Certificação por competência ou Curso Técnico em administração: Qual o melhor para o mercado?

Está com dúvidas sobre a diferença entre certificação em administração vs. diploma?
É importante saber o que está mais alinhado ao que o mercado procura, com o intuito de que possa identificar qual é o melhor caminho para seu futuro profissional.
Afinal, tomando uma decisão estratégica é possível beneficiar sua jornada profissional, impactando diretamente em seus resultados de curto e longo prazo.
Por isso mesmo, nós trouxemos todos os detalhes pertinentes para esclarecer sua dúvida e te auxiliar a tomar uma boa decisão, visando beneficiar a construção de sua carreira.
Certificação por competência ou Curso Técnico em administração: qual a diferença?
A realidade é que quando comparamos esteticamente a certificação em administração vs. Diploma, não há diferença significativa.
Na prática, um contratante recebe o certificado ou o diploma com o mesmo “peso”, ambos são classificados como um documento confiável e que comprova a expertise do profissional na área administrativa.
Afinal, são dois documentos que são emitidos por uma instituição séria e que são reconhecidos pelo MEC. O que viabiliza que se tenha a oportunidade de usar o documento para construir sua carreira, beneficiando a jornada profissional.
Uma vez que, o documento dá acesso não apenas às oportunidades em empresas privadas, como também viabiliza que o profissional dispute vagas em concursos públicos.
Tendo em vista que, tanto a certificação em administração quanto o curso técnico em administração são reconhecidos pelo MEC, garantindo que tenha validade em todos os cenários.
Como saber o que devo fazer no comparativo entre Certificação por competência ou Curso Técnico em administração?
É extremamente importante considerar qual é o seu posicionamento atual, analisando se já tem alguma habilidade e experiência prática na área ou se está começando do zero.
Quem está começando do zero terá como único caminho a possibilidade de fazer o curso técnico em administração do zero, aproveitando toda a flexibilidade do ensino EAD.
Dessa forma, é possível desenvolver todas as habilidades necessárias na área, viabilizando acesso à educação de qualidade, para que possa construir uma carreira de excelência.
Enquanto o profissional que já está atuando no mercado, deve ter o cuidado de reunir todos os comprovantes de sua expertise na área, para que possa iniciar o processo de certificação por competência.
Existe momento ideal para iniciar o curso técnico em administração?
Se você não tem como comprovar, ao menos, 2 anos de experiência de atuação na área administrativa, é interessante iniciar o curso técnico em administração para que possa obter seu diploma na área.
Tendo em vista que, é um mercado promissor e repleto de oportunidades para aqueles que são qualificados para atuar na área.
Seja na iniciativa privada ou para prestar concursos de nível técnico, o profissional terá a oportunidade de construir uma carreira promissora e com acesso a múltiplas oportunidades.
Não existe momento ideal para iniciar a formação técnica, é necessário apenas ter o certificado de conclusão de seu ensino médio. Aqueles alunos que estão concluindo o ensino médio podem iniciar o curso técnico EAD concomitantemente.
Contudo, é preciso apresentar o diploma do ensino médio para que consiga obter o diploma de técnico após concluir o curso. Enquanto o aluno não comprovar a conclusão do ensino médio o diploma de técnico não poderá ser emitido.
O curso técnico EAD pode ser concluído entre 6 e 12 meses, dependendo de sua disponibilidade de tempo para que possa se dedicar ao curso.
Portanto, é uma formação relativamente rápida e com foco em preparar o profissional para atuar no mercado. Por isso mesmo, oferece excelente empregabilidade e é uma excelente oportunidade para aqueles que desejam se inserir no mercado rapidamente.
Entenda o processo de certificação por competência em administração
A certificação por competência é um processo diferente do processo daquele aluno que inicia o curso do zero.
O modelo está disponível para aqueles que já acumulam expertise na área, por trabalhar em carreiras administrativas.
É preciso ter a comprovação de, ao menos, dois anos de experiência na área administrativa comprovada.
Para tal, o profissional pode comprovar a expertise por meio da carteira de trabalho ou outros documentos oficiais, que comprovam a atuação na área.
Seja a assinatura de relatórios ou até mesmo documento emitido pela empresa onde atua e assinado pelos líderes relatando a jornada de trabalho na empresa e funções desempenhadas detalhadamente.
Reunindo os comprovantes oficiais da experiência acumulada na área, o profissional consegue iniciar o processo de certificação por competência.
A certificação em administração é um processo demorado?
Concluir sua certificação em administração é um processo rápido, mas que depende diretamente de seu tempo disponível.
