma de ensino superior no final do curso.

E agora você sabe como é importante melhorar a empregabilidade, e garantir boas chances, não é mesmo?

Finalmente, outra diferença é que somente instituições de ensino superior, como faculdades e centros universitários, oferecem diplomas. Para entrar em uma, você deve ter concluído o ensino médio e passar por um processo de seleção.

Técnico × Tecnólogo

É interessante notar que cursos técnicos e tecnólogos não são a mesma coisa, embora muitas pessoas acabem sendo confundidas por sua nomenclatura. A começar pelo fato de que um tecnólogo é, ao contrário de um graduado técnico, um graduado universitário.

Em outras palavras, os estudantes que concluíram um curso técnico não têm um diploma universitário, embora tenham os conhecimentos necessários para trabalhar na área que desejam. É claro que, se nos lembrarmos da situação atual do mercado de que falamos no início deste posto, isto pode ser um obstáculo.

É por isso que vale a pena considerar um curso de tecnólogo se o tempo for uma questão importante para você. Também leva entre 2 e 3 anos e se concentra mais nos aspectos práticos da profissão. Neste caso, a diferença é o nível de profundidade que é maior do que em um curso técnico.

Quais os benefícios de fazer um curso técnico depois da faculdade?

Há muitas vantagens de fazer curso técnico depois da faculdade, pois o estudante irá aumentar e adquirir conhecimentos, aumentar as oportunidades de networking (ou seja, estabelecer uma sólida rede de profissionais), desenvolver habilidades profissionais e naturalmente pode adicionar um diploma universitário ao currículo.

Além disso, o fato é que fazer um curso técnico depois da faculdade ajuda também o estudante de várias maneiras, particularmente quando a formação é próxima do curso técnico escolhido, pois o estudante sai da faculdade com muitos conhecimentos, o que é uma grande vantagem para o curso técnico depois da faculdade.

Ainda mais em um mercado no qual a educação continuada é cada vez mais importante porque demonstra o interesse dos profissionais em formação para obter melhores resultados, a opção por uma qualificação técnica é uma forma de melhorar sua carreira profissional.

Então, vale a pena fazer curso técnico depois da faculdade?

Por esta razão, ainda vale a pena fazer um curso técnico depois da faculdade. Se você está procurando uma qualificação rápida e um caminho mais curto entre o ensino médio e o mercado profissional, há grandes oportunidades para o curso técnico. E, a saúde e a tecnologia são as áreas mais populares.

É importante que os profissionais busquem outras oportunidades para ampliar suas qualificações mais tarde, seja através de cursos de idiomas, um bacharelado, uma licença ou um diploma de tecnólogo ou mesmo uma especialização técnica.

Agora cabe a você decidir! Tire um momento para dar uma olhada nos cursos técnicos EAD do CPET.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
28 de outubro de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa