Certificação por competência em Edificações: como funciona para pedreiros e mestres de obra?

Sabia que pedreiros e mestres de obras podem iniciar o processo de certificação por competência em edificações? Trata-se de um documento importante para que possa ter suas habilidades comprovadas.
De modo que, possa atuar em diferentes portes de obras, contribuindo para construtoras renomadas e empresas da construção civil.
Afinal, com as suas habilidades formalmente reconhecidas pelo MEC, é possível assumir cargos de liderança e ser mais bem remunerado. Nós trouxemos informações sobre o processo para esclarecer todas as suas dúvidas.
Certificação por competência em edificações: um diferencial para sua carreira
A certificação por competência em edificações é um diferencial para o pedreiro ou mestre de obra. Tendo em vista que, se trata de um mercado predominantemente informal.
É extremamente comum que na construção civil as habilidades sejam aprendidas na prática. Por isso, a maior parte da mão de obra não tem documentação formal que reconheça suas habilidades.
E é justamente por isso que se tem uma grande vantagem quando se tem uma documentação que comprova a expertise na área.
Portanto, é um diferencial competitivo para a sua carreira, viabilizando excelentes resultados em sua jornada profissional. Afinal, com a documentação é possível disputar oportunidades de trabalho que são mais bem remuneradas.
Seja em construtoras renomadas ou até mesmo para ser contratado para um serviço bem pago, é importante usar a documentação para aumentar sua credibilidade no mercado.
Quais são os pré-requisitos para iniciar a certificação por competência em edificações?
É importante ter em mente que a certificação por competência em edificações substitui a necessidade de iniciar o curso técnico do zero.
Por isso, é um processo rigoroso e que é feito em etapas, para comprovar que você realmente tem as habilidades que alega ter. Pensando nisso, o processo requer alguns pré-requisitos, como:
- Ter mais de 18 anos;
- Comprovar por meio de documentos, ao menos, 2 anos de experiência na área, seja como pedreiro ou mestre de obras;
- Ter concluído o ensino médio.
Profissionais que reúnem essas habilidades conseguem dar início ao processo de certificação técnica. O que faz com que seja possível construir a sua jornada de certificação, para que possa obter o documento.
A partir disso, é possível construir uma jornada de certificação, obtendo a oportunidade de ter suas habilidades formalmente reconhecidas.
Quais são os benefícios de fazer a certificação por competência em edificações?
O processo de certificação por competência em edificações é repleto de benefícios para o profissional que consegue obter o documento, compreenda quais são as principais vantagens:
1. Reconhecimento formal da experiência
A certificação formal valida os conhecimentos que foram adquiridos por meio da prática formal.
Portanto, todos aqueles que trabalham na área, possuem os pré-requisitos e desejam valorizar a própria carreira, deveriam se submeter ao processo de certificação.
Uma vez que, é um passo importante para que possa formalizar seus conhecimentos, usufruindo de uma jornada de ascensão profissional em sua área de atuação.
2. Aumento da empregabilidade
Como dito anteriormente, o mercado de edificações é muito marcado pela informalidade. São raros os profissionais que fizeram o curso técnico em edificações do zero.
Por isso mesmo, a mão de obra qualificada é muito valorizada para oportunidades formais. O que faz com que a formalização de seus conhecimentos por meio da certificação seja vantajosa.
Afinal, é possível comprovar sua expertise na área, utilizando um documento que amplia suas chances no mercado de trabalho. Além disso, é um documento formalmente reconhecido pelo MEC e que tem validade em todo o território nacional.
O que faz com que seja possível disputar vagas em empresas públicas e privadas usando os seus conhecimentos e documentos que comprovam que está apto para o cargo que almeja ocupar.
3. Valorização da carreira
Um certificado de suas habilidades é capaz de fortalecer a sua imagem profissional perante os clientes, empregadores e órgãos públicos.
Por isso mesmo, é importante aproveitar a documentação com o intuito de que possa alcançar melhores salários e conquistar a confiança de contratantes com maior facilidade.
De modo que, tenha acesso a oportunidades que são vantajosas para a sua carreira na área de edificações. Contribuindo para que possa ter uma remuneração maior por ter investido em sua carreira.
4. Acesso ao registro no conselho de classe
O profissional que tem o certificado técnico pode se registrar no conselho de classe como Técnico em Edificações, o que abre portas para atuar com responsabilidade técnica em projetos e obras.