Tendo em vista que, além de comprovar a expertise na área, é necessário se submeter a uma entrevista e também passar pela prova escrita para comprovar seus conhecimentos.
Cada etapa requer um pouco de sua dedicação. Afinal, é recomendado estudar para se preparar para o processo. Justamente com o intuito de ser aprovado logo após ser submetido aos testes.
Caso não seja aprovado, o candidato pode refazer o processo, visando que consiga a aprovação desejada para que tenha uma boa oportunidade de concluir o processo.
Afinal, é importante ter seus conhecimentos validados, para que possa usar o documento em prol de sua carreira ao longo dos próximos anos.
Quais os benefícios de ter um diploma de técnico em administração?
Existem múltiplos benefícios associados à certificação técnica em administração, como é o caso de:
Acesso a melhores oportunidades de emprego
Muitas empresas exigem uma formação sólida em administração para cargos de liderança, como gerente, supervisor ou diretor. Ter um certificado demonstra que você tem as habilidades e o conhecimento necessários.
Mesmo que tenha sido treinado e seu primeiro cargo tenha sido conquistado na empresa em que almeja crescer, buscar a certificação de sua competência valida seus esforços e demonstra para os líderes que você está se preparando.
O que contribui para que tenha acesso a mais oportunidades dentro da organização, viabilizando que possa crescer em sua jornada profissional.
Aumento de credibilidade
Um certificado reconhecido em administração é uma forma de validar suas competências para o mercado de trabalho, transmitindo maior confiança aos potenciais empregadores.
Afinal, não basta saber fazer o serviço, é preciso que seu currículo seja considerado interessante para que atraia a atenção do mercado. Dessa forma, poderá alcançar bons resultados em aumento de empregabilidade.
Um profissional que atua com excelência em sua área, mas não tem nenhuma formação tende a ficar estagnado na carreira e preso à empresa em que atua, justamente por causa da dificuldade de comprovar seus conhecimentos para outros potenciais contratantes, o que também gera mais instabilidade na própria carreira.
Maior potencial de crescimento salarial
Com um certificado em administração, você pode ser considerado para posições de maior responsabilidade, o que, em geral, leva a um aumento salarial.
Para alguns cargos a formação é indispensável, justamente para viabilizar que o líder seja respeitado pela equipe e seja promovido por ser a pessoa com mais expertise.
Portanto, vale a pena investir na certificação com o intuito de que possa alcançar a ascensão profissional desejada. Uma vez que, a maior parte das empresas só promove profissionais que investem continuamente na própria carreira, avançando em seu próprio grau de formação.
Formação reconhecida em uma área versátil
A administração é uma área de formação ampla, que permite ao profissional atuar em diferentes setores, como: como finanças, marketing, recursos humanos, logística e muito mais, além de abrir portas para o empreendedorismo.
Por isso mesmo, ter uma formação reconhecida em administração é vantajoso para todos aqueles que almejam construir uma carreira que não se limita a um cotidiano específico.
É possível sair da empresa em que está e trabalhar em um setor completamente diferente, com novos desafios. O que torna a rotina de trabalho mais animadora, aproveitando as novas possibilidades profissionais.
Acesso a carreiras executivas
Quem almeja cargos de alto nível, como os cargos de diretoria, é preciso ter formação na área. E em muitos casos, a certificação é o primeiro passo para começar a ascensão profissional desejada.
O que é fundamental até mesmo para que se mantenha engajado com a sua própria carreira. Afinal, a progressão profissional é por si só estimulante.
Desenvolver uma mentalidade estratégica é fundamental para que possa dar os passos corretos em sua carreira, visando alcançar resultados contínuos de ascensão profissional.
Conte com o CPET em seu processo de certificação por competência
Além de oferecer o curso técnico em administração do zero, a CPET também é autorizada pelo MEC a guiar os interessados no processo de certificação técnica por competência.
Nossa equipe presta todo o suporte necessário para que o profissional consiga comprovar sua expertise na área, viabilizando que tenha uma excelente oportunidade para documentar seu conhecimento.
Ter suas habilidades reconhecidas formalmente é fundamental para que possa acessar mais oportunidades no mercado de trabalho e progredir em sua carreira.
Portanto, inicie o processo o quanto antes e aproveite a oportunidade de se tornar um técnico reconhecido pelo MEC, viabilizando a progressão de sua carreira. Afinal, quando se tem habilidades técnicas reconhecidas, é possível ter excelentes resultados em sua jornada profissional.