Certificação por competência em Segurança do Trabalho: como validar sua experiência?

Marketing CPET • 21 de julho de 2025
Certificação por competência em Segurança do Trabalho: como validar sua experiência?

Sabia que é possível obter a certificação por competência em Segurança do Trabalho? Trata-se de uma das áreas técnicas mais bem remuneradas pelo mercado. Contudo, muitos profissionais aprenderam a executar o trabalho sem realizar uma formação técnica e, por isso, atuam de forma irregular.


Diante disso, acabam tendo dificuldade de obter o reconhecimento desejado, o que limita a possibilidade de ganhos salariais. Para te ajudar, trouxemos mais informações que farão toda a diferença para que você possa ter uma certificação que te ajuda a ganhar mais e ser reconhecido pelo mercado no qual atua.


Certificação por competência em Segurança do Trabalho: como validar sua experiência sem fazer curso?


A certificação por competência em Segurança do Trabalho é um caminho relevante para validar conhecimentos adquiridos na prática. Afinal, o próprio MEC compreende que inúmeros brasileiros atuam irregularmente aprendendo a função na prática com profissionais mais experientes.


E é justamente por isso que o MEC autoriza as instituições a validar a experiência do profissional que foi acumulada ao longo dos anos trabalhando naquela área. 


O que contribui para que o profissional possa ser avaliado com base em sua vivência, garantindo que a instituição certificadora ou entidade credenciada seja capaz de avaliar se o profissional domina as competências exigidas para atuar em atividades regulamentadas.


Quando o profissional atua, por exemplo, como auxiliar de segurança, encarregado, técnico não formalizado ou supervisor, e deseja formalizar sua experiência para melhorar o currículo, assumir funções regulamentadas ou aumentar a renda é possível investir em obter a certificação por competência.


Dessa forma, é possível ter um comprovante de que domina as habilidades para atuar na área como um técnico certificado. O que faz toda a diferença para que possa aumentar suas perspectivas profissionais graças ao reconhecimento de suas habilidades.


A obrigatoriedade gera alta demanda por técnicos em segurança do trabalho


Um ponto muito interessante de observar é que empresas de diferentes setores precisam de técnicos em segurança do trabalho.


A fiscalização por parte do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) é bastante rigorosa, para que as empresas sejam seguras.


Afinal, erros na segurança do trabalho podem expor profissionais a risco de vida. O que faz com que seja relevante que o técnico em segurança do trabalho esteja atuando com seriedade em todas as empresas que atende.


O profissional precisa ser capaz de analisar todos os riscos existentes no ambiente laboral, com o intuito de resguardar a equipe. Seja por meio do uso de EPIs ou de equipamentos de proteção coletiva que adaptam o espaço para que seja mais seguro.


Em todos os casos, o técnico assina a responsabilidade por aquela empresa e equipe.


E em caso de acidente, o técnico precisa analisar qual foi a medida que falhou.


Como comprovar experiência em Segurança do Trabalho?


Quem já atua na área e acumula experiência em segurança do trabalho deve reunir toda a documentação cabível para comprovar sua atuação na área, o documento reúne evidências da atuação na área, visando demonstrar que realmente possui as competências necessárias e que foram adquiridas na prática.


Isso é fundamental para que o profissional possa dar início ao processo de certificação por competência, contribuindo para que possa ser aprovado e consiga obter o certificado desejado. 


Para estruturar o portfólio comprovando sua competência, nós trouxemos um passo a passo:


  1. Currículo atualizado: produza um currículo com foco nas atividades de segurança do trabalho, deixando clara sua experiência na área;
  2. Registros de experiência: reúna sua carteira de trabalho, contratos de prestação de serviço, declarações de empregadores, atas de reuniões que participou ao longo da carreira e outros comprovantes;
  3. Relatórios e documentos técnicos: reúna relatórios como análise de risco, relatórios de inspeção, mapas de risco, ordens de serviço que tenham sido assinadas por você durante a sua atuação na empresa;
  4. Certificados de cursos livres: mesmo que não sejam cursos técnicos, os certificados de cursos livres relacionados à área agregam valor e comprovam sua capacitação;
  5. Fotos e registros de atividades: com descrição das tarefas executadas ao longo de sua experiência profissional;
  6. Depoimentos ou cartas de recomendação: assinadas por supervisores, engenheiros ou gestores com quem trabalhou enquanto acumulava experiência na área.


Organize esse material de forma clara e cronológica. A partir de então, é possível disponibilizar esses documentos para que possam ser avaliados pela banca certificadora como parte do processo de validação da sua competência na área em que deseja obter o certificado.


O mercado diferencia o profissional que faz certificação por competência daquele que fez curso técnico em Segurança do Trabalho?


Existem múltiplas diferenças entre a certificação por competência e o curso técnico em segurança do trabalho. No caso da certificação, o profissional já tem conhecimento adquirido e quer apenas validar esses conhecimentos. Enquanto o aluno que busca o curso técnico está começando do zero. 


O que também impacta na duração do processo. Afinal, na certificação por competência o processo é rápido, durando semanas a poucos meses enquanto o curso técnico requer ao menos 6 meses, quando se fala em uma formação EAD.


Os pré-requisitos para iniciar a certificação envolvem ter o ensino médio completo e experiência comprovada na área de, no mínimo, 2 anos. Enquanto o curso técnico EAD requer apenas que o ensino médio já esteja completo ou próximo de ser concluído para que o certificado de técnico possa ser emitido ao concluir o curso.


Portanto, é interessante compreender que cada uma das opções atende um perfil diferente de pessoa em busca de capacitação. 


Preciso da certificação técnica para empreender na área?


É interessante saber que a certificação técnica por competência é útil não só para quem busca um emprego como técnico de segurança do trabalho CLT, como também para aqueles que almejam empreender.


Quando um profissional deseja prestar consultoria como técnico em segurança do trabalho, é preciso que ele possa assinar a responsabilidade técnica sobre aquela empresa para a qual está prestando serviços.


E é por isso que ele precisa ser um técnico reconhecido pelo mercado e que está regular junto ao CREA e MTE. Dessa forma, a empresa poderá contratar o técnico para atuar como consultor, promovendo as adaptações necessárias para que o local promova um ambiente de trabalho seguro.


Se o profissional sabe fazer o trabalho, mas não pode assinar a responsabilidade técnica, poderá até ser contratado, mas precisará encontrar alguém que assuma a responsabilidade técnica pelos documentos emitidos.


E é justamente por isso que vale a pena investir na certificação de seus conhecimentos. Afinal, é mais simples e fácil ser contratado quando todo o serviço pode ser executado por você de modo excelente.   


Conheça os principais benefícios do processo de certificação


Além de saber os detalhes a respeito da certificação, é importante compreender os principais benefícios obtidos a partir da obtenção do documento, que são:


Seus conhecimentos são formalmente reconhecidos

O que contribui para que você possa ter um ganho expressivo de mobilidade em sua carreira. Afinal, poderá usar o certificado em qualquer empresa, contribuindo para que possa comprovar que domina os conhecimentos necessários para ser o contratado daquela organização.


Possibilidade de atuar em milhares de empresas

Milhares de empresas brasileiras contratam técnicos em segurança do trabalho. Com a sua certificação por competência e a regularização de sua atuação, é possível ser um profissional reconhecido pelo mercado.


O que fará toda a diferença para que possa ter acesso a boas oportunidades de emprego, com uma remuneração compatível com o mercado.


Progressão de carreira

Quando se aprende uma habilidade em determinada empresa, é natural que fique no seu cargo naquela organização por muito tempo. Contudo, por não poder assumir mais responsabilidade, a carreira fica estagnada.


Afinal, alguém sempre precisa assinar os documentos oficiais por ser o portador de diploma na área. A informalidade impede o progresso profissional.


Ao obter sua certificação por competência é possível progredir em sua carreira, assumindo a responsabilidade como técnico na área.


Aumento salarial

O principal benefício de ter suas habilidades reconhecidas e acesso a diferentes possibilidades de trabalho é justamente o fato de que poderá usufruir de aumento salarial.


Uma vez que, as novas oportunidades impactam diretamente em seu orçamento, contribuindo para que seja o técnico responsável e não apenas o auxiliar. Em outras palavras: você poderá ganhar mais todos os meses. 


Conte com o CPET para sua certificação em segurança do trabalho


O CPET atua como certificadora reconhecida pelo MEC. Aproveite a nossa expertise, entre em contato conosco e dê início ao seu processo de certificação por competência.


Investir na obtenção do documento é vantajoso para que tenha suas habilidades formalmente reconhecidas e possa ter acesso a uma série de oportunidades.


Afinal, quando se tem reconhecimento oficial é possível participar até mesmo de concursos públicos. Converse com a nossa equipe e inicie seu processo.


Fazer o investimento em sua certificação é um passo importantíssimo para construir o reconhecimento desejado em sua área de formação.


Aproveite todo o suporte disponibilizado por nossa equipe e inicie o processo para acessar todos os benefícios que esse passo trará para sua carreira.

Conheça nossos cursos de NR
Mercado de trabalho para técnico em meio ambiente
Por Marketing CPET 18 de julho de 2025
Se você tem interesse em atuar com sustentabilidade, licenciamento ambiental ou conservação de recursos naturais, o curso técnico em Meio Ambiente é uma excelente escolha.
12 Motivos para fazer um Técnico em Segurança do Trabalho
Por Matheus Farhan 17 de julho de 2025
Confira alguns excelentes motivos para estudar um técnico de segurança do trabalho. Dessa forma, você poderá analisar a carreira e determinar se ela se encaixa no seu perfil.
10 dicas para todo técnico em Segurança do trabalho
Por Marketing CPET 16 de julho de 2025
Quem almeja ter sucesso na atuação como técnico em Segurança do Trabalho precisa seguir algumas dicas úteis. Confira ness artigo!
Certificação por competência em Administração: vale a pena para quem já trabalha na área?
Por Marketing CPET 14 de julho de 2025
A certificação por competência em administração é uma excelente opção para aqueles que adquiriram conhecimentos na área e desejam validar essa capacitação acumulada na prática.
novo Marco Regulatório para a Educação Profissional a Distância
Por Marketing CPET 7 de julho de 2025
A Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na modalidade a distância, ganhou um novo e importante capítulo em sua trajetória no Brasil.
O Futuro da Educação: como a IA pode ajudar na aprendizagem
Por Marketing CPET 7 de julho de 2025
É interessante perceber que o futuro da educação está profundamente relacionado ao avanço da inteligência artificial (IA).
Vantagens de estudar em uma instituição que usa IA
Por Marketing CPET 30 de junho de 2025
Quer saber mais sobre as principais vantagens de estudar em uma instituição que usa IA na jornada de ensino EAD?
Certificação por competência: O guia completo para validar sua experiência profissional
Por Marketing CPET 25 de junho de 2025
A certificação por competência é uma excelente maneira de valorizar seus conhecimentos técnicos. Contudo, a grande maioria das pessoas não sabe como obter o documento e acaba tendo dificuldades com o processo.
Curso Técnico em Automação Industrial: O que Faz, Salário e Mais!
Por Matheus Farhan 24 de junho de 2025
Conheça mais sobre o curso técnico em Automação Industrial oferecido pelo CPET, o que faz esse profissional, salário e muito mais sobre a capacitação!
Mais Posts