E isso faz toda a diferença para que tenha acesso à eventos de atualização profissional, oportunidade de desenvolver seu networking e possa conquistar mais reconhecimento no mercado.
Além disso, ser um profissional registrado te dá respaldo jurídico em uma série de questões, como conflitos com o cliente.
5. Possibilidade de atuar como autônomo
Por meio da certificação é possível atuar como autônomo, o que permite emitir notas fiscais e até mesmo abrir uma empresa e ser o responsável técnico por ela.
A formalização é um passo importante para que possa prestar serviços legalmente como técnico.
Dessa forma, sua carreira é significativamente impactada pela documentação, viabilizando o acesso a boas oportunidades.
6. Agilidade e economia
Diferentemente daquilo que ocorre com quem precisa fazer o curso técnico do zero, a certificação é mais acessível do ponto de vista financeiro.
Você ganha tempo ao comprovar sua expertise na área, contando com um processo que é muito mais rápido e que é naturalmente mais barato. Portanto, é vantajoso de múltiplas formas comprovar a sua expertise.
Conheça o passo a passo do processo de certificação
Para que possa realizar a certificação, é importante ter em mente que o passo a passo é relativamente simples, exigindo do profissional que cumpra três etapas, que são:
1. Comprovação documental
É preciso reunir os documentos pessoais, como CPF e RG, além de todos os documentos que comprovam a sua atuação na área da construção civil.
Justamente por ser um trabalho que costuma ser executado sem os devidos registros, essa etapa é desafiadora para a maior parte dos profissionais.
Contudo, é necessário reunir comprovantes de trabalho que executou, obtendo relatórios em empresas para as quais prestou serviço, por exemplo.
Os documentos precisam ser oficiais, ou seja, datados, com detalhes das atividades desempenhadas, em papel timbrado e reconhecido em cartório.
Após reunir os comprovantes de que atua no mercado da construção ao longo dos últimos anos, é hora de enviar toda a documentação para a instituição certificadora.
A equipe fará uma análise detalhada da documentação, visando comprovar que o profissional realmente tem a expertise relatada.
2. Entrevista técnica
Após ser aprovado na etapa documental, o próximo passo é passar por uma entrevista técnica.
Durante essa etapa, o profissional é submetido a questionamentos realizados por um expert na área de edificações.
Por isso, é recomendado estudar e se preparar para essa etapa, com o intuito de que possa ser aprovado sem nenhuma dificuldade.
Afinal, é normal que o profissional faça perguntas sobre áreas nas quais você não atua diretamente. O que faz com que seja importantíssimo ter se preparado para a entrevista, visando responder detalhadamente todas as informações que são questionadas.
Uma vez que, o objetivo é comprovar que você está apto para atuar como técnico em edificações. Por isso, as perguntas são amplas e não somente limitadas ao que você declarou que faz todos os dias.
3. Prova
Após ser aprovado na entrevista técnica o profissional é submetido a uma prova, com o intuito de atestar sua expertise na área.
A prova é escrita e também é eliminatória. Afinal, se o profissional tira uma nota abaixo do esperado, terá que repetir a prova.
O objetivo é o mesmo do procedimento anterior, com o intuito de só conferir o documento ao profissional após a obtenção da nota suficiente para comprovar sua expertise na área.
Nas últimas duas etapas do processo é possível repetir a prova, com o intuito de que possa ser aprovado na segunda oportunidade.
Afinal, é natural que o nervosismo atrapalhe a performance. Por isso, sempre recomendamos que o profissional não subestime o processo e se prepare para cada etapa.
Estudando as perguntas que comumente são feitas durante o processo e se preparando para respondê-las é possível evitar reprovações.
O que torna a conclusão do processo de certificação mais rápida. Portanto, é importante para o interessado que se faça uma certificação por competência em edificações.
Conte com o CPET para fazer a certificação por competência em edificações
Aproveite que agora já sabe tudo sobre a certificação por competência em edificações e dê início ao processo.
Ter um certificado emitido por instituição séria e que é reconhecido pelo MEC, faz a diferença para que possa ter uma jornada profissional excelente.
Portanto, vale a pena aproveitar a jornada de certificação, com o intuito de garantir que possa ampliar suas chances no mercado.
Vale a pena construir uma carreira de sucesso, com o intuito de garantir que possa acessar as melhores oportunidades.
Entre em contato conosco hoje mesmo e dê os próximos passos em sua carreira, construindo uma jornada de sucesso após a sua certificação por competência em edificações